04 fevereiro 2021

O "puxão de orelhas" em Alvalade; A reunião de emergência na Luz; "Não contava para o Benfica e que agora conta"; “Jogadores do Benfica nem sabem se são defesas ou atacantes”

Numa análise ao dérbi entre Sporting e Benfica, que os leões venceram por 1-0, Maniche criticou a alteração tática promovida por Jorge Jesus, considerando que o plantel encarnado não tem rotinas para jogar com três centrais, algo que ficou evidente em Alvalade. 
O antigo futebolista não compreende a aposta de Jorge Jesus. Recorde-se que os encarnados apostaram num sistema diferente, para encaixar no adversário e provocar desequilíbrios com Rafa e Darwin, como explicou João de Deus.  
O antigo médio considera, no entanto, que o plantel encarnado mostrou muitas lacunas. “O Benfica não tem jogadores para esse sistema. Não está rotinado, não está entrosado para jogar desta forma. Não sei se o Lucas Veríssimo é contratado para o Benfica jogar com três centrais, mas o que quero dizer é que o Benfica não tem jogadores para o fazer”, comentou, no canal 11. 
Os desequilíbrios, para se jogar nesse sistema, “têm de ser feitos pelos laterais: Gilberto e Grimaldo”. E Maniche não encontrou um único. “Não se viram esses desequilíbrios. Não houve nenhum duelo entre o Nuno e o Gilberto. O Gilberto parecia que estava numa linha de quatro, como habitualmente joga. E isso fazia uma linha de cinco, o que não pode ser, quando se ataca”, completou o ex-internacional português.  
Para Maniche, uma tática com três centrais necessita de “dois laterais muito ofensivos”. “E o que é que acontecia no Benfica? Tanto o Rafa como o Cervi vinham para zonas interiores, onde estava o Darwin, e a defesa do Sporting sentia-se confortável, porque tinha três centrais, com o apoio do Nuno e do Porro. Havia sempre superioridade numérica do Sporting”, defende Maniche.  
“Quem tinha de criar desequilíbrios eram os laterais, que nunca o fizeram. Por isso digo que o Benfica não tem jogadores para esse sistema”, acrescenta.  
E assim conclui que Jorge Jesus apostou numa tática sem ter jogadores rotinados para o efeito: “Não se pode dizer: ‘neste jogo vamos apostar neste sistema’. Até pode dar certo, mas quando há tanta falta de entrosamento, já manifestada noutros jogos, torna-se difícil. Este é o terceiro sistema tático que o Benfica apresentou esta época... E sempre sem resultados”. 
Do outro lado, esteve um Sporting fiel aos seus princípios, que não se preocupou com o adversário, no momento de definir o sistema: “Eu preferia ter uma equipa fiel ao seu modelo, às suas ideias de jogo, ao seu modelo, do que estar a alternar constantemente". Maniche entende que estas alterações fazem "confusão em certos jogadores do Benfica, que neste momento nem sabem se são defesas se são atacantes”. 
O ex-jogador foi confrontado com o facto de o FC Porto ter jogador em 4x3x3, na Liga, com José Mourinho, e ter sido campeão europeu num 4x4x2 com losango no meio-campo. “Pois, mas nós trabalhávamos isso. Jogámos com equipas como o Real, o Manchester, e tivemos de nos proteger”, justifica Maniche, que não nota esse trabalho de bastidores no Benfica – ou, pelo menos, na sua opinião, as exibições e resultados não o demonstram. 

Equatorianos falam em "puxão de orelhas" de Rúben Amorim a Plata. Afastado dos trabalhos da equipa principal do Sporting, Gonzalo Plata tem gerado alguma preocupação na imprensa equatoriana, mas a situação é vista pelos responsáveis da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) como um simples puxão de orelhas por parte de Rúben Amorim e que em breve o extremo irá exibir finalmente o seu potencial nos leões. Pelo menos é isto que entende Gabriel Weiner, o secretário técnico das seleções equatorianas, que esta quarta-feira abordou o assunto.
"O que estamos a fazer por estes dias é falar muito com os jogadores. E creio que o que se passou com o Gonzalo é que a equipa técnica do Sporting lhe deu um puxão de orelhas e por isso tomaram essa decisão. Ele é um rapaz inteligente, seguramente que vai recuperar. Vai aprender com isto e vai mostrar a sua melhor versão na equipa principal do Sporting ou, então, se mudar de equipa nesse outro lugar. O que estamos a fazer na seleção é falar constantemente com eles, tanto da minha parte como do próprio selecionador", declarou o dirigente, ao Canal del Fútbol, citado pelo 'El Universo'.
Recorde-se que, na véspera do dérbi, Rúben Amorim explicou a ida de Plata à equipa B: "É uma gestão de expectativas e de plantel. Acontece muita coisa na vida de um jogador e temos de estar atentos a isso. Queremos fazer o melhor por ele, que significa às vezes uma conversa ou subir ou descer. Queremos fazer dele um grande jogador. Tem muito talento mas para ser grande jogador é preciso algo mais."

Luís Filipe Vieira reuniu-se ontem com os capitães do Benfica, no Seixal. A reunião aconteceu ainda antes da entrevista de Rui Costa à BTV, onde este abordou a crise encarnada.
O momento é de tensão na Luz e, como o nosso jornal deu conta hoje, Luisão atirou-se aos jogadores no balneário em Alvalade, logo após a derrota com o Sporting. A intervenção do diretor técnico teve o aval do presidente das águias.

"Cervi era um jogador que não contava para o Benfica e que agora conta". Felipe Miñambres fez esta quarta-feira uma retrospetiva às chegadas e saídas da equipa do Celta de Vigo neste mercado de transferências, afirmando que não se tratou de uma janela perfeita devido à impossibilidade de contratar Franco Cervi ao Benfica.
"Reforçamos as posição que pretendíamos, faltou-nos a vinda de Cervi. Estamos melhor, mais equilibrados. Trouxemos bons jogadores e saíram dois. Não posso dizer que o mercado [de transferências] tenha sido perfeito, mas foi bom no aspeto desportivo e muito bom no económico", começou por dizer o presidente do clube espanhol.
"Cervi era um jogador que não contava para o Benfica e a situação foi mudando devido aos vários casos positivos [à Covid-19] na equipa. Teve de jogar a lateral, marcou um golo e esteve bem. Tudo isso complicou porque passou de ser um jogador com quem não contavam para um jogador com quem agora contam. Tínhamos a certeza que o jogador [ideal] era Cervi. Não é fácil replicar Cervi pelas suas características e pelo uso que o seu treinador pretendia fazer com ele. Era o Cervi ou o Cervi", terminou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...