11 julho 2021

Proposta chega a Alvalade; Sporting aborda jovem que deixou o...FC Porto. Insultos aos leões não são esquecidos pelos adeptos; Conceição quer já um médio. Os processos em cima da mesa

Faltam quatro semanas para o arranque da I Liga e há margem para resolver todos os dossiês pendentes antes de o FC Porto atacar a conquista do título, mas há um de urgência máxima: reforçar o meio-campo em quantidade e qualidade. As incertezas em torno de Sérgio Oliveira e a saída (pelo menos para já) de Grujic deixariam os dragões reduzidos a Uribe entre o grupo dos médios que jogaram com regularidade em 2020/21. O problema é que o colombiano se lesionou na Copa América e as férias que se seguem (foi dispensado anteontem da seleção e vai agora descansar) não ajudam à agilidade na recuperação. Sérgio Conceição já queria reforçar o setor, mas agora esse é um assunto prioritário.
Se tudo fosse tão simples como olhar para o atual plantel, não seria difícil imaginar um meio-campo com Sérgio Oliveira e Vitinha, por exemplo, na estreia, com o Belenenses. O problema é que o português que esteve no Euro’2020 só chega dia 19 e continua a ter possibilidades de sair. E o jovem só dia 20 saberá se o Wolverhampton aciona a opção de compra de 20 milhões de euros que teve de adiar por não ter condições para a exercer até 30 de junho. Chegou Bruno Costa, entretanto, também há Loum, Romário Baró, Otávio e Fábio Vieira, mas nenhum com a solidez que Conceição projeta para um meio-campo a dois, como costuma preferir. No caso de Bruno por estar a regressar e ter necessidade de se readaptar. Loum tem défice de minutos nas últimas épocas. E os outros três são ofensivos que baste, Otávio será, talvez, aquele em quem Conceição mais confia. Mas com Corona na Gold Cup, o treinador deve usá-lo à direita. Assim, é obrigatório reforçar o plantel com um jogador de outras características, para evitar correr riscos. Até porque Uribe deve falhar mesmo a estreia na Liga e até pode não conseguir jogar, também, na jornada seguinte.
Marko Grujic, já se sabe, é nome que a SAD não vai deixar cair. O sérvio está vinculado ao Liverpool, mas a intenção dos ingleses é vendê-lo nesta janela de transferências por um valor a rondar os 15 milhões de euros, bastante para o FC Porto, especialmente nesta fase em que precisa de vender primeiro antes de comprar. O camisola 16 em 2020/21 deve começar esta semana a treinar nos reds enquanto aguarda definições concretas sobre o futuro. A preferência é para os dragões, mas essa é uma questão que pouco dirá ao Liverpool, recetivo a vender a qualquer interessado. Além do sérvio, há Filipe Soares, do Moreirense, que também interessa aos portistas. Custa cerca de seis milhões de euros e também espera pela disponibilidade portista para avançar de forma concreta e decidida. Stephen Eustáquio, “controlado” desde fevereiro, tem perdido força, e também está na Gold Cup...

Rúben Candal pode seguir Gonçalo Esteves e trocar o FC Porto pelo Sporting. Segundo o jornal Record, o ala, de 18 anos, tem várias propostas e uma delas é dos leões, apontando para a equipa B ou de sub-23. O cenário agrada ao jogador, que pretende subir um degrau na carreira após ter atuado nos sub-19 do FC Porto. Todavia, os representantes do jogador têm outras opções no estrangeiro, nos mesmos moldes do proposto pelos leões.
Após uma saída conturbada do FC Porto, com críticas à estrutura por não ter havido acordo para a renovação, Rúben Candal pode agora rumar ao rival. Segundo o diário, o jogador já cumpriu o luto pelo divórcio com os dragões e está disponível para atuar nos leões. Falta... o acordo.
Quem não está muito interessado nesta mudança são os adeptos do Sporting, que não esquecem os insultos recentes do jovem, nas redes sociais, aos leões. Candal além de fortes críticas a Palhinha, terá escrito ainda: "Sporting é m****".

A Udinese passou das palavras aos atos e formalizou uma proposta por Luís Maximiano. Em cima da mesa da SAD do Sporting está uma oferta pelo guarda-redes de 22 anos que ronda os 5 milhões de euros, dinheiro fresco após os italianos terem transferido, nos últimos dias, o habitual titular da baliza - Juan Musso - para a Atalanta, por 20 M€. Foi a peça do dominó que faltava para o ataque da Udinese a Max, pensado como substituto do argentino, todavia ainda há aspectos a limar para que a transferência possa avançar. Com efeito,  escreve o Record, o Sporting está recetivo a vender o internacional português sub-21, no entanto faz questão de reservar para si parte de uma futura transferência. Aliás, este ponto tem estado nas últimas horas no centro das conversas entre os clubes e, apesar de não se afigurar como impeditivo à concretização do negócio, pode fazer com que este se prolongue, no mínimo, até final da próxima semana.
Aos 22 anos, Max só quer... jogar, o que em Alvalade se afigura difícil tendo em conta que continua na sombra de Adán. Ciente desse facto, o guardião vê com bons olhos a mudança, até tendo em conta o projecto centrado nos jovens da Udinese. Ainda que à distância, no estágio do Sporting no Algarve, o jogador está ao corrente das negociações através do seu empresário, Miguel Pinho.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...