02 junho 2021

Sporting aponta a alvo do Benfica se perder Matheus Nunes; Sporting afasta-se da corrida por Rony Lopes. Extremo vê com bons olhos o Benfica; Avançado muito perto de reforçar o FC Porto; Exigidos 8M€ por alvo dos dragões para o meio-campo; Lei 'anti-Palhinha' a votação. Sporting quer ouvir árbitros, mas a FIFA...

Poderá ter os dias contados o imbróglio jurídico e disciplinar provocado pelo quinto cartão amarelo a Palhinha. Para todos os efeitos, o jogador do Sporting “arrisca” nunca cumprir, numa época posterior, o castigo por que foi sancionado e este até pode ser definitivamente anulado, sendo que o sexto amarelo com que foi admoestado nunca retrocederá um lugar... Para evitar estes autênticos buracos negros, a Direção da Liga proporá uma alteração regulamentar que prevê que, caso uma punição por um jogo seja suspensa por recurso, o jogador será punido por igual imediatamente após a exibição de novo cartão amarelo. Que é como quem diz, nesse caso, a sexta cartolina passa a funcionar como quinta.
Nota ainda para propostas do Braga, que pretende equalizar o montante das multas, independentemente das ponderações relativas aos orçamentos de cada sociedade desportiva, e do Belenenses, que quer reduzir a diferença entre o preço máximo e o preço mínimo dos bilhetes de jogo, aumentando, tendencialmente, o preço mínimo dos ingressos.

Sporting quer ouvir árbitros, mas a FIFA... Entre as propostas de alteração ao Regulamento Disciplinar está a redação do artigo 13, em que os leões pretendem a “garantia de acesso do arguido, em 24 horas, às gravações resultantes dos sistemas de comunicação da equipa de arbitragem quando se proceda por factos por esta relatados ou presenciados”. Isto é, comunicações dos árbitros, que incluem VAR, e que a FIFA pode não autorizar, atendendo ao espírito subjacente às suas normais gerais no que concerne às comunicações da arbitragem. Conforme documento do 134.º encontro do IFAB, de 7 de abril de 2020, considera-se “inapropriado, neste momento”, o acesso às conversas entre os agentes de arbitragem, nomeadamente na revisão de decisões. Os regulamentos do IFAB são omissos no que diz respeito às questões disciplinares, pois os regulamentos são diferentes entre as ligas dos vários países. Por isso pode tornar-se complicado que a AG de hoje aprove uma regra que pode ferir as normas gerais do IFAB.
O Sporting quer também alterar o artigo 282 do mesmo regulamento. E propõe: “Em caso de recurso, se a decisão condenatória for revogada, as custas (...) são oficiosamente restituídas em dobro ao interessado, sem prejuízo do seu direito a obter indemnização pelos danos causados, nos temos gerais”. Até aqui, era devolvido o exato valor das custas em caso de revogação. Por fim, pretende aprovar uma norma transitória que “não impede a inscrição provisória, para a época 2021/22, de treinadores a frequentar curso para obtenção do grau exigido”. Rúben Amorim, treinador do Sporting, é um deles.

Sporting aponta a alvo do Benfica se perder Matheus Nunes. Manuel Ugarte, médio de 20 anos que na última temporada deu nas vistas ao serviço do Famalicão, é, segundo o Record, o alvo prioritário do Sporting, caso venha a concretizar-se a venda de Matheus Nunes, que tem vários interessados no seu concurso, alguns dispostos a chegar aos 20 milhões de euros numa transferência definitiva. Começando pelo uruguaio, que também está sinalizado pelo Benfica rumo ao próximo ano desportivo, Ugarte despertou a atenção dos leões logo a abrir a sua participação na Liga, mas sobretudo quando o emblema minhoto foi a Alvalade ‘empatar’ o agora campeão nacional a um golo (abril), completando 90 minutos (saiu na compensação). Contratado ao CA Fénix, clube do seu país natal, no início do mercado de inverno, a troco de 3 milhões de euros, o polivalente centro-campista sobressaiu em 20 jogos, dos quais 18 a assumir-se como titular. Passando a bola de novo para Matheus Nunes – e porque os processos, reforçamos, estão interligados –, entre esta e a próxima semana está agendada uma reunião dos representantes do futebolista (a TFM Agency) com Hugo Viana, diretor desportivo dos leões, onde serão colocadas em cima da mesa precisamente as hipóteses para a progressão da carreira do ‘talismã’ de Amorim. Fruto da parceria assinada com a Gestifute, empresa liderada pelo superagente Jorge Mendes, no final de 2020, o nome do brasileiro com nacionalidade portuguesa surgiu em mercados de proa, nomeadamente o inglês, onde o Newcastle, por exemplo, chegou a fazer proposta – em janeiro, queria levá-lo emprestado por 1 milhão de euros, prometendo mais 12 numa compra futura. Então, a SAD recusou, dada a necessidade de ter um elemento como Matheus num plantel que queria ser campeão nacional. Não jogando sempre a titular, era o ‘bombeiro’ de serviço no meio-campo, mas também para outras posições, como à direita. Sendo um jogador diferente de Matheus, a estrutura de futebol dos leões olha para Ugarte como um futebolista taticamente completo e com grande margem de progressão: além disso, entra na estratégia que a SAD liderada por Frederico Varandas tem levado a cabo: comprar jovens com potencial, de preferência vindos do mercado interno.
Também o Benfica tem Manuel Ugarte sinalizado como alvo para reforçar o plantel da próxima temporada: a ideia das águias é clara e parecida à dos leões, ou seja, encontrar uma solução para o meio-campo que possa atuar não só na posição ‘6’ mas também como ‘8’, algo que está no cardápio do uruguaio. Segundo o diário, até ver ainda não houve qualquer avanço por parte dos encarnados, que face à necessidade de redução dos gastos vão apostar no mercado interno para darem ao treinador Jorge Jesus as soluções que pretende, isto após uma época em que o investimento foi avultado. O Sporting tem no velho rival um adversário de peso pela promessa que Jorge Mendes, agente português, ajudou a trazer, então do CA Fénix, na última janela de mercado.

