27 julho 2021

Proposta longe das exigências do Benfica; Resposta iminente à rescisão de Samaris; Leão obrigado a vender para voltar a comprar. Tem 3 alvos (baratos) em cima da mesa; Dragão blindado ao mercado e ainda Morelos

O Sporting já contratou Esgaio (Sp. Braga), Rúben Vinagre (Wolverhampton), Gonçalo Esteves (FC Porto), está muito perto de oficializar Ugarte, mas não baixa a guarda no mercado, onde ainda pode pescar mais três reforços, escreve o Record. Além de um avançado, a prioridade do campeão nacional neste momento, para o técnico Rúben Amorim, face à previsível saída de Pedro Marques – já lá vamos –, passa por procurar negócios que lhe permitam fechar mais um extremo desbloqueador e um central. Consciente que a época é longa e que neste ano desportivo o leão não vai jogar apenas de semana a semana, como aconteceu em 2020/21, a cúpula do futebol adaptou a sua estratégia, esperando dar ao treinador pelo menos mais um trio de nomes, não obstante de realizar as necessárias substituições caso venda algum dos nomes do atual grupo. Voltando ao avançado, apurou o nosso jornal que Pedro Marques, futebolista que realizou a pré-temporada para tentar agarrar um lugar no plantel depois de uma segunda metade de época expressiva com as cores do Gil Vicente, soube nas últimas horas que não terá lugar para o novo ano, estando neste momento o Sporting a avaliar ofertas de empréstimo pelo futebolista, de 23 anos. O Famalicão é um dos interessados no concurso do ponta-de-lança, mas há mais emblemas da primeira divisão a perguntarem condições.
Por estes dias, a administração da SAD mais Hugo Viana, diretor desportivo dos verdes e brancos, encetam esforços para garantir esse tal elemento de ataque, ao mesmo tempo que vão monitorizando possíveis negócios para preencher as outras vagas. O extremo e o central não exigem pressas, a SAD está disposta a esperar pelo mercado, que ainda estará mais um mês aberto, mas todas as contratações vão ter o mesmo perfil: futebolistas financeiramente acessíveis e com potencial para Amorim trabalhar. Aliás, esse foi um dos focos do seu discurso depois do Troféu Cinco Violinos, em que o Sporting bateu o Lyon: não existindo grandes recursos para trazer jogadores indiscutíveis, a ordem é para manter a aposta nos jovens, criando-os para gerar proveitos futuros, no campo desportivo e... na tesouraria.
Já, segundo o jornal A Bola, os leões estão no mercado por essas três posições mas só as irão atacar após venderem.

Dragão blindado ao mercado. Sérgio Conceição já tinha identificado um dos motivos para o título perdido em 2020/21, em entrevista ao jornal Record, e no final do jogo com o Lille, levantou o véu sobre as provas na ‘flash interview’. Os últimos dias de mercado do verão passado tiveram interferência direta no desenrolar da época, algo que levou o treinador a traçar um plano de contingência para 2021/22, que foi posto em prática pela SAD e deixou a equipa blindada face à repetição do problema.
É certo que agora, como há um ano, ainda há questões de mercado por definir, só que desta vez as eventuais saídas não serão tão dramáticas porque há soluções. O meio-campo é revelador. Se, por exemplo, o cobiçado Sérgio Oliveira vier a sair perto do fecho da janela de transferências, como aconteceu há um ano com Danilo, o substituto já está no plantel, seja ele Bruno Costa, Grujic ou Vitinha. E mesmo que a lateral esquerda, que no verão passado perdeu Alex Telles já com a época em curso, pareça ser um posto deficitário, a verdade é que, por força das soluções internas, tem Manafá e Zaidu a lutarem pela titularidade.
Mais sossegado quanto a essa matéria, por ver o seu plano em ação, o treinador exige, agora, à equipa uma entrada a todo o gás na Liga Bwin, para depois não ter de andar a correr atrás do prejuízo como em 2020/21. Isso ficou explícito na forma enérgica como liderou a equipa a partir do banco, no particular com o Lille, e depois pelo que disse de viva voz: “As primeiras seis jornadas foram fatais para nós. Se o campeonato tivesse começado à 7ª tínhamos sido campeões.” Se assim tivesse sido, o FC Porto teria somado 70 pontos, o Sporting 69 e o Benfica 61. Nesse período inicial em que Telles e Danilo estavam a ser transacionados e, depois, foi preciso reestruturar a equipa, o FC Porto perdeu dois jogos e empatou um. Contra o Lille já se viu um bloco consistente e ainda há que contar com as chegadas dos ‘titulares’ Marchesín, Uribe, Luis Díaz e ao que tudo indica Jesús Corona.

