19 agosto 2021

Análise espanhola sobre a expulsão do guarda-redes do Arouca. "O espírito da lei diz que tens de apitar o fora-de-jogo". Ainda o penalti por marcar contra o FC Porto e um lance do jogo em Braga

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou três dos lances da última jornada do campeonato português. 

O primeiro lance é magnífico. É uma jogada extraordinária para colocar nos cursos de árbitros. Toda a jogada acontece devido a uma falha de leitura e gestão do encontro do árbitro principal. Ao início há jogadores em possível fora-de-jogo e o assistente, seguindo o protocolo, deixa seguir a jogada. Quando o guarda-redes agarra a bola, o assistente levanta a bandeirola porque a oportunidade acabou. Victor Braga viu isso mas o problema é que Manuel Mota não apitou. Considerou lei da vantagem e que não era preciso apitar porque o guarda-redes tinha a bola.

O mesmo guardião, ao ver o assistente com a bandeirola levantada, pensou que foi apitado o fora-de-jogo e lançou a bola para bater o livre indireto. Mas como o árbitro não apitou, o jogo não parou e a bola estava em movimento. E aqui há logo outro erro, já que não devia ser vermelho. Não era uma oportunidade clara de golo porque a bola foi para a direita, havia mais jogadores ali. Mas tudo isto vem de uma má leitura do encontro. Manuel Mota não soube gerir a ação. Quando viu que o guarda-redes não percebeu que não apitou – só viu o assistente e colocou a bola fora da área para bater o livre –, tinha de ser rápido, levantar a mão e apitar nesse momento. Assim evitava o vermelho e a confusão toda. A solução era muito fácil. Regulamentarmente, o que o árbitro fez está bem, mas muitas vezes o que importa é ler o espírito da lei e não a lei em si. O espírito da lei diz que tens de apitar o fora-de-jogo.

A segunda jogada é uma imprudência enorme de Diogo Costa. Penálti claríssimo. Disputou a bola e empurrou o adversário pelas costas. Uma coisa era se saltasse para disputar a bola. Aqui não tem de empurrar.

O terceiro lance é um amarelo claro. Raúl Silva foi por trás e deixou o braço na cara de Paulinho, por isso é amarelo. Não há um movimento forte para que seja vermelho. Seria se desse para ver claramente um movimento muito forte do braço. Aqui simplesmente acertou no adversário.

3 comentários:

  1. NÃO É PRECISO VIR UM ESPANHOL DIZER A VERDADE E DESMASCARAR O TALHANTE VERMELHUSCO E PADRE MANUEL MOTA E SEUS COMPADRES,AS GALINHAS CANÇADAS TINHAM QUE JOGAR CONTRA 10!!!MAS COMO DIZ O PAPAGAIO FANFARRÃO, FOI LIMPINHO,LIMPINHO!

    ResponderEliminar
  2. tem toda a razão o sr iturralde,só há um pormenor,o braço do árbitro estava levantado quando o guarda redes largou a bola para marcar a falta,o sr mota viu muito bem o que fez e aproveitou a oportunidade para dar uma prendinha(ou um colinho) á equipa do costume

    ResponderEliminar
  3. Pois... e blá blá blá.. mas o Iturralbe também diz que o Diogo Costa faz penalti claríssimo, mas como bons grunhos patéticos só ladrais de um lance confuso do Arouca! Lololol... ridículos!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...