19 março 2021

O avançado na mira do Sporting; Defesa do FC Porto ainda mais desejado; Tottenham devolve Carlos Vinicius ao Benfica ou dá 'apenas' 20M€; JJ torce o nariz a apostar na formação; Governo trava presença de público no futebol e no GP de Fórmula 1

Afinal, a Liga NOS não terá público pelo menos até meio de maio e o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 também não contará com espectadores, garantiu o Governo ao 'Expresso'. De acordo com o que fonte do Executivo disse ao semanário, até ao fim do atual período de desconfinamento "os eventos mencionados não terão público".
O GP Portugal está agendado para 2 de maio, véspera do último dia do calendário de desconfinamento, caindo logo por terra a presença de público. Quanto ao futebol, nomeadamente o principal escalão, a última jornada está prevista para 19 de maio. Com o Governo a fechar a porta dos estádios pelo menos até meio desse mês, torna-se uma miragem a ida de adeptos aos recintos desportivos esta temporada.
Recorde-se que aquando do anúncio do plano de desconfinamento gerou-se alguma expectativa em torno do regresso do público aos estádios, com Pedro Proença a manifestar mesmo a confiança de que a 19 de abril já haveria pessoas nas bancadas.

Carlos Vinícius vai voltar ao Benfica no final da temporada. A época ainda está longe do fim, mas os responsáveis do Tottenham já deram indicação a José Mourinho que não equacionam abrir muito os cordões à bolsa para manter o ponta de lança cedido pelos encarnados, como deseja o técnico português, que confia nas qualidades do jogador. Como tal, o que está previsto nesta fase é que o brasileiro seja devolvido, embora possa não terminar aqui a ligação aos spurs.
De facto, estão previstas negociações entre as partes no sentido de acertar um novo acordo. A imprensa inglesa noticiou, que os dirigentes do emblema londrino não equacionam pagar os 42 milhões de euros previstos como opção de compra, depois de já terem liquidado três milhões como taxa de empréstimo. O objetivo passa por acertar com os encarnados um valor a rondar metade desta verba, perto dos 20 milhões pelo jogador que soma 22 jogos, poucos minutos (878), mas já com nove golos no currículo da época.
A informação já chegou à Luz, pelo menos da previsão de devolução do jogador no final da temporada e da expectativa de investimento futuro do Tottenham para tentar adquirir o passe de Carlos Vinícius. Porém, e segundo apurámos, Luís Filipe Vieira não disponível para dar luz verde a um negócio pelos valores referidos. Mesmo havendo necessidade de reequilíbrio das contas, na sequência dos efeitos da pandemia e do investimento recorde da época em curso, o presidente dos encarnados não aceita abrir mão de um ativo por quem o Benfica pagou ao Nápoles 17 milhões de euros, no início da época passada. Aliás, Vieira conta com o contributo do empresário Jorge Mendes, que representa o jogador, para encontrar outra solução milionária.

JJ torce o nariz a apostar na formação. Rodrigo Pinho, em final de contrato com o Marítimo, já está amarrado para a próxima época, mas Jesus quis tê-lo em janeiro. No entanto, o líder benfiquista entendeu que não valia a pena abrir os cordões à bolsa por um jogador que vem a custo zero e pagar os salário de Gonçalo Ramos, que seria cedido aos insulares. Nesse sentido, segurou o jovem avançado, nova joia da formação.
Mesmo com a qualificação para a Liga dos Campeões indefinida, os responsáveis do Benfica já perspetivam o plantel da próxima temporada. E, segundo o jornal Record, Jorge Jesus tem resistido a Luís Filipe Vieira, relativamente à aposta em jogadores da formação, quer os que estão no Benfica Campus, quer os que se encontram emprestados.
De acordo com o diário, o treinador das águias não vê experiência suficiente nos jovens que se encontram na formação. Por outro lado, mostra reservas quanto aos que foram cedidos, dada a pouca utilização. Jesus, de 66 anos, entende que o plantel necessita de elementos com experiência, apontando a outro perfil. Aliás, tem argumentado que lançar jovens antes de tempo pode ser prejudicial para eles.
Depois de uma época marcada por um investimento recorde superior a 100 milhões de euros em contratações, a SAD encarnada vai travar a fundo em reforços. Até porque, nesta altura, a preocupação é reduzir a massa salarial.
A ordem é para fazer regressar os jogadores com selo ‘made in Seixal’ que se encontram emprestados e olhar para dentro de casa. “Felizmente para o Benfica, está outra fornada a sair. Essa fornada tem de vir para cá cima, como o Florentino e o Gedson têm de regressar. Foi bom esta crise ter sucedido para reavivar a memória aos benfiquistas”, destacou o líder dos encarnados, na recente entrevista ao canal televisivo do clube.
Jesus não vê com bons olhos esta mudança de rumo na política desportiva, mesmo que alguns dos jogadores que se encontram emprestados tenham sido nucleares na conquista do último título de campeão, em 2018/19. Cedido ao Valencia em janeiro, Ferro tem apenas dois jogos, um como titular. No Monaco, Florentino realizou oito jogos e Gedson beneficiou da troca do Tottenham pelo Galatasaray. Quem também saiu favorecido foi Tomás Tavares, que soma sete presenças no Farense, desde janeiro, depois de cinco no Alavés, na primeira metade da época. 

