09 junho 2021

Os reforços para JJ; Não há acordo e Sporting já procura alternativa por alvo; Italianos falam revês no negócio João Mário, mas já há entendimento; “Coates vai ficar aí muito tempo”, garantia do pai; O desejo de Pinto da Costa para o plantel

Ver a Seleção Nacional de sub-21disputar a final do Campeonato da Europa da categoria com uma espinha dorsal constituída por jogadores saídos do viveiro do Olival foi uma sensação “gratificante” para Pinto da Costa. Apesar de o resultado com a Alemanha não ter sido o desejado por todos, o presidente do FC Porto considera que o desempenho dos elementos que compõem a denominada “Geração dos Diogos”, mesclada com a de Fábio Vieira, veio, mais uma vez, certificar a qualidade dos jovens produzidos pelo clube. “Muitas vezes a nossa formação é injustamente atacada, mas no momento de uma final europeia estavam seis jogadores formados no FC Porto [no onze]. É sinal de que se faz um bom trabalho, de que temos talentos e de que o futuro pode estar garantido com o trabalho e o valor desses jogadores”, afirma o líder da sociedade azul e branca, numa conversa ao jornal O Jogo. Por isso, o desejo passa por segurá-los. “Se os quero ter por muitos anos? Naturalmente”, confirma Pinto da Costa, embora ciente de que há fatores que podem influenciar esta intenção. “Eu gostava de ter todos os jogadores de talento muitos anos. Infelizmente, muitos têm de partir, ou por vontade deles, ou por necessidade do clube. Mas estes espero que se mantenham, pelo menos, durante alguns anos”, refere.
Diogo Costa, Fábio Vieira, Diogo Leite, Francisco Conceição, Romário Baró (fase final) e João Mário (fase de grupos) foram os representantes azuis e brancos no Europeu Diogo Dalot, Diogo Queirós e Vitinha já cortaram o cordão umbilical com o clube - e uma boa parte deles termina contrato em 2023 ou depois [ver análise individual]. As exceções são os dois primeiros. O guarda-redes, porém, está muito perto de estender a ligação ao clube. Tudo o que falta é colocar a assinatura no novo vínculo, que lhe valerá uma subida do salário anual e da cláusula de rescisão (atualmente é de 40 milhões de euros), porque ainda antes de regressar à Eslovénia tranquilizou a SAD dando um “sim” ao convite para renovar.
Assim, o caso de Fábio Vieira é aquele que passa a inspirar maiores cuidados por parte do FC Porto. Os responsáveis do clube sondaram o médio sobre a possibilidade de renovar antes de aparecer a pandemia, como o nosso jornal avançou, mas de então para cá o processo não conheceu grandes desenvolvimentos, não obstante a existência desse interesse. As conversas deverão, por isso, ser retomadas em breve e, nessa altura, o internacional sub-21 não fechará os olhos ao apelo do clube do coração. No entanto, Fábio também tem noção de que está bastante valorizado pelo prémio de melhor jogador do torneio e que a parceria entre o seu agente oficial, Marcelo Cipriano, e o israelita Pini Zahavi lhe poderá abrir portas noutros países. Jogar com regularidade é o objetivo para 2021/22, até porque só assim poderá continuar a caminhar na direção do patamar elevado a que Rui Jorge (selecionador de sub-21) se referia no domingo. Por isso, todos os cenários estão em cima da mesa nesta altura.

