26 novembro 2020

Sporting TV e o emblema do FC Porto. “Foi um erro sem qualquer intenção”; "Onde estão os comentadores que andaram a denegrir a imagem do Sporting?"; Ivkovic e os 100 dólares da aposta ganha a Maradona

Fernando Tavares Pereira, antigo candidato à presidência do Sporting, espera que o caso Cashball não passe sem que ninguém seja culpado e condenado.
"Onde estão os verdadeiros responsáveis pelo projeto do Cashball para a destruição de pessoas e de um clube que, na realidade, teve um desfecho processual sem qualquer tipo de acusação? Que interesses estariam por trás dessas denúncias?", questiona Tavares Pereira.
Em artigo de opinião que assina no portal Leonino, o ex-candidato à presidência verde e branca diz que esse processo motivou um ataque a uma "coletividade centenária que é o Sporting" mas também aos "seus responsáveis da época".
"Quem vai pagar todos esses prejuízos causados ao Sporting?", pergunta Fernando Tavares Pereira, considerando que o cerco está a apertar para quem, alegadamente, comete ilegalidades.
Tavares Pereira salienta que "outras acusações ao longo de décadas têm sido desmascaradas" mas nunca antes como agora as "grandes suspeitas de fraude desportiva" provocaram "tão profundas feridas".
"Não vejo ninguém a responsabilizar quem quer que seja, pelas denúncias caluniosas que levantaram", lamenta o ex-candidato à presidência dos leões, perguntando onde estão os comentadores que falaram horas a fio sobre este caso.
"Onde estão agora os comentadores" que "não tiveram qualquer problema em denegrir a imagem das referidas pessoas, assim como do Sporting?"
Tavares Pereira diz que comentadores e jornalistas deveriam "pedir desculpas durante o mesmo período de tempo que andaram a denegrir a imagem das pessoas e do Sporting".
Esperando que as pessoas que estiveram, alegadamente, na base deste caso sejam responsabilizadas judicialmente, Tavares Pereira pede que "não joguem por baixo das mesas, joguem às claras."
O relatório final da Polícia Judiciária (PJ) iliba os ex-responsáveis da SAD do Sporting no caso Cashball, sendo que o único arguido que não foi ilibado é precisamente Paulo Silva, empresário que em 2018 denunciou o caso, quando assumiu ter sido mandatado, através de intermediários, para corromper árbitros de andebol e jogadores de futebol adversários, de modo a favorecerem o Sporting.
De acordo com esse mesmo relatório final da PJ, "é possível verificar que Paulo Silva estabeleceu contactos com jornalistas no sentido de dar uma entrevista sobre os factos em investigação no qual terá sido estipulado uma contrapartida no valor de 30 mil euros (20 mil para falar de futebol e 10 mil por falar do andebol).”

“Foi um erro sem qualquer intenção”. A Sporting TV divulgou esta quarta-feira uma pequena nota na página oficial do Facebook para assumir um erro na apresentação do grafismo do símbolo do FC Porto, no jogo de voleibol feminino que decorreu no passado fim de semana. 
“No passado domingo, na apresentação gráfica do jogo do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino entre Sporting CP e AJM/FC Porto, realizado no Pavilhão João Rocha, a Sporting TV colocou no ar o emblema incorrecto da equipa visitante”, começa por escrever.  
“Foi um erro de inserção de grafismo que lamentamos sem - naturalmente - qualquer espécie de intenção associada. Nos restantes canais do SCP o símbolo colocado foi o correto”, esclarece o canal do Sporting. 
De resto, o lapso já havia merecido uma reação por parte dos dragões, através de Francisco J. Marques, diretor de comunicação azul e branco, que falou em “mesquinhez de alguns inteligentes que só diminui o Sporting”. 
“O Sporting tem obrigação de respeitar o FC Porto e todas as equipas. Em todas as circunstâncias. Se querem ser respeitados, respeitem”, apontou Francisco J. Marques.

Ivkovic e os 100 dólares da aposta ganha a Maradona. Há quem lhes chame ‘mind games’. Outros, esperteza. Na altura, foi uma aposta. E para Tomislav Ivkovic foram 100 dólares que ficaram para a eternidade. O antigo guarda-redes do Sporting apostou com Diego Maradona que lhe defendia o penálti, no desafio contra o Nápoles em 1989/90, na extinta Taça UEFA. Ganhou a aposta, como já é bem conhecido, e ao jornal Record revelou o destino que deu ao dinheiro: está bem guardadinho...
"Os 100 dólares estão lá em casa. Estão no meu livro. É uma recordação minha", afirmou ao nosso jornal o croata, que nos relatou o episódio com grande clareza, como se tivesse acontecido ontem. "Aconteceu tudo com naturalidade. O penálti podia ser decisivo. De repente surgiu-me na cabeça perguntar-lhe se queria apostar que não ia marcar. Perguntei e ele estava-se a rir, juntamente com o árbitro". Perante tal resposta, Ivkovic insistiu: "Perguntei: ‘Queres ou não queres?’ E ele disse que sim. Depois defendi o penálti. No final do jogo, ele foi ao balneário e deu-me os 100 dólares e a camisola dele".
O Sporting estava, então, eliminado da Taça nos 32 avos-de-final no dia 27 de outubro de 1989. Depois de duas mãos que terminaram empatadas a zero. Resolveu-se tudo nos penáltis a favor dos italianos e Ivkovic ficou com uma lembrança que nunca mais esquecerá.
Mas a história não terminou por aí. O ex-guardião voltaria a defrontar o craque argentino no Mundial’1990 e a defender outro penálti. Tudo igual, menos a aposta. Maradona não quis perder mais 100 dólares… "Antes do jogo, um jornalista, numa entrevista, perguntou-me o que acontecia se houvesse outro penálti. E eu disse que ia defender novamente. Pensou que eu estava doido e perguntou-me se eu estava disposto a fazer uma nova aposta. Respondi logo que se o Maradona quisesse, eu aceitaria. Mas depois o Maradona disse que queria é concentrar-se no jogo", relatou Ivkovic, que defendia as cores da extinta Jugoslávia.
Aos 60 anos, morreu um dos maiores símbolos da história do desporto-rei. Um dos que pegou na coroa e a usou durante largos anos. Ivkovic, que tem a mesma idade, lamentou as constantes polémicas de Maradona longe dos relvados, que terão acelerado o envelhecimento. "Não é uma idade especial, mas a vida que levava há muitos anos fora de campo não era boa. No final acabou por pagar por isso, deixando-nos muito cedo", disse.
Tomislav Ivkovic chegou a Portugal em 1989 para representar o Sporting. Fez 154 jogos de leão ao peito e em 1993 mudou de ares. Em solo português também defendeu a baliza de Estoril, V. Setúbal, Belenenses e Estrela da Amadora (onde pendurou as luvas em 1998). Pelo meio ainda teve uma curta incursão no Salamanca (1996/97).

1 comentário:

  1. Retirem todos estes conteúdos e outros que pertençam ao Bancada.
    O plágio é crime. Será feita exposição à ERC.

    Cumprimentos,
    Pedro Gonçalves
    (diretor)

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...