O avançado na mira do Sporting. Faltam ainda dois meses para encerrar o pano sobre a temporada de 2020/2021, muita coisa está ainda em jogo para a equipa de Rúben Amorim, como a conquista do título e também o acesso aos milhões da Liga dos Campeões, já depois de conquistada a Taça da Liga, mas nos gabinetes de Alvalade há muito que se está a preparar a próxima temporada. E se no que diz respeito a eventuais saídas e vendas será o mercado a ditar lei como sempre, no que concerne a contratações os responsáveis leoninos não perdem tempo e estão já a trabalhar em cima de alguns alvos identificados. Um deles, garante A Bola, é Beto, do Portimonense.
O Sporting está atento à evolução (e aos golos...) que o jovem (23 anos) avançado tem protagonizado no Portimonense e, segundo apurou o jornal, já encetou mesmo alguns contactos exploratórios para saber em que condições poderia no defeso avançar para a sua contratação. Aliás, Beto é um jogador que há muito está referenciado em Alvalade. Com efeito, desde que começou a ganhar fama de goleador no Olímpico do Montijo que o Sporting chegou a tentar a sua contratação, com Beto a optar, na altura, pelo Portimonense, por entender que teria mais oportunidades de jogar com regularidade e, assim, chegar à Liga — recorde-se que ainda no ano passado foi integrado na equipa de sub-23 dos algarvios, mas ainda chegou a jogar pela formação principal.
Apesar de estar avaliado no site Transfermarkt em 450 mil euros, o Portimonense já fez saber que só abre
mão do avançado por vários milhões de euros. E o Sporting já sabe que terá de abrir os cordões à bolsa, apesar do excelente relacionamento que existe entre os clubes e que permitiu, por exemplo, a contratação de Tabata no defeso anterior.
O reacender do interesse dos leões em Beto é também um sinal de que a SAD continuará a apostar no mercado nacional, até pelos resultados positivos que está a ter nesta época. Entre o mercado de verão e o de inverno, a SAD contratou 12 jogadores (e nesta conta estão as cedências de João Mário e Porro), muitos a jogar em Portugal ou identificados com o clube e o futebol português.

Mbemba cada vez mais cobiçado. O segundo e determinante jogo frente à Juventus virou todos os focos para o coletivo liderado por Sérgio Conceição, valorizando ativos que até à queda do italiano estavam relativamente protegidos pelo caráter pouco mediático da Liga portuguesa.
Um destes casos é do Chancel Mbemba: o congolês exibiu-se a nível elevadíssimo ao lado de Pepe no duelo com a Juventus e o seu nome começa a circular com muita persistência em Itália e Inglaterra, ainda que se estes não sejam os únicos mercados atentos ao desempenho do defesa-central. Também em Espanha e Alemanha há clubes que monitorizam o percurso de um jogador que se assume como pedra basilar da defesa do FC Porto, depois de uma primeira época discreta — 6 jogos — à sombra de Éder Militão, Felipe e Pepe, este último de regresso à casa azul no mercado de inverno da temporada 2018/19.
Nápoles e Liverpool são os emblemas que surgem como potenciais interessados no jogador, que tem contrato com o FC Porto apenas até 2022. Nikola Maksimovic e Koulibaly, os dois centrais do Nápoles, são apontados como reforços de grandes equipas da Premier League na próxima época e os italianos já estarão a trabalhar nos corredores para encontrar soluções.
O Liverpool, por seu turno, tentou em janeiro contratar David Carmo, do SC Braga, para solucionar grave crise de efetivos no eixo e o nome de Mbemba esteve também nas cogitações, mas o FC Porto nem admitia negociar o defesa, escreve A Bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...