Depois de muita incerteza, Alfredo Morelos viajou com destino a Glasgow para se apresentar no Rangers. A mulher do atacante publicou fotos da viagem desde Bogotá.
O FC Porto mantém-se ativo na corrida ao jogador e as próximas duas semanas serão determinantes para a SAD tentar fechar o negócio.

O Lille está interessado em Odysseas Vlachodimos, guarda-redes internacional grego de 27 anos, mas o processo não será fácil de concluir pois a oferta está muito distante da exigência do Benfica. O Lille, segundo A Bola, oferece aos encarnados negócio com base em empréstimo com opção de compra, aceitando pagar taxa de empréstimo e a totalidade do ordenado. Ao jogador, os franceses oferecem condições superiores às que tem na Luz, que não estarão longe do milhão e meio de euros em salários por ano.
O clube francês, refira-se, tem tudo aquilo que o jogador procurava — luta por títulos, joga a Liga dos Campeões e compete em liga superior à portuguesa —, mas o Benfica não olha para o tema com tanto entusiasmo.
A SAD encarnada é, desde sempre, defensora das qualidades do jogador e nem mesmo quando Jorge Jesus ofereceu a baliza a Helton Leite Odysseas foi olhado como ativo menos importante. Rui Costa, o novo presidente, será particular apreciador do guarda-redes, que parece ter reconquistado a baliza, com reta final de pré-época segura e que sugere vantagem sobre Helton Leite em relação à partida com o Spartak Moscovo, na Rússia, de 4 de agosto, respeitante à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A SAD entende, pois, que Vlachodimos é para manter, mas também tem consciência de que o guarda-redes continua a desejar a saída, mais a mais com uma boa solução para o futuro. O que significa isso? Que o Benfica não vai facilitar a vida ao Lille, mas não bloqueia um negócio à partida. Assim, aceitaria venda, mas nunca abaixo dos 20 milhões de euros. E para começo de conversa, dado que há necessidade de dinheiro na Luz, até poderá aproximar-se dos 25 milhões, valor que o Lille não tem, ou não quer dar.
O Benfica, refira-se ainda, mesmo respeitando a posição de Jesus, que nunca perdoou o facto de ter sido confrontado por Odysseas quanto à troca por Helton Leite, entende que vender o guardião nesta fase obriga a ir com urgência ao mercado e que comprar um guardião do nível do internacional grego custará muito dinheiro.
O Lille, por seu turno, confiará na vontade de Vlachodimos, que está consciente de que iniciará a época como titular, mas também de que o castigo de Helton Leite (expulso na final da Taça de Portugal) na primeira jornada da Liga para isso pode ter contribuído. E o guardião deverá discutir opções nos próximos dias com o seu círculo próximo, para depois conversar com o Benfica. Até final do mês haverá decisão sobre o tema, pois também o Lille tem pressa.

Andreas Samaris responde nas próximas horas à proposta do Benfica para a rescisão de contrato. O médio internacional grego de 32 anos e os encarnados estão a negociar e aproximaram-se nos últimos dias para resolver o contrato que é válido até 2023.
Samaris não faz parte dos planos de Jorge Jesus e passou a treinar-se, desde quarta-feira, com a equipa B enquanto procura solução para o futuro.
O Benfica oferece a Samaris €1,2 milhões limpos, referentes a um ano de contrato. O médio está a considerar a proposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...