01 novembro 2020

Revisão estatutária no Benfica vai seguir em frente? Segunda volta em eleições se nenhum candidato tiver mais de 50% dos votos e novas categorias de voto

A revisão dos estatutos no Benfica vai avançar. Segundo o Record, o movimento ‘Servir o Benfica’ propõe-se dar início ao processo, apresentando uma proposta tendo em vista alterações à carta magna. Além disso, vai recolher assinaturas para sensibilizar o novo presidente da Mesa da Assembleia Gera (MAG), Rui Pereira, a convocar uma reunião magna. Em última instância, requererá uma assembleia geral extraordinária – os estatutos exigem pelo menos 10 mil votos.Formado por um grupo de associados que participaram na assembleia geral de 27 de setembro, o movimento desistiu da candidatura a favor da de João Noronha Lopes (o seu líder, Francisco Benitez, integrou a lista do gestor), mas não terminou. Pelo contrário, mantém-se ativo. Entre as propostas do ‘Servir o Benfica’ estará a limitação de mandatos, a realização de uma segunda volta em eleições se nenhum candidato tiver mais de 50 por cento e novas categorias de votos, com diferença não tão acentuada como a atual (1, 5, 20 e 50).
A revisão estatutária foi um ponto transversal ao candidatos opositores de Luís Filipe Vieira, que hoje celebra 17 anos da sua primeira eleição. Mesmo o movimento ‘Benfica Bem Maior’, liderado por João Braz Frade e que se perfila como alternativa à sucessão de Vieira, contempla no seu manifesto alterações aos estatutos. Questão consensual tem a ver com a limitação dos mandatos, variando o número. Ponto contestado da atual redação é o facto de um sócio só poder ser candidato a presidente da Direção se tiver 25 anos de filiação efetiva.
De acordo com o diário, no novo elenco liderado por Luís Filipe Vieira há quem considere que a revisão dos estatutos será uma inevitabilidade, acabando por ser criada uma comissão, seja um processo desencadeado pelos dirigentes, seja por sócios.
A última revisão estatutária remonta a 2010 e as alterações foram aprovadas por 100 sócios, em assembleia geral realizada a 30 de abril daquele ano. A alteração mais significativa teve a ver com as condições de elegibilidade um candidato a presidente da Direção. Outra mudança prendeu-se com a duração do mandato, que passou de três para quatro anos.

3 comentários:

  1. o porto antecipou receitas televisivas de 2025! Inacreditável pois ao mesmo tempo defendem a centralização das receitas televisivas!!!!! Querem dar o golpe ou temos a certeza que que não haverá centralização nenhuma Não era proibido fazer contratos maiores que 3 anos? Fede Varela.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já nem há receitas de bilheteira, nem passes de época, nem receitas dos cativos nem nada.

      Eliminar
  2. A limitação de mandatos é uma tonteria, aplica-se o método Putin e acaba-se com os papalvos de baixo QI. Os membros da lista sobem um lugar continuando o chefe por lá....

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...