25 novembro 2020

Benfica financiou compra de jogador do Setúbal em violação dos regulamentos da FIFA; O tudo por tudo do Benfica por Lucas Veríssimo. Vieira está no Brasil; ANAC atrasou o FC Porto e Pinto da Costa faz 'ameaça'. Dragões falam em retaliação do "Estado português"

Luís Filipe Vieira partiu ontem à noite para São Paulo, por forma a fechar a contratação de Lucas Veríssimo para janeiro. O acordo entre o Benfica e o Santos deverá ficar fechado nas próximas horas, escreve o Record. O defesa-central também poderá acompanhar o processo, depois de ontem à noite ter sido titular em Quito, no Equador, em jogo dos oitavos-de-final da Taça Libertadores.
A viagem do líder das águias, de 71 anos, acontece depois de a primeira oferta da SAD ter recebido parecer negativo do Conselho Fiscal do Santos, pelo que o Conselho Diretivo nem sequer decidiu. Face à concorrência do Al Nassr, de Rui Vitória, o Benfica propôs um empréstimo entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, pagando os 6,5 milhões de euros a partir de 1 de julho, em cinco anos, embora o Peixe possa antecipar a totalidade da verba junto de uma entidade financeira, mediante o pagamento de uma taxa de juro de 5 por cento.
Vieira faz agora um esforço para garantir a contratação do central, de 25 anos e há muito desejado por Jorge Jesus, como o próprio treinador assumiu. E isto porque, depois de o Conselho Deliberativo do Santos ter decidido nem sequer votar a proposta encarnada, os sócios do clube do litoral de São Paulo confirmaram o ‘impeachment’ do anterior presidente José Carlos Peres, que não só perdeu o mandato, como está impedido de candidatar-se nos próximos 10 anos.
Com esta clarificação, Orlando Rollo, que assumiu a gestão do clube – as eleições estão marcadas para 12 de dezembro –, acredita que pode desbloquear as conversações com o Benfica, por Lucas. “Todas as negociações estavam travadas por causa do processo de ‘impeachment’”, afirmou, depois da assembleia do último domingo, em que Peres foi destituído. “A partir de agora, com o afastamento definitivo, todas as negociações voltam de melhor maneira”, sublinhou, ainda, o dirigente.
Com o Santos impedido pela FIFA de inscrever novos jogadores devido a dívidas a outros clubes, Rollo tenta agora encontrar solução para os vários dossiês, inclusive o de Lucas. Vieira, esse, procura resgatar o defesa no Brasil, pelo que só muito dificilmente estará amanhã em Glasgow para assistir ao jogo entre o Rangers e o Benfica para a Liga Europa.

Benfica financiou compra de jogador do Setúbal em violação dos regulamentos da FIFA
Clube de Luís Filipe Vieira e sadinos assinaram contrato de direito de preferência sobre Khalid Hachadi. “Águias” pagaram 900 mil euros, mas o acordo infringe os regulamentos da FIFA
Edição Público Porto25 Nov 2020Paulo Curado

No Verão de 2019, o Vitória de Setúbal surpreendeu o mercado ao desembolsar 1,250 milhões de euros para a contratação do marroquino Khalid Hachadi. Quem, no entanto, financiou a operação, que envolveu uma comissão de 300 mil euros, foi o Benfica. Num contrato paralelo, o clube da Luz garantiu o direito de preferência na transferência do jogador. O contrato, que impunha severas penas ao Setúbal se o futebolista fosse para o FC Porto, Sporting ou Braga, viola as regras da FIFA. Um ano depois, Hachadi regressou a Marrocos

No Verão de 2019, o Vitória de Setúbal anunciou a contratação do avançado marroquino Khalid Hachadi, também pretendido por Benfica e Sporting. Os sadinos bateram a forte concorrência e, num investimento significativo para os seus padrões, desembolsaram um total de 1,250 milhões de euros pela transferência. Pagaram 800 mil euros a pronto ao Olympique Club Khourigba; 150 mil seguiram para a conta do jogador, como prémio de assinatura, e 300 mil voaram para a conta de um empresário como comissão de intermediação. Mas quem financiou toda a operação foi o Benfica de Luís Filipe Vieira, que assinou com os setubalenses um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA, pagando 900 mil euros.
No momento em que Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória Futebol Clube liquidou os 800 mil euros devidos ao clube marroquino pela contratação de Hachadi, a 2 de Julho de 2019, já tinha celebrado, 11 dias antes, um contrato com o Benfica pela cedência do direito de preferência do futebolista numa futura transferência. Um acordo que custou aos “encarnados” 900 mil euros.
O montante — que não está referenciado nos relatórios e contas dos “encarnados” — foi transferido pelos lisboetas para uma conta da SAD vitoriana, que se encontrava com saldo negativo, a 2 de Julho, e de onde saíram, no mesmo dia e apenas horas depois, os 800 mil euros para o Olympique, segundo documentos consultados pelo jornal PÚBLICO.
Ou seja, os “encarnados” pagaram pelo direito de preferência de Hachadi ainda antes de os sadinos liquidarem a dívida ao clube marroquino e por um valor superior ao acordado entre Vitória e Olympique. O montante que sobrou deste negócio serviu para os sadinos pagarem, também a 2 de Julho, salários a alguns jogadores do plantel.
A transferência internacional celebrada com o clube marroquino, registada na plataforma online Transfer Matching System (TMS) da FIFA — onde é obrigatório inserir os dados das transferências internacionais de jogadores — com a data de 12 de Junho de 2019, estabelecia que o Vitória iria adquirir 100% dos direitos económicos de Hachadi, através de um pagamento único de 800 mil euros.
O contrato com o jogador seria válido por cinco temporadas, assegurando o emblema marroquino 15% do valor de uma futura transferência. Em Setúbal, o futebolista iria auferir um rendimento anual de 80 mil euros.
Seis dias antes, a 21 de Junho, as duas SAD portuguesas tinham rubricado o acordo por Hachadi, a que o PÚBLICO teve acesso. “A Benfica SAD tem vindo a acompanhar a carreira do jogador [Hachadi] e tem interesse em adquirir, em caso de futura transferência temporária ou definitiva, um Direito de Preferência na aquisição definitiva dos seus Direito Económicos e/ou Direitos Desportivos”, refere o documento, assinado pelo presidente benfiquista Luís Filipe Vieira e por Domingos Soares Oliveira, administrador executivo (CEO) da SAD. Do lado do Vitória, rubricaram os presidente e vice-presidente da SAD, Vítor Hugo Valente e José Manuel Condeças, para além do próprio futebolista.
O contrato fixa o valor a pagar pela SAD “encarnada” e estabelece as indemnizações por incumprimento dos setubalenses. Entre outras cláusulas, se o futebolista fosse transferido para um terceiro clube, rescindisse por mútuo acordo ou justa causa