24 novembro 2020

Fredy Montero pode regressar ao futebol português; Negócio Lucas Veríssimo arrasta-se e pode cair; Pepê começa a fugir da rota do FC Porto. Grémio não quer vender (aponta para os 150M€) e nem aceitava trocar por...Cebolinha. "O Éverton não está muito bem lá no Benfica, fico com o Pepê"

O interesse do FC Porto em Pepê mantém-se, mas pode ter de esperar por... 2021/22, se entretanto o clube português não virar agulhas para outro extremo. E isso porque a abertura do Grémio de Porto Alegre para negociar aquele que tem sido considerado pela Imprensa brasileira como um dos melhores, senão o melhor, jogador do campeonato é, nesta altura, nula. Os resultados do clube estão a entusiasmar toda a estrutura e adeptos e há uma crença muito grande de que o Grémio pode, enfim, voltar a ser campeão do Brasil, algo que não sucede desde 1996. Se vencer o jogo que tem em atraso, o Tricolor fica a dois pontos dos líderes Flamengo e Atlético Mineiro. A intenção é continuar na luta e, por lá, ninguém acredita ser possível sem Pepê, segundo melhor marcador e rei das assistências do plantel. Por causa da pandemia, o Brasileirão 2020 vai terminar apenas no final de fevereiro em 2021, pelo que só uma hecatombe nos próximos tempos alterará a decisão a comissão diretiva. Além do mais, o clube está envolvido ainda na luta pela Libertadores (é favorito contra o Guaraní, do Paraguai, nos oitavos-de-final) e pela Copa do Brasil (defronta o São Paulo nas meias). Nenhuma destas provas termina depois do fecho do mercado de inverno em Portugal (4 de fevereiro), mas um triunfo na Libertadores garante Mundial de Clubes que também se jogará em fevereiro.
Cláudio Oderich, vice-presidente do Grémio, confirmou isso mesmo à Rádio Bandeirantes. “O Pepê renovou o seu contrato há pouco tempo. Se alguém quiser contratar o jogador, acerta com ele e deposita a cláusula de rescisão. Caso contrário, vai ficar aqui até o final da Taça do Brasil e da Libertadores”, garantiu. Só depois há, então, possibilidade de o negociar, mas se o clube se mantiver nesta posição no campeonato, as portas continuarão fechadas. O pagamento da cláusula de rescisão [150 milhões de euros] é um cenário inviável para praticamente todos os clubes europeus. Em Portugal nem sequer se imagina possível, pelo que o valor serve apenas para que o Grémio possa rotular o extremo de intransferível.
Em outubro, quando dragões e brasileiros começaram a falar, a base de entendimento cifrava-se nos 15 milhões de euros, mais percentagem, menos percentagem da parte do passe a adquirir. Mas nessa altura o Grémio não parecia capaz de disputar os troféus em que agora acredita. Estava em 15.º lugar e a 10 pontos do líder. Seguiram-se 12 jogos consecutivos sem perder (nove triunfos e três empates) e uma recuperação extraordinária que alterou todo o contexto.
Quanto a Pepê, aguarda por novidades sem se distrair em campo. Já conta 12 golos, menos um apenas do que o recorde de carreira e dobrou as assistências do ano passado (tem agora seis). Para além disso, está a ser trabalhado também como segundo avançado e tornar-se cada vez mais preponderante, ao ponto de os gremistas já terem esquecido Éverton Cebolinha. “Se aceitaria uma troca? Não, o Éverton não está muito bem lá no Benfica, fico com o Pepê”, atirou Oderich.

Negócio Lucas Veríssimo pode cair. O relógio continua a avançar e o Benfica não está a ver o negócio com o Santos por Lucas Veríssimo ser fechado, preto no branco e devidamente autorizado pelos órgãos do clube brasileiro que agora têm a decisão final das mãos: o Conselho Fiscal (CF) e o Conselho Deliberativo (CD). O impasse pré-eleitoral no Peixe assim como uma guerra de bastidores de cariz político e com várias fações em campo estão a colocar em risco um negócio que, da parte do atual presidente em função, Orlando Rollo, já tem o aval. No atual cenário, o Benfica espera e acredita que tudo fique desbloqueado até dia 11 próximo, altura em que termina a gestão atual sob pena de, com uma nova Direção eleita, o processo negocial ter de começar do zero e com valores mais altos envolvidos.
Nas últimas horas, Orlando Rollo tem envidado esforços para que o processo feche, até porque o dirigente já recebeu sinais do Benfica de que, em última instância, pode desistir da transferência, o que deixaria o Santos com vários compromissos financeiros, nomeadamente dívidas aos jogadores, por cumprir. A Direção ainda em funções, mesmo confirmada a destituição do agora oficialmente ex-presidente, José Carlos Peres, continua barrada pelos regulamentos, segundo os quais até às eleições de dia 12 quaisquer negócios só podem ser feitos com aval do Conselho Fiscal, que discorda dos valores que o Benfica quer pagar e a sua forma: cerca de sete milhões de euros num empréstimo com opção de compra obrigatória, mas pago em cinco anos. Neste momento nenhum dos seis candidatos se mostrou muito favorável a aceitar a saída de Veríssimo pelos valores referidos, o que joga também contra o Benfica no médio prazo.

Fredy Montero pode estar de regresso à Liga já no próximo mês de janeiro. O avançado colombiano de 33 anos, que se deu a conhecer aos adeptos portugueses após ligação bem-sucedida e de vários anos ao Sporting, surge no topo das prioridades do SC Braga para reforçar o setor ofensivo, escreve A Bola.
O internacional cafetero é considerado o candidato perfeito para preencher a vaga que Paulinho promete deixar em aberto, com os guerreiros a preverem encaixe de muitos milhões de euros com a potencial venda do mais recente internacional português.
A chamada à Seleção e os dois golos assinados no jogo de estreia pela equipa das quinas reforçaram ainda mais o estatuto de Paulinho no mercado europeu. Mediante recentes abordagens provenientes de clubes da Premier League, a SAD liderada por António Salvador prevê obter receita extraordinária com um negócio que envolva o avançado português logo na reabertura do mercado de transferências. Números redondos, os minhotos apontam aos 30 milhões de euros pela venda dos direitos desportivos e económicos do ponta de lança de 28 anos que é um dos intocáveis do onze de Carlos Carvalhal.
A provável aposta dos minhotos em Fredy Montero não significará investimento excessivo. Isto porque o matador colombiano viria a custo zero, pois está a um mês de terminar a ligação aos canadianos do Vancouver Whitecaps, iniciada há quase dois anos, na que foi a segunda experiência na (Major League Soccer (MLS), depois de ter jogado no Seattle Sounders entre 2009 e 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...