Não há acordo e Sporting já procura alternativa. As negociações entre Sporting e Braga por Ricardo Esgaio chegaram a um impasse motivado pelas diferenças consideráveis entre o que os leões oferecem e aquilo que os responsáveis arsenalistas pretendem, daí que, segundo O Jogo, a SAD já procura no mercado outros nomes que possam ir ao encontro das exigências do técnico Rúben Amorim, de modo a convencer o próprio a optar por outra via alternativa e forçosamente mais económica.
É certo que entre os responsáveis leoninos, depois de ouvir o treinador – uma peça indispensável e bloqueadora nos processos de aquisição de atletas –, que Ricardo Esgaio continua a ser a prioridade para o emblema campeão nacional, mas em Alvalade uma oferta superior aos cinco milhões de euros (M€) propostos pelo atleta é algo fora dos planos. Ainda pensaram os dirigentes lisboetas em incluir jogadores para atenuar as exigências do Braga, mas António Salvador não baixa a guarda dos 10 M€ – tendo o Sporting direito a 20% de uma futura transferência –, mesmo sabendo que o Sporting tem a seu favor a vontade do jogador em regressar ao clube que o formou. Um contrato válido por cinco anos e um salário na ordem dos 500 mil euros livres de impostos por temporada, o dobro do que aufere atualmente no Braga, são os valores que esperam o lateral-direito, como o nosso jornal oportunamente teu conta no passado dia 22 de maio.
Certo é que as partes mantêm o diálogo, jogando o Sporting com alguma paciência, pressionando António Salvador com a possibilidade de ir ao mercado por outra opção, explorando igualmente a vontade do jogador e necessidade que o Braga tem em transferir alguns dos seus principais ativos. Enquanto o jogo de paciência é disputado pelas partes, os dirigentes leoninos mantêm-se firmes na intenção de assegurar boa parte dos reforços para o início dos trabalhos, a 28 deste mês. Mas o mercado tem a última palavra...

Entendimento por João Mário. As recentes conversas entre Sporting e Inter de Milão por João Mário revelaram-se muito profícuas ao ponto de, segundo garantiram ao jornal A Bola, os clubes já terem alcançado uma base de entendimento que viabilizará o regresso em definitivo do médio a Alvalade.
Segundo o diário, há ainda alguns pormenores do contrato entre os clubes para serem acordados e as conversas irão continuar durante esta semana no sentido de fechar o negócio, isto apesar de em Itália terem avançado ontem que o negócio sofreu um revês, devido a divergências financeiras, razão pela qual o Inter estaria a avaliar as ofertas do Nice e do Villarreal.
No entanto, segundo o diário, o negócio será fechado entre os 7 e os 8 milhões de euros.

“Coates vai ficar aí muito tempo”. Leão desde o inverno de 2016, Coates olha para trás e vê um percurso de leão ao peito nem sempre imaculado, mas onde os momentos de consagração apagam definitivamente as memórias menos felizes. Em 2020/21, o central capitaneou o sonho verde e branco, que acabou com o título de campeão nacional, e talvez esse tenha sido o pico de um comboio de emoções – mas não só. Ao jornal Record, Peter Coates, pai do futebolista, lembra uma temporada de grande nível que reforçou a vontade do filho em continuar em Portugal até quando puder, mesmo que termine contrato em 2023 (tem mais um ano de opção) e seja conhecido o seu desejo em regressar ao Nacional de Montevideo, clube que o lançou como profissional, em 2009. “Não estivemos – eu e a mãe – muito tempo com ele desde que veio para o Uruguai, pois concentrou-se de imediato com a seleção. Mas falamos muitas vezes e posso dizer que está muito feliz, pois viveu um ano fantástico no Sporting, além de ser o capitão”, garantiu o progenitor de ‘Seba’, que concretizou: “Sabíamos que tinha passado por um ano mais complicado [refere-se a 2019/20], mas também o conhecemos muito bem e sabemos da sua capacidade para dar a volta a esses momentos menos bons. Foi o que aconteceu e foi fantástico poder ver aquilo que conseguiu.” É por tudo isto que nos fala de um futuro pintado com as cores do clube por quem já completou 240 jogos, nos quais fez 23 golos. “Está muito feliz em Lisboa, com a sua mulher, os seus dois filhos e só pensa no Sporting. Estão muito bem integrados e vão ficar por aí muito tempo, os anos possíveis. É essa a intenção”, garantiu Peter ao jornal, antes de passar... aos ‘pormaiores’ que fazem as diferença nestas histórias.
Nos 40 jogos da última época em que participou, Coates marcou sete golos, recorde absoluto na carreira que ajudou o leão na conquista da Liga – ‘ofereceu’ seis pontos em quatro dos cinco tentos na prova. Peter festejava à distância, muitas vezes alertado quando pensava estar em direto. “Sofremos muito a ver os jogos dele. Aqui, no Uruguai, tínhamos de assistir pela internet, mas o ‘delay’, muitas vezes, não nos permitia festejar de imediato [risos]. Aliás, recebíamos primeiro as notificações e só depois conseguíamos ver os golos que marcava!”, contou-nos Peter, que nas redes sociais continua a partilhar os feitos do seu ‘menino’.

