29 novembro 2020

Sporting suspeito de inflacionar preço de jogador para...ganhar jogo

O Ministério Público (MP) está a investigar a compra de um futebolista do Estoril Praia pelo Sporting. Há suspeitas de que a aquisição por dois milhões de euros do passe de Matheus Oliveira tenha sido inflacionada e servido para que a equipa verde e branca fosse beneficiada num jogo contra o Estoril, em fevereiro de 2017. A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a investigação.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o inquérito está a cargo da equipa especial do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que investiga crime relacionados com o futebol. É a mesma equipa que também tem o processo dos e-mails do Benfica e casos relacionados com outros clubes.
Em causa estão suspeitas de que o Sporting, então liderado por Bruno de Carvalho, tenha concretizado a compra, em julho de 2017, no final da época, do médio ofensivo Matheus Oliveira por um preço muito acima do seu real valor de mercado. As autoridades acreditam que o negócio possa ter garantido a vitória dos leões no jogo de 25 de fevereiro de 2017, que a formação de Alvalade venceu por 2-0, com um golo de Bryan Ruiz aos 22 minutos e um penálti apontado por Bas Dost aos 86 minutos.
Matheus Oliveira, que chegou a custo zero do Flamengo para o Estoril Praia em junho de 2016, depois de época e meia de empréstimo, foi comprado pelo Sporting no ano seguinte por dois milhões de euros. De acordo com plataformas de avaliação de jogadores, o médio tinha um valor de mercado de cerca de um milhão. Ou seja, o Sporting pagou o dobro do seu valor aos estorilista, cuja SAD era detida, à época, em cerca de 75%, pela empresa brasileira Traffic Sports Europe. A posição acionista foi, entretanto, vendida.
Quem intermediou a transferência do atleta foi a empresa BMG Sport, Lda., gerida por João Gonçalves, arguido no processo “Cashball”, que foi apontado por João Silva – o denunciante do caso que garantiu ter corrompido árbitros de andebol e jogadores de futebol – como elo de ligação com o Sporting e correio do dinheiro para pagar as alegadas luvas. A Polícia Judiciária terminou, entretanto, a investigação do “Cashball” com proposta de arquivamento para todos os arguidos, à exceção do denunciante.
Ainda segundo apuramos, o DCIAP, que investiga a alegada compra inflacionada de Matheus, pediu ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto do Porto, que tutela o processo Cashball, para aceder ao conteúdo do telemóvel de João Gonçalves e verificar se contém matéria relacionada com a intermediação do negócio entre o Estoril Praia e o Sporting. O DCIAP também terá solicitado todos os extratos das contas bancárias deste empresário, assim como da empresa BMG Sport.
Matheus nunca chegou a vingar no clube de Alvalade e seis meses depois de ter sido comprado foi emprestado ao Vitória de Guimarães até junho de 2019, data em que regressou ao Sporting. Desde então, nunca jogou para o campeonato e até treinava à parte do plantel principal, tendo sido convocado uma vez por Rúben Amorim, mas sem nunca ter pisado o relvado. Já esta época foi emprestado ao Coritiba, do Brasil, onde marcou um golo, há dias, após meses de jejum. Tem contrato de empréstimo até junho de 2021.

4 comentários:

  1. Não podemos ser só nós com bófia às costas. Uns bilhetinhos de camarote a "certas e determinadas pessoas" e arranjamos logo problemas a outros clubes.

    ResponderEliminar
  2. Parece que anda alguém a mandar barro à parede a ver se pega...Quando hoje qualquer júnior vale 2 milhões, e 40 milhões e qualquer jovem pode valer e valeram 80 e 120 milhões e ninguém e bem, fala em inflação, cada um pede o que quer e dá quem quer, parece-me pura maldade, alguns têm tentado tudo para beliscar uma das maiores, mais dignas e honestas deste país O Grande Sporting de Portugal!
    Mais algum pateta a querer ver se ganha uns trocos? A vida está difícil? Vai trabalhar.
    Mas fazem bem as autoridades em investigar tudo até às última consequências. Quem não deve não teme!

    ResponderEliminar
  3. Então é só investigações, em Portugal e no estrangeiro no futebol. A grande maioria das vezes os jogadores são vendidos interna e externamente por preços muito inflacionados se tivermos em conta o valor do Tranfermarket. Quanto valia Renato Sanches antes de ser vendido o seu passe para o Bayern 15/20 milhões? Foi vendido por 60 milhões que podiam ir aos 80! E quanto valia Joao Félix 20 milhões? Pois foi vendido ao Atlético de Madrid por 120 milhões!!! E Fábio Silva do FC Porto que muito pouco jogou na equipa principal, foi vendido ao Wolves por 40 milhões!!! Dou apenas estes exemplos por serem conhecidos de todos nós, podia dar centenas a nível mundial. É futebol é um negócio, cada vez os clubes têm mais proprietários, é a lei das expectativas, é normal e é legal. Nos negócios, venda de propriedades, de passes de jogadores, automóveis de colecção, quadros, (etc) o que vale é o que quem quer comprar. Por exemplo eu quero muito aquela casa com vista para o mar e tenho meios para a comprar, a casa está avaliada em 2 milhões mas o proprietário só ma vende por 4 milhões, eu compro por 4 milhões a casa. Conclusão: a casa afinal valia 4 milhões. Os bens à venda valem o que quem estiver disposto a comprar der pelo bem!

    ResponderEliminar
  4. Ah Matheus Pereira triunfou e mostrou que era jogador no Vitória de Guimarães, provou que a aposta do Sporting tinha sido acertada, foi a maior parte dos jogos titular e com grandes exibições em Guimarães, tanto que no mercado de inverno o treinador do Sporting da altura promoveu o seu regresso ao Sporting para ser opcção e penso que só não foi devido aos problemas do fim do mandato de Bruno de Carvalho, Alcochete, etc. E o novo treinador não quis trabalhar com ele , são opços próprias do futebol. É preciso conhecer a história toda. Quando o Matheus Oliveira foi contratado o treinador era o consagrado Jorge Jesus logo penso que foi com o seu aval a sua contratação, é por que o queria e via valor. Agora J. Jesus já não percebe nada de futebol?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...