18 fevereiro 2021

“Jesus está confuso. A Champions joga-se à terça e à quarta"; Arsenal volta a apontar a mira a Alvalade; Leões pagaram para...emprestar jogador; Sporting em tribunal por...Shikabala; Lucas Veríssimo deverá estrear-se hoje pelo Benfica

No próximo dia 9 de março está prevista mais uma audiência no Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), em Lausanne, na Suíça, que opõe o Sporting ao Zamalek por uma dívida do emblema egípcio ao Sporting por causa de Shikabala.
O Zamalek ainda não liquidou cerca de 500 mil euros referentes à transferência o médio-ofensivo, na temporada 2015/16.

Tiago Tomás volta a ver o seu nome associado ao Arsenal. A insistência, desta feita, foi do jornal “The Sun”, que aponta para a possibilidade de um acordo de verbas na ordem dos 22 milhões de euros.
Tiago Tomás, ainda com idade de júnior, leva cinco golos em 26 desafios efetuados na presente temporada.

O Sporting pagou uma comissão para emprestar Ilori. O defesa -central foi cedido, no mercado de inverno ao Lorient, da Liga francesa, e Pini Zahavi esteve envolvido na operação.
O empresário israelita embolsa por tratar da cedência do jogador dos leões aos franceses 12 500 euros. O dono do Lorient é inglês e vive em Londres, facto que terá pesado no recurso ao conhecido agente para fazer a intermediação. O empréstimo, se os gauleses tivessem respondido positivamente, há alguns meses, à proposta feita a partir de Portugal, teria saído mais barato.
Contactado pelo jornal CM, um agente com larga experiência no plano internacional considera “muito estranho ser o clube que empresta, neste caso o Sporting, a pagar a comissão”. Ilori, que chegou a Alvalade em janeiro de 2019, proveniente dos ingleses Reading, tem contrato com os leões até 2024. Os franceses suportam uma parte (a maioria) do salário do futebolista e os sportinguistas o remanescente.

Lucas Veríssimo deverá estrear-se esta noite, em Roma, com a camisola do Benfica. O central já terá assimilado as dinâmicas da equipa e é crível que Jorge Jesus, que tanto lutou para que fizesse parte do plantel encarnado, avance para a sua utilização na primeira mão dos 16 avos da Liga Europa frente ao Arsenal. A inclusão de Lucas Veríssimo deverá provocar uma alteração tática, passando a equipa a jogar com três centrais – além do brasileiro, também Otamendi e Vertonghen fazem parte das contas do treinador. De resto, Gilberto, já recuperado de um problema físico, está à disposição para o corredor direito e Pizzi, de volta à titularidade, deverá fixar-se no no apoio ao ponta de lança. Ontem, participaram no treino alguns jovens da equipa B, entre os quais Tiago Araújo e Morato.