Tomás Tavares, Ferro, Florentino e Jota já receberam ordens para se apresentarem na pré-época do Benfica. Os jovens formados no clube da Luz, que estiveram emprestados na última época, vão mostrar-se a Jorge Jesus, não sendo, no entanto, certo que tenham um lugar assegurado no plantel 2021/22, escreve o Record.
Deste quarteto, o defesa-central, que rumou ao Valencia em janeiro, marcará presença no Benfica Campus logo dia 25 deste mês, enquanto os restantes terão de se apresentar a 28, pois terminaram a temporada mais tarde, devido à participação no recente Europeu sub-21.
De qualquer forma, mesmo que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, já tenha afirmado em fevereiro, em entrevista à BTV, que pretende recuperar a aposta nos jogadores da formação, está longe de estar garantido que Jesus conte com os referidos futebolistas. Florentino, que esteve cedido ao Monaco em 2020/21, é o que tem mais possibilidades de fazer parte do plantel. Na época transata foi o próprio, ao perceber que teria poucas oportunidades de águia ao peito, perante a concorrência de Gabriel e Weigl, que deu primazia a saída para poder jogar com regularidade. O Benfica recebeu 2 milhões de euros pelo empréstimo, mas a experiência acabou por não ser assim tão positiva para o médio, que apenas esteve em campo 264 minutos, repartidos por 11 encontros.
Tomás Tavares, que esteve cedido ao Farense desde janeiro, após começar a temporada no Alavés, conseguiu ter uma utilização elevada no campeonato português. Ao serviço dos algarvios, o lateral-direito foi utilizado em 18 partidas, tendo totalizado 1.553 minutos em campo.
Já Jota, no Valladolid, apareceu em 18 desafios, enquanto o defesa-central, que deixou o plantel no mercado de inverno, não foi além dos dois encontros ao serviço do Valencia.

Vinícius apresenta-se e pode integrar plantel. O brasileiro Carlos Vinícius, que na última temporada esteve cedido ao Tottenham, também já recebeu ordem para se apresentar no arranque da preparação e até pode integrar o plantel da próxima temporada, escreve o Record.
A SAD liderada por Luís Filipe Vieira dá prioridade à venda do melhor marcador do campeonato 2010/20, embora conte com ele para atacar a qualificação para a Liga dos Campeões. Ora, se isto acontecer, é provável que Vinícius, de 26 anos, acabe por integrar o grupo comandado por Jorge Jesus. Com contrato até 2024 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, o avançado está na mira do Wolverhampton, agora orientado por Bruno Lage, que o treinou na Luz. Em Espanha, há notícias que dão conta do interesse do At. Madrid. Para o assalto à Champions, o treinador amadorense não pode contar com Darwin Núñez, que foi submetido a uma artroscopia ao joelho direito, em maio. A lesão é mais grave do que se pensava e o avançado uruguaio arrisca uma paragem entre três e quatro meses, que o fará perder os primeiros jogos da temporada, nomeadamente a qualificação para a Champions Rodrigo, avançado já assegurado (termina contrato com Marítimo), também foi operado, mas espera-se que esteja às ordens logo no arranque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...