07 abril 2021

Benfica em negociações com 'pérola'; Golo anulado a Pote gera polémica; Sérgio Conceição volta à mira da Roma; "Sporting? Quem anda no futebol sabe que isto é tudo muito rápido para um baralho de cartas cair"

O empate em Moreira de Cónegos travou o que poderia ter sido uma reação mais contundente por parte do Sporting relativamente a uma polémica que até nem é exclusiva dos leões, embora as circunstâncias específicas deste caso tenham estabelecido novos... mínimos. Falámos do golo anulado a Pote por 2 centímetros, após revisão pelo VAR, ao minuto 58. O resultado acabou por refrear as palavras, para que os reparos à arbitragem não pudessem ser vistos como tentativa de desculpabilização, mas o desagrado perante o sucedido foi indisfarçável, apurou o jornal Record junto de fonte da SAD. O que está em causa não é a existência do fora-de-jogo, é a clareza do mesmo, que depende diretamente da imagem utilizada para rever o lance. A convicção dos responsáveis leoninos é a de que, perante a ordem de ‘grandeza’ do adiantamento, é impossível determinar com rigor a posição de Pote, contribuindo para essa ideia a própria colocação das câmaras que permitem traçar as linhas a partir das quais é identificada a irregularidade.
Ora, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, casa do Moreirense, é um dos mais problemáticos para o sistema de vídeo-arbitragem. Como é um recinto com bancadas baixas, as câmaras de TV não ficam nas posições recomendadas pelo Conselho de Arbitragem – para tal, seria preciso construir pilares, algo que ainda não foi feito, de forma a ter um ângulo mais elevado e uma melhor perspetiva sobre a posição dos jogadores. Além disso, dá-se a particularidade de as câmaras de fora-de-jogo estarem em pontos diferentes do relvado: na baliza onde foi anulado o golo a Pote está no enfiamento da linha de 16,5 metros, o limite da grande área, seguindo as recomendações da UEFA; no outro lado, está para ‘dentro’, mais próxima do meio-campo.
Em casos de decisões muito ‘à pele’, de poucos centímetros, os VAR têm indicações para colocarem as linhas e fazerem as medições a partir do zero várias vezes, de forma a reduzirem a margem de erro. Quando a ‘máquina’ dá indicações contrárias (numa vez, dá fora-de-jogo, noutra não), a tendência será manter a decisão tomada em campo.

"É rápido para um baralho de cartas cair". A Liga entra na fase decisiva e onde as equipas dão tudo por tudo para tentarem alcançar os seus objetivos. Ricardo, antigo guarda-redes dos leões, entende que o empate em Moreira de Cónegos mais do que deixar alguns sportinguistas em stress, permitirá à formação orientada por Rúben Amorim ativar os sistemas de alerta para o que ainda falta neste campeonato.
"Acho que este empate vem na altura certinha do campeonato", considera Ricardo, não acreditando que a questão de ter um plantel com muitos jovens possam condicionar o Sporting na fase capital do campeonato. "Se houver esse risco, rapidamente os alertas saltam. Hoje em dia e há muito tempo, [as coisas] têm que ver não com a idade mas com a maturidade competitiva. Não há nada de alarmante. Há algo motivador para retomar e conseguir nova vantagem", prefere fazer esta leitura o antigo internacional português que não deixa de avisar, porém, que a vantagem ainda é larga mas pode desaparecer rapidamente se o Sporting não vencer rapidamente para retomar o caminho dos triunfos.
"Deixa o grupo ainda mais em alerta. Quem anda no futebol sabe que isto é tudo muito rápido para um baralho de cartas cair. Construir é muito mais difícil. Por isso, acho que este empate vem na hora do 'sim senhor, desta vez não conseguimos' levar de vencida uma equipa que também fez por isso e concretizou uma ou duas das oportunidades que teve mas o Sporting não foi tão eficaz como costuma ser".
Em declarações na Renascença, Ricardo considera ainda que mais do que a preocupação para os adeptos leoninos, o empate servirá para deixar também os adversários mais atentos, atirando para cima deles as responsabilidades de perseguir o líder. "Só deixa mais alerta as equipas que estão atrás. Mais nada. Elas é que têm de também intercetar o Sporting".
O antigo guarda-redes do emblema de Alvalade, Ricardo, espera ainda uma ponta final de campeonato animada para o Sporting, admitindo que os adversários vão olhar para os leões como o 'alvo a abater'. "Todos os jogos serão difíceis para o Sporting porque todos querem tirar pontos ao líder do campeonato", salientou Ricardo.

Benfica em negociações com 'pérola'. Benfica e Ronaldo Camará, médio de 18 anos, estão a negociar a renovação do contrato, escreve A Bola.
O impasse levou as águias a afastarem o jovem da equipa B. Ronaldo Camará continua, porém, a treinar-se no Seixal.

Sérgio Conceição volta à mira da Roma. Sérgio Conceição voltou a ser associado à Roma, desta feita pelo ‘Corriere dello Sport’ que fala até em conversas com Tiago Pinto, diretor desportivo dos italianos. 

1 comentário:

  1. Com tanta pérola no "seixali" não ademira que o carnide seja um clube de piratas.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...