“Jesus está confuso. A Champions joga-se à terça e à quarta". Depois de um elevado investimento, e falhados os principais objetivos da temporada, o Benfica poderá encontrar na Liga Europa uma tábua de salvação para a temporada? O antigo diretor de futebol do clube da Luz, António Carraça, foi confrontado com esta questão, no programa Futebol Total, do canal 11, e responde negativamente, considerando que nada salva a temporada, considerando-se que o título de campeão está perdido.
“Não há tábua de salvação possível para o Benfica, neste momento. E mais do que isso, não há projeto. O projeto implodiu”, defende. E António Carraça não compreende as palavras de Jorge Jesus, que sustenta que a Liga Europa é uma prova cada vez mais parecida com a Champions, em virtude da valia das equipas que a disputam.  
E o argumento de Jesus é suportado pelas equipas que estão na segunda competição da UEFA. O Benfica vai defrontar o Arsenal, mas estão em prova formações como o AC Milan, o Manchester United, o Tottenham, entre outros rivais de grande valor. Mas nem assim o ex-diretor encarnado compreende as palavras do treinador. “Jorge Jesus diz que a Liga Europa é uma Champions. Jesus está confuso, porque a Champions joga-se à terça e à quarta. Jesus vai jogar à quinta", ironiza.
E para suportar a sua visão, desvalorizando a prova que o clube da Luz disputa, o ex-diretor de futebol do Benfica compara o encaixe financeiro feito pelo FC Porto na Liga dos Campeões, numa altura em que as contas não estão fechadas: “O FC Porto já faturou 67 milhões de euros, com esta vitória. O Benfica recebeu quanto? Mesmo que ganhe a Liga Europa, vai ganhar valores residuais”. 
Ainda num olhar sobre uma eventual salvação da época com a conquista da prova europeia, António Carraça considera que nada apaga a má prestação interna. O campeonato é uma miragem (o quarto lugar e a distância para o líder Sporting reforçam esta ideia) e já há troféus perdidos. “O Benfica está em quarto lugar a 13 pontos do Sporting, perdeu a Supertaça e perdeu a Taça da Liga”, recorda Carraça. 
“Vencer a Liga Europa é um mal menor? Não há mal menor. Do ponto de vista do investimento, não há tábua de salvação”, insiste António Carraça, que volta a estabelecer um paralelo com o FC Porto, equipa que permanece entre os ‘tubarões’ e conseguiu ontem um triunfo diante da Juventus. 
“Se houver retorno do investimento, significa que a equipa está nas competições de alto nível. O FC Porto está no alto nível. Na Liga dos Campeões, recebeu quase 67 milhões. E isso é que é determinante, não só para o clube, como para os associados, que ficam contentes porque a sua equipa está na Champions e porque a sua equipa ganha à Juventus. Mesmo que o Benfica ganhe a Liga Europa, mesmo que ganhe a Taça de Portugal, o que é que a equipa pode ganhar mais?”, questiona. 
E nada apaga o que foi perdido. Não há forma de se considerar a presente época positiva, de acordo com o ex-responsável do emblema encarnado: “Do meu ponto de vista, não seria uma época positiva. Para aquilo que investiu, e o retorno financeiro que irá ter, não seria uma época positiva. Poderia ser interessante do ponto de vista desportivo, mas não o era do ponto de vista financeiro”.  
Maniche discorda desta visão. “António Carraça está num dia mau. A Liga Europa tem prestígio, visibilidade. E é mais difícil ganhar a Liga Europa do que a liga portuguesa, porque os adversários são mais fortes. Se o Benfica ganhar a Liga Europa consegue uma época positiva. Ganhar a Liga Europa não é prestigiante? Não se ganha mais dinheiro?”, questiona. 
A resposta de António Carraça: “A vossa visão sobre esta indústria é muito pequenina... O Benfica foi o sexto clube da Europa que mais investiu. Perguntem aos grandes clubes se preferem conquistar a Liga Europa ou estar na fase de grupos da Liga dos Campeões”. 
Numa antevisão do encontro com o Arsenal, e perspetivando a possibilidade de Lucas Veríssimo se estrear num sistema de três centrais, António Carraça salienta que Jorge Jesus terá de fazer alguma coisa, para alterar uma realidade: “Em 33 jogos, o Benfica sofreu 32 golos”.  
“A função dos treinadores é encontrar soluções. O Benfica apresenta pouca segurança e equilíbrio, não só na defesa, como no meio-campo. O Lucas Veríssimo é o mais rápido dos centrais e é sem dúvida uma mais-valia. Depois, o Arsenal tem uma série de jogadores rápidos. E sendo uma eliminatória a dois jogos, os erros podem ser minimizados”, considerou. 

1 comentário:

  1. Jesus está tentando, mas acredito que as eliminações em outras competições estão a minar as forças dele e no atual cenário não é errado dizer que ele pode passar por esta temporada e não ganhar nada infelizmente, mas torço por ele!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...