20 fevereiro 2021

Palhinha pode falhar clássico com o FC Porto; A 'nova Champions'. Deverão sobrar apenas 4 vagas onde Portugal tentará colocar equipas. Fora do 'Big-five' o coeficiente fará a diferença; Pepê aconselhou-se com Alex Telles antes de aceitar FC Porto. "Podes ir de olhos fechados, que vais ser recebido de braços abertos"

Enquanto os tubarões europeus estudam a possibilidade de criar uma Superliga Europeia, a UEFA pensa em alterar o formato da Champions, de 2024 a 2033, o que levará a um grande aumento de receitas. Ao jornal Record, uma fonte próxima do processo revelou que as receitas da nova Champions podem vir a ser “uma brutalidade de dinheiro”. É que assim os clubes garantem um maior número de jogos, levando ao aumento de espectadores, receitas televisivas e faturação. A título de exemplo, o FC Porto garantiu um encaixe de 68 M€ nesta Champions, valor que pode aumentar de forma exponencial para os portugueses a partir de 2024/25.
Ora, em março será votada em reunião a possibilidade de a Champions sofrer uma revolução, sendo criada uma liga única, de 36 equipas, com os clubes a jogar entre si. As maiores ligas teriam um limite de cinco ou seis equipas e as quatro vagas restantes serão dadas pelo coeficiente. Em teoria, países como França ou Portugal podem ficar com as vagas restantes e o impacto seria tremendo.
“É um formato que permite distribuir mais rendimento por clubes de vários mercados. As receitas das provas europeias, particularmente da Champions, nunca constituíram algo tão significativo. É inevitável: vai aumentar ainda mais o fosso entre ‘grandes’ e outros clubes. Obriga a uma gestão desportiva diferente face às provas domésticas. Ou os clubes portugueses aproveitam para se aproximar dos seus pares europeus, ou perdem muita competitividade. Coloca problemas aos grandes em Portugal que não conseguirem aceder à Champions”, analisa ao jornal o ex-vice presidente do Benfica, Nuno Gaioso Ribeiro, vincando que “clubes com tradição devem fazer parte”.
Apesar de a ‘nova Champions’ compensar a nível financeiro, também surgiram críticas por parte de alguns órgãos, entre eles as Ligas Europeias. “Há que evitar um aumento excessivo do número de jogos, pois o modelo apresentado prevê um aumento de quatro datas no calendário. Isso é importante!”, frisa ao Record Alberto Colombo. O secretário-geral adjunto da European Leagues defende um “equilíbrio entre as competições domésticas e as provas internacionais”, algo que será debatido na reunião da UEFA. A redução do número de jornadas para oito é uma solução equacionada e que será debatida em março, altura em que pode haver confirmação acerca da ‘nova Champions’.

Palhinha pode falhar clássico com o FC Porto. Passou mais uma semana e ainda não há decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em relação ao recurso relacionado com o amarelo visto por João Palhinha frente ao Boavista, a 26 de janeiro, que representa o 5º cartão na Liga NOS e exclusão do jogo seguinte. O médio estará disponível para defrontar hoje o Portimonense, em Alvalade. Em contrapartida, porém, é cada vez mais provável que o TAD delibere sobre o caso na próxima semana, o que deixa o jogador de 26 anos em risco para o clássico com o FC Porto, marcado para o dia 27, na medida em que o desfecho poderá ser desfavorável ao Sporting.
Os leões, recorde-se, apresentaram uma providência cautelar que suspendeu preventivamente o castigo de um jogo aplicado ao médio – que assim teria falhado o dérbi com o Benfica, a 1 de fevereiro –, em consequência da admoestação de que foi alvo no Bessa por Fábio Veríssimo. O árbitro leiriense assumiu o erro perante o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, mas o órgão manteve a pena, escudando-se na ‘Field of Play Doctrine’. O Sporting recorreu ao TAD e, como prevê a lei, não estando o colégio arbitral formado, interpôs uma providência cautelar no TCAS. Nesta altura levanta-se outra questão, também ela delicada mas ainda não esclarecida. Isto porque Palhinha pode ver novo amarelo hoje, ficando por perceber o que o CD fará, se considera o cartão o 5º da primeira série ou o início de nova sequência.

Pepê aconselhou-se com Alex Telles antes de aceitar FC Porto. Depois de meses de 'namoro', eis que a transferência de Pepê para o FC Porto foi finalmente oficializada. Os dragões investem 15 milhões de euros no ainda jogador do Grémio e bem pode dizer-se que Alex Telles também ajudou ao sucesso deste negócio. Segundo revela o jornal A BOLA, o internacional brasileiro que passou pelo FC Porto deu as melhores referências a Pepê sobre o clube, a cidade e os adeptos.
"Podes ir de olhos fechados, que vais ser recebido de braços abertos", disse Telles ao novo reforço do FC Porto.
Os dois trocaram mensagens durante um longo período, ainda Alex Telles estava no Dragão e não se tinha mudado para o Manchester United.
Pepê recebeu, assim, um testemunho de peso e ficou mais esclarecido sobre a realidade que o vai esperar na próxima temporada, altura em que chega ao FC Porto.
Refira-se que Pepê também estava a ser disputado pelos russos do Zenit e os espanhóis do Sevilla. No entanto, o extremo de 23 anos preferiu o FC Porto.

1 comentário:

  1. Caralho.. se o Palhinhas pudesse jogar com os fruteiros e não pudesse jogar com o Benfica... Caralho.. havia de ser bonito!@! Era só vômitos com bilis do ressabiado Marques e companhia

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...