Rony Lopes vê com bons olhos um possível regresso a Portugal e está mesmo disponível a reduzir o salário de 2,7 milhões de euros líquidos para facilitar a operação, avança o Record. O avançado não entra nas contas do Sevilha – esteve na última temporada cedido aos franceses do Nice – e gostaria de dar um novo impulso na carreira. Na Luz, o seu nome é avaliado, mesmo que Rony Lopes também já saiba que a ideia de Luís Filipe Vieira é reduzir a massa salarial no plantel principal.
O jogador, de 25 anos, tem mais quatro anos de contrato com o Sevilha, mas levando em conta que não entra nos planos de Julen Lopetegui, o próprio emblema andaluz está disposto a facilitar a saída do internacional português. É também por isso que é até possível, se os clubes chegarem a acordo, que o Sevilha ajude, numa primeira fase, a suportar o salário de Rony Lopes. E isso pode ser determinante na transferência, uma vez que o clube espanhol pretende recuperar uma parte do investimento no jogador contratado ao Monaco por 25 milhões de euros. De resto, a vontade do jogador também será importante no desfecho deste processo e o Benfica pode beneficiar do desejo de Rony Lopes voltar a um clube que representou durante cinco épocas na formação.
Rony Lopes não teve apenas um clube português ligado aos seus préstimos. O jogador foi também colocado em cima da mesa do Sporting, mas, segundo o diário, o internacional português não está nos planos dos leões. O criativo, de 25 anos, começou a carreira no Poiares, e deixou solo nacional há dez anos para acabar a formação ao serviço do Manchester City, já depois de passar cinco temporadas com a camisola do Benfica. Nos encarnados conquistou um título nacional de juvenis, em 2010/11, e outro de iniciados, em 2009/10.

Moreirense quer 8 M€por alvo do FC Porto. Filipe Soares, médio do Moreirense que se encontra atualmente ao serviço da Seleção sub-21 no Europeu, está referenciado pelo FC Porto, mas, segundo o Record, a SAD só avançará para negociações com a direção dos cónegos, se se registarem saídas do meio-campo e o jogador seja considerado prioritário para Sérgio Conceição. O Moreirense quer 8 milhões de euros para libertar o jovem médio, que tem contrato até 2024 e que recentemente esteve na órbita dos alemães do Eintracht Frankfurt. No entanto, as pretensões do clube onde joga o português André Silva esbarraram nas exigências do Moreirense, que recusou uma oferta de 2 milhões de euros. Filipe Soares fez 33 jogos e dois golos na última época.

FC Porto e Internacional de Porto Alegre estão a ultimar os termos do acordo de empréstimo de Peglow, que deverá contemplar uma opção de compra no final da época no valor de cinco milhões de euros. Segundo o jornal Record, o dossiê está muito perto de ficar concluído, faltando apenas acertar alguns detalhes para que o médio, de 19 anos, faça as malas e rume à Invicta, onde deverá entrar pela porta da equipa B. Caso confirme as qualidades que demonstrou nos escalões de formação do Internacional e da seleção brasileira, bem como na época de estreia na equipa principal do Internacional, Peglow pode ser aproveitado por Conceição para a equipa principal. Médio de características ofensivas e com propensão para jogar nas costas do ponta-de-lança, Peglow começou por ser utilizado no Internacional a partir de uma das alas, mas rapidamente foi recuperado para o centro do terreno, face às dificuldades que sentiu para jogar longe do centro de decisões. Com 1,70 m, o brasileiro que foi campeão do mundo de sub-17 tem uma forma de jogar muito idêntica a Otávio, que curiosamente também veio para o FC Porto oriundo do Internacional, embora no seu caso tenha sido logo a título definitivo. 

4 comentários:

  1. NA IMPRENSA
    Fernando Madureira diz que está falido mas gasta milhares
    Chefe da claque Super Dragões ganha 1580 euros mas tem despesas mensais de 3 mil euros.

    ENTÃO COMO CONSEGUE VIVER?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é estranho nao é anonimo?

      faz lembrar aquele presidente da agremiação nacional das galinholas que nao tem vencimento vai fazer 20 anos mas só o relógio do homem vale 110 mil euros.



      Eliminar
    2. Ao que consta o macaco no seu património pessoal, só tem um palheiro, será verdade?

      Eliminar
  2. afinal é tao facil ser campeão

    andavam os lampioes e os tripeiros a gastar milhares de euros em esquemas para serem campeoes quando afinal bastava pôr em campo um jogador que tivesse levado 5 amarelos et voilà, campeão garantido...


    vou revelar um truque..

    à 2 jornada do proximo campeonato o Sporting ja é campeão!! podemos ja ir encomendando as faixas e tudo..

    receita para o titulo:

    na 1 jornada incentivar um qualquer jogador a dar pau ate ser expulso...

    na 2 jornada esse jogador expulso joga o jogo.

    na 3 jornada ja somos campeões pois o Sporting jogou um jogo com um jogador que devia ter cumprido castigo...

    toupeiras, fruta, emails, vouchers, viagens, cafe com leite, mala ciao, só dinheiro deitado à rua....

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...