19 abril 2021

"Estrutura? Considero uma pseudo estrutura a que gere o futebol do Benfica"; Paulinho tem...travado o ataque do Sporting

Paulinho não está a ter o impacto esperado no ataque do Sporting, que tem perdido eficácia com o avançado em campo. Nos 6 jogos para o campeonato em que o português de 28 anos foi titular, os leões marcaram 9 golos, o que dá uma média de 1,5 remates certeiros por partida. Este registo fica abaixo da média (1,9 golos por jogo) verificada nas outras 21 jornadas sem Paulinho no onze inicial.
Este dado estatístico reflete a perceção generalizada de que o reforço de inverno ainda não correspondeu às expectativas que motivaram a sua contratação ao Sp. Braga, no fim de janeiro, por 16 milhões de euros. A confiança de Rúben Amorim em Paulinho permanece inabalável, escreve o jornal CM, o que não invalida o reconhecimento de que a equipa não está a render o pretendido.
Uma das questões que mais têm ocupado a equipa técnica é a definição do esquema tático. Com a chegada de Paulinho, Rúben Amorim considerou estarem reunidas as condições para a equipa apostar num ataque mais posicional e com maior posse de bola. O futebol vertical praticado na 1ª metade da época, com diagonais frequentes e passes longos a explorar as costas das defesas contrárias, deixou de ser predominante.
Na prática, a equipa trocou o habitual 3-4-3 pelo 3-1-4-2. Só que em Alvalade, diz saber o CM, há alguma apreensão com o ‘apagão’ que a mudança tática provocou em jogadores que vinham sendo influentes. Um deles é Nuno Santos. O extremo teve uma lesão muscular na 2ª quinzena de março, mas já baixara de rendimento antes disso. Desde que Paulinho chegou marcou apenas um golo. O mesmo se aplica a Tiago Tomás, cujo único golo desde o início de fevereiro foi num jogo (1-0 ao Tondela) em que o ex-Sp. Braga não jogou por estar lesionado.
Estas quebras não têm sido compensadas por Paulinho, que só marcou um golo pelo Sporting em 500 minutos ao longo de sete jogos (um deles como suplente).
Aos 50 minutos do jogo frente ao Farense, Paulinho passou a bola a João Mário quando estava em boa posição para rematar. Aos 57’, sozinho no coração da grande área, voltou a falhar o 2-0, permitindo a defesa a Beto. Estes lances, escreve o CM, são vistos em Alvalade como prova da falta de confiança que o avançado ainda apresenta.

Gaspar Ramos culpa Vieira. Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, apontou culpas à direção dos encarnados pelos maus resultados. “Naturalmente que a responsabilidade principal é do presidente e da estrutura. Não é estrutura, porque eu considero uma pseudo estrutura a que gere o futebol do Benfica. Fizeram uma gestão má, muito mal planificada, e criaram toda esta situação. Isto não acontece por acaso”, salientou, a Record, afirmando que uma eventual falha no acesso à Liga dos Campeões “poderia criar muitos problemas no plano financeiro”. Visado nestas declarações, o presidente Luís Filipe Vieira esteve ontem na tribuna da Luz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...