14 maio 2021

Jovem está a atrasar renovação com o Benfica; "Sporting já podia ter sido campeão se Varandas não faz aquele disparate"; Muita procura pode levar o FC Porto estender o empréstimo para o dobro (de 35 para 70M€); Buffon deu nega ao Flamengo

Depois de ter anunciado a saída da Juventus no final da época, Buffon revelou que recebeu um convite do Flamengo, embora tenha descartado a hipótese de jogar no Brasil.
“Ligaram-me do Flamengo, mas eu não penso nisso. Ficarei mais perto ou então vou retirar-me”, vincou o guarda-redes italiano de 43 anos.

Mile Svilar está a travar a renovação pelo Benfica. Apesar de manter conversas com a estrutura encarnada e de ter contrato apenas até 2022, o guarda-redes, de 21 anos, recusa tomar uma decisão por agora. Mais do que a questão financeira, o belga está preocupado com a vertente desportiva e quer perceber o estatuto que vai ter na próxima época. Acima de tudo, o jovem pretende mais tempo de jogo nesta fase da carreira, algo que praticamente só tem conseguido na equipa B. De resto, o guardião também está expectante, pois sabe que tem interessados na Bélgica, escreve o Record.
O guarda-redes formado no Anderlecht vai, portanto, decidir conforme o contexto que lhe for apresentado na Luz. Certo é que o panorama vai mudar, no que toca à sua posição. Helton Leite é uma peça segura para a próxima temporada, mas Vlachodimos deverá deixar o clube, depois de ter perdido o estatuto de titular. Esse, aliás, já foi um desejo tornado público pelo guarda-redes grego.
Ao ter estes dados em conta, Svilar pode tornar-se o segundo guarda-redes da equipa e este fator poderá ser suficiente para que o clube da Luz consiga prender o jovem guardião. Por outro lado, o camisola 1 deverá ficar mais perto de conhecer um novo desafio se as águias forem ao mercado à procura de mais um jogador para a baliza.
Na presente temporada, Svilar até já teve duas participações na equipa principal, em janeiro, mas apenas numa altura em que Helton Leite e Vlachodimos estiveram infetados com Covid-19. O guarda-redes foi titular no empate frente ao Nacional, a um golo, para a Liga, e depois defendeu as redes encarnadas no triunfo por 3-0, diante do Belenenses SAD, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal. De resto, atuou em mais 19 encontros, mas pela formação secundária.
De certa forma, jogar na 2ª Liga tem servido de algum consolo, numa altura em que Svilar pretende crescer. Ao jornal Record, o próprio pai do jogador já tinha manifestado esse sentimento. “Ele está a melhorar como guarda-redes. Precisa é de jogar. É bom para ganhar experiência, confiança. Não está a jogar pela primeira equipa mas é melhor do que não competir”, referiu, em março, Ratko Svilar. No entanto, nem aí a porta de saída foi colocada de parte. “Não sei o que o treinador pensa e só ele decide. O Mile está a trabalhar para isso. Quer jogar, pelo Benfica ou por outro clube. Mas agora não pensamos nisso”, frisou. Svilar sente que tem potencial e qualidade para merecer outro reconhecimento e, assim, espera ter a situação definida no verão.

Procura leva dragão a aumentar limite do empréstimo. O empréstimo obrigacionista que a SAD lançou no passado dia 10 está a ser um sucesso e a procura já ultrapassou mesmo o limite de 35 milhões de euros que estava previsto inicialmente. O JN escreve que os dragões ponderam estender a operação até perto dos 70 milhões de euros, decisão que será tomada na próxima semana e que, a confirmar-se, como tudo indica, evitará o rateio entre os acionistas e a segunda emissão que estava prevista acontecer em junho.
A SAD azul e branca tem dois empréstimos em fim de ciclo, tendo já procedido ao pagamento dos 35 milhões de euros do empréstimo 2017-2020, enquanto a operação relativa a 2018-2021 – no mesmo valor –, será liquidada no próximo dia 7. Entretanto, os dragões lançaram o novo empréstimo obrigacionista que, ao contrário dos anteriores, terá um prazo de dois anos e meio e não de três. Para compensar o adiamento do pagamento anterior – motivado pela pandemia e decidido em assembleia-geral de obrigacionistas –, a SAD do FC Porto recebeu a autorização da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários para oferecer uma taxa de juro superior ao habitual. Assim, este novo empréstimo obrigacionista apresenta uma taxa de juro anual de 4,75% contra os 4,25% habituais.
Este terá sido um dos motivos que justifica a elevada procura das obrigações, que já ultrapassou, em apenas três dias, a oferta inicial de 35 milhões de euros. Assim, a SAD pondera estender o limite máximo até perto dos 70 milhões de euros, o que permitirá evitar que os subscritores sejam sujeitos a um rateio mediante as obrigações disponíveis e dispensar uma segunda emissão obrigacionista, que estava prevista acontecer em junho deste ano.
O novo teto de 70 milhões de euros não é fixo, uma vez que não existe um limite máximo para esta operação, e o mesmo será definido no início da próxima semana, muito provavelmente na terça-feira, levando em conta o montante total subscrito, até então, pelos investidores. O empréstimo obrigacionista 2021-2023 da SAD do FC Porto está no mercado até dia 21 e tem uma subscrição mínima de 1500 euros.

