09 novembro 2020

Polícia Judiciária faz buscas ao Benfica e ao Santa Clara. Há suspeitas de corrupção desportiva. Sporting também recebeu a 'visita' da PJ; Jogador dos Sub-23 do Sporting alvejado; ‘Vice’ da 2ª Liga será o adversário do Sporting na Taça da Liga; A última vez que o Benfica sofreu tantos golos como agora foi campeão e...campeão europeu

É preciso recuar até 1961 para encontrar uma defesa do Benfica com tantos golos sofridos ao fim de 11 jogos. Na altura, era o mítico Béla Guttmann quem orientava os encarnados e viu a sua equipa sofrer 16 golos no início de temporada, os mesmo que a águia versão 2020/21. Contudo, convém relembrar que há 59 o Benfica acabou a comemorar o título de campeão e a conquista da Taça dos Campeeõs Europeus.
Os últimos três jogos da equipa de Jorge Jesus acabaram por contribuir e muito para este registo com nove golos sofridos. Nunca os encarnados tiveram na sua história uma média de 3 golos consentidos em três jogos consecutivos.
Os encarnados somam agora três jogos seguidos sem ganhar (empate na Liga Europa e dois desaires no campeonato) e viram o FC Porto a aproximar-se, o Sp. Braga a colar-se na classificação e o Sporting a fugir, agora com mais quatro pontos.

O Sporting já sabe que vai enfrentar o 2º classificado da 2ª Liga para o acesso à final four da Taça da Liga. Dada a vitória em Guimarães e a derrota de ontem do Benfica, os leões já garantiram que estarão na liderança do campeonato à 8ª jornada, isto tendo em conta que se apuram para esta prova os seis primeiros classificados da 1ª Liga ao fim das oito primeiras jornadas e os dois primeiros da 2ª Liga após as dez primeiras jornadas. Assim sendo, e tendo em conta o emparelhamento em vigor, o Sporting vai defrontar o ‘vice’ da 2ª Liga, em Alvalade, entre 15 a 17 de dezembro. A final four tem lugar em Leiria, de 19 a 23 de janeiro.

Polícia Judiciária faz buscas ao Benfica e ao Santa Clara. Há suspeitas de corrupção desportiva. Sporting também recebeu a 'visita' da PJ. Uma operação da Polícia Judiciária surpreendeu, esta manhã, a SAD do Benfica e do Santa Clara. O principal alvo da operação conjunta de buscas do Ministério Público (MP), Polícia Judiciária (PJ) e Autoridade Tributária (AT) são os negócios relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni; o médio defensivo Mohamed Al-Gadi; e o médio ofensivo Muaid Salem Ali, mais conhecido como Muaid Ellafi.
Os três atletas passaram há vários anos pelo clube dos Açores, sendo que o primeiro chegou a ser transferido a 1 de julho de 2016 para o Benfica. O valor da transferência não foi anunciado publicamente e Elhouni acabou logo nesse ano por ser emprestado durante duas épocas ao Chaves. Mais tarde, foi cedido a custo zero pelo Benfica B ao Aves, precisamente um dos clubes alvo do processo Mala Ciao e cujas relações com os encarnados estão sob investigação criminal.
A TVI24 avança que a operação da PJ visa ainda empresários, e outros intermediários, que ao longo dos últimos anos se relacionaram com o Benfica e que são suspeitos de terem sido utilitários para diferentes esquemas – sobretudo de corrupção desportiva (nomeadamente através de subornos a jogadores de clubes adversários) para que prejudicassem as suas equipas em campo nos jogos frente ao Benfica.
Durante a manhã de hoje, a PGR confirmou a realização de 29 buscas: "oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados".
As buscas, de acordo com o mesmo documento, "decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária".
"Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento", refere a PGR, acrescentando que "estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional".
De acordo com o mesmo comunicado, "investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro".
Além das SAD, "as investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário)", devido ao "pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes".

Sporting também alvo de buscas. Além das SAD's do Benfica e do Santa Clara, a Polícia Judiciária também fez buscas na Sociedade Anónima Desportiva do Sporting.
Segundo a TVI24, os leões estão a ser visado numa investigação por alegado branqueamento de capitais a Álvaro Sobrinho: a estação avança que a PJ está a investigar a origem dos 20 milhões de euros que o empresário luso-angolano injetou no capital da SAD do Sporting de 2011 a 2014, através da Holdimo.

