08 maio 2021

Médio intocável no Dragão apesar de interesse na Premier League. Já Sérgio Oliveira poderá sair; "Benfica e FC Porto gastam energia na Europa e o Sporting aproveita"

A enorme exibição no Estádio da Luz, a juntar a outras que tem assinado esta temporada, colocam Uribe no centro das atenções, precisamente onde ele não gosta de estar. O colombiano prefere a descrição em campo, mas os números com que saiu do clássico e que vão muito além do golo que manteve o FC Porto tranquilo no segundo lugar confirmam toda a sua dimensão e importância na equipa. Apesar de já ter despertado o interesse de alguns clubes da Premier League, O Jogo avança que o médio é considerado fundamental e intocável pela SAD do FC Porto. Aliás, é o único médio com lugar assegurado no plantel da próxima época.
A cláusula de rescisão de 60 milhões de euros que Uribe tem é suficientemente alta para deixar os responsáveis portistas tranquilos no defeso que está à porta. Além disso, convém não esquecer que o médio já fez 30 anos, o que pesa sempre quando um clube pensa em investir somas elevadas, e sente-se feliz no Dragão. Sem esquecer que a excelente prestação da equipa na Champions permitiu equilibrar as contas da sociedade e esta não depende tanto das vendas. É claro que o campeonato atual não está fechado e uma eventual ausência da Liga dos Campeões da próxima época poderá alterar o estabelecido e obrigar o FC Porto a vender mais ativos do que o que deseja. Nesta fase, porém, depois do 1-1 com o Benfica, a equipa segue bem encaminhada para conseguir o segundo lugar. Precisamente graças ao golo de Uribe.
Olhando para os restantes elementos do setor intermediário, Sérgio Oliveira renovou recentemente, mas depois da melhor época da carreira a nível pessoal (já vai em 19 golos e seis assistências) tem mercado e a SAD não fechará as portas a um negócio, desde que envolva o preço certo, escreve o diário; Grujic está a terminar o empréstimo por parte do Liverpool e embora as duas partes admitam a continuidade, não será fácil chegar aos números que os ingleses pedem pelo passe do sérvio. Depois, há a situação de Loum, que está no Dragão desde janeiro de 2019 e soma apenas 23 aparições na equipa principal. O ciclo parece ter-se esgotado de vez. Sobram os jovens Baró e Fábio Vieira, que também nunca foram titulares com frequência esta temporada. E Otávio continua a ser pensado para posições mais ofensivas.
Voltando a Uribe, não é apenas Sérgio Conceição que está rendido ao seu desempenho. Toda a estrutura o valoriza. A verdade é que o colombiano tem características únicas no FC Porto ao nível de posicionamento, leitura de jogo e entrega. O clássico de quinta-feira, em que foi considerado o melhor em campo, sublinha isso mesmo. O jogador ocupou todas as zonas do meio-campo, atuando como médio de contenção, como organizador do jogo e até como finalizador. É que não foi “apenas” o autor do golo, como também o portistas que mais (4) rematou na Luz. Juntou a isso uma excelente leitura de jogo, traduzida em dois passes para ocasião, uma grande capacidade de luta e de choque, bastando dizer que recuperou 12 bolas e que ganhou a maioria dos duelos que disputou. No fundo, todo o jogo passou pelos seus pés no clássico e se o FC Porto ganhou o meio-campo a “culpa” foi dele.

"Benfica e FC Porto gastam energia na Europa e o Sporting aproveita". Cada vez mais perto de se sagrar campeão nacional, o Sporting tem chamado a atenção da imprensa internacional, curiosa para perceber como uma equipa que não vencia a I Liga desde 2002 conseguiu superar os dois crónicos candidatos, FC Porto e Benfica (pela ordem da atual classificação). Agora, foi a vez do jornal francês L'Équipe, um dos desportivos mais conhecidos da Europa, dedicar algum espaço a analisar a prestação da formação verde e branca.
As explicações foram dadas por um técnico português. À margem de uma conversa sobre Renato Sanches, Rui Vitória, treinador que levou o Benfica a dois campeonatos, foi questionado sobre os motivos do sucesso do Sporting nesta temporada e desfez-se em elogios a Rúben Amorim, um treinador com "grande personalidade" que soube "aproveitar" os erros dos rivais diretos, tirando o melhor proveito da eliminação precoce da Liga Europa, diante do LASK Linz. "O Rúben mostra uma grande personalidade e aproveitou muito bem os erros cometidos pelas outras equipas. O Benfica gastou energia na Europa, o FC Porto também, o Sporting aproveitou", sintetizou.
Esse foi apenas um dos segredos, continuou Rui Vitória. A forma como Rúben Amorim construiu a equipa, juntando um punhado de elementos com 'calo' à muita juventude formada no próprio Sporting, permitiu que toda a estrutura se unisse em torno do objetivo comum: conquistar um título que fugia há quase duas décadas. "A primeira explicação é que ele é um bom treinador. Depois, há a construção de uma equipa feita à sua imagem. Ele sabia muito bem o que queria e sabia como construir a equipa. E há esse vínculo muito forte entre o treinador e a estrutura, neste caso o presidente", realçou.
"As pessoas sentem isso, que todos estão trilhando o mesmo caminho e então tudo fica mais fácil", insistiu Rui Vitória, apontando também os méritos de Amorim no plano tático, criando um 3x4x3 que outras equipas também passaram a explorar depois de cumprida meia época. "Os bons resultados validaram esse esquema e esse esquema permitiu alcançar bons resultados", salientou.
Ao montar a equipa à sua imagem, o treinador do Sporting optou por privilegiar o resultado em vez da nota artística, com os leões a vencerem vários encontros pela margem mínima, alguns deles já nos descontos. "Não é uma equipa que foi sempre foi brilhante, mas está bem conectada, consistente. Acreditam a todo o momento que podem vencer, que vai correr bem. Grandes equipas são as que nem sempre se preocupam em fazer grandes partidas, mas que sabem ser muito pragmáticas", apontou o ex-técnico encarnado, atualmente sem clube.
"Pessoalmente, gosto quando a minha equipa é desinibida, leve, ataca a competição de forma positiva. Ter uma equipa à vontade em campo é um verdadeiro prazer como treinador. E também é um prazer ver que a equipa está confortável a defender Ver essa alegria, esse prazer com e sem bola, é a satisfação de um treinador", disse ainda Rui Vitória, nesta análise ao campeonato do Sporting para o L'Équipe.
Nesta entrevista, Rui Vitória foi ainda desafiado a falar sobre Renato Sanches, médio que lançou no Benfica e que tem estado a brilhar no Lille, atual líder do campeonato francês: "É um jogador diferente. Quando agarra a bola, pode destruir a equipa adversária sozinho e, com ele, uma ação defensiva rapidamente passa a ofensiva. Gosta de arriscar. Ele tem aquele lado atrevido. Em 2016, no Benfica, teve um impacto incrível na equipa. É um vencedor por natureza, alguém que encontra dificuldades e as supera. Pode chegar onde quiser. Deve encontrar a estrutura certa e dar tudo de si. Connosco era um animal selvagem e aproveitámos esse lado".

2 comentários:

  1. Deixem-se dessas tretas de teorias de gastar energias dos adversários na Europa para desmerecer o título do SCP! Então, uma equipa que ainda não perdeu não tem mérito só por si?! Comparem a pontuação final do Sporting e dos outros campeões anteriores e percebam que o título não seu deveu ao desgaste adversário, até porque a performance do Braga pós Europa prova isso à saciedade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, é deixá-los falá-los, pouco sabem do que falam. Eles não conseguem perceber como é que aquela "amálgama" de putos, a jogar a bola no campo de treinos, e meia dúzia de velhotes, sabidolas e que, vá-se lá saber porquê, até começaram a divertir-se com a brincadeira (olha o Fedal, o que diziam dele quando chegou!) começou a ganhar jogos, primeiro e, depois, a não perder jogos que devia perder, acabando naquilo que estamos a assistir.
      Já agora: há quantos meses estão o Braga e o Benfica sem jogos europeus para que pesem tanto as pernas aos seus jogadores?

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...