"Sporting já podia ter sido campeão se Varandas não faz aquele disparate". O Sporting continua a festejar a conquista da I Liga 2020/21, colocando fim a um jejum que durava desde 2002. Mas este título podia ter sido alcançado há três anos, quando a comissão de gestão apostou em José Peseiro, treinador que viria a ser despedido em novembro de 2018 pelo novo presidente leonino, Frederico Varandas.
“Podíamos ter sido campeões naquele ano [temporada 2018/19], se o presidente Varandas não tem feito o disparate que fez de mandar algumas pessoas embora”, afirmou Sousa Cintra, que à data tinha sido nomeado presidente da SAD na sequência do processo de destituição dos órgãos sociais liderados por Bruno de Carvalho. Esse campeonato terminou com a vitória do Benfica de Bruno Lage, com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto, com o Sporting a somar 74 pontos, ocupando o último lugar do pódio.
Lembrando os “jogadores fantásticos” que constavam nesse plantel, como Bruno Fernandes, Bas Dost e Nani, Sousa Cintra lamentou que Varandas tenha despedido Peseiro para apostar no holandês Marcel Keizer. “Quando saí, o Sporting estava em primeiro lugar e já tinha jogado com Benfica e SC Braga. Estava no bom caminho”, lembrou, em declarações na A Bola TV.
“O Peseiro estava a fazer um bom trabalho, tínhamos uma equipa muito boa”, continuou o ex-dirigente leonino: “A equipa estava comprometida e a prova é que ganhávamos os jogos. O presidente pensou de forma diferente, mandou embora este e aquele e destruiu um pouco a equipa. O Sporting acabou por cair e mandaram o Peseiro embora”.
“Cinco treinadores num ano, o que é isso? Aqueles treinadores todos não há memória”, acrescentou Sousa Cintra, não escondendo a mágoa com algumas decisões de Frederico Varandas: “Fizeram as coisas para dar a impressão que o trabalho feito pela comissão não servia. Mas unir aqueles cacos todos foi um trabalho realmente grande em todos os aspetos”.
Para que o universo leonino não esqueça, o ex-dirigente recordou que que pegou no Sporting “numa situação muito complicada”. “Como se sabe, peguei no Sporting quando estava numa situação que nem vale a pena lembrar, devemos é lembrar-nos das coisas boas. O Sporting estava naquela situação que não vale a pena recordar, mas vale a pena recordar que alguém tinha de chegar e ter a coragem de pôr aquilo a funcionar. Assim aconteceu, houve coisas que tive de fazer, mandar muita gente embora, alterar muitas coisas, tinha de resolver aquilo, tinha de reduzir as despesas do clube. Reduzi dez milhões em salários”, salientou.
Após esse regresso a um passado recente, Sousa Cintra reiterou o "amor ao Sporting", garantindo que continua disponível para servir o clube sempre que tal for necessário. "Estive no Sporting aqueles anos todos. O presidente com mais anos no Sporting foi o João Rocha e depois estou eu. Eu defendi o clube de alma e coração como continuo a defender. Servi o Sporting, não me servi do Sporting. Nunca ganhei um centavo, nunca apresentei uma fatura das minhas despesas pessoais, zero. Isso ninguém me tira. Não fomos campeões por razões que toda a gente sabe, não ganhava quem jogava melhor, ganhava aquele que tinha de ganhar", finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...