Jogador dos Sub-23 do Sporting alvejado. Bruno Tavares, extremo da equipa de sub-23 do Sporting, foi alvejado na noite de sábado para domingo, tendo sido ferido na zona do peito. Segundo o Record, tratou-se de um disparo acidental e a situação não passou de um susto.
O jogador foi hospitalizado mas teve alta ontem e encontra-se em repouso e está a ser acompanhado pelo departamento médico do Sporting.

7 comentários:

  1. Cinco estrelas

    "A entrada do Benfica no Campeonato não podia ser melhor - cinco jogos e cinco vitórias. Com 15 golos marcados e apenas 3 sofridos. Jorge Jesus preparou muito bem o início da principal competição em que estamos envolvidos. As vitórias categóricas frente a Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses não deixam margens para dúvidas - o investimento feito pela SAD está a dar frutos. Os reforços têm feito a diferença. Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Darwin já revelaram todos os seus atributos. Faltam apenas entrar em acção Helton Leite e Jean-Clair Todibo e tenho a certeza de que quando Jorge Jesus precisar de ambos irão responder a preceito.

    Feitas as contas, lideramos isolados a Liga, com cinco pontos de avanço sobre FC Porto e Sporting. Um início de Campeonato com um penta de vitórias só acontecera por nove vezes. Ou seja, Jorge Jesus igualou as façanhas de Sven-Goran Eriksson (1982/83), Lajos Baroti (1980/81), Jimmy Hagan (1972/73), Otto Glória (1968/69), Lajos Czeizler (1963/64), Béla Guttmann (1969/61), Ted Smith (1951/52), Janos Biri (1942/43) e Lipo Herczka (1936/37). Dez treinadores categorizados, todos eles carregados de conquistas na história do SL Benfica. Com a particularidade de Jorge Jesus ser o primeiro treinador português a conseguir semelhante feito. E com uma diferença substancial - nunca a diferença para os nossos adversários, à 5.ª jornada, foi tão clara ao nível dos pontos. A procissão ainda vai no adro, mas os primeiros sinais são extremamente positivos e auguram uma época à Benfica. O próximo adversário é o Boavista, constituindo o Bessa uma deslocação tradicionalmente difícil. Mas também manda a verdade dizer que a nossa equipa tem jogado melhor fora de que em casa."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dr Guerra é o maior e melhor humorista do desporto nacional -o mais volumoso é, com certeza.
      Esse escrito acima do Dr Guerra trouxe-me há memória um dito coimbrão de há muitos anos: "Um burro carregado de livros é um doutor"!

      Eliminar
  2. buscas da PJ e a taça da Liga sao títulos que o carnide ganha aos pontos a todos os outros clubes...

    depois so dizem que em x anos têm 350 titulos mas só à conta de taças da liga enchem o curriculum com 345 títulos..ao menos se metessem as buscas ja feitas ja ultrapassavam os 500 titulos

    força vieira, mais 4 anos mas atenção que ninguem votou em ti...hahahahahaha

    como nao amar estes piriquitos que tiveram que engolir a vinda do JJ ali mansinhos, engoliram mais um mandato do vieira porque nao queriam mais um presidente preso entao mais vale deixá-lo no poleiro, e agora têm que engolir os dois juntos semana apos semana....


    ResponderEliminar
  3. Enquanto a PJ não fizer buscas á SAd do FCP, do Portomonense e do Maritimo para esclarecer as transferências entre primeiro e segundo, e do Danilo envolvendo os tres, não tem credibilidade alguma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complementando : enquanto o Juiz mauzão não disser porque tem o rabo preso com o pirata criminoso , não passa de um flop da justiça, um cretino com a mania que manda em tudo e que passa impune.

      Eliminar
  4. Já que estão no Maritimo , invetiguem o Patrick Vieira.......

    ResponderEliminar
  5. Isto é o grande orgulho dos adeptos do Sport Comércio e Alverca 2003, imparaveis no que diz respeito a buscas da PJ!

    Está na hora de internacionalizarem a marca, e essas mesmas buscas devem ser feitas pelo FBI ou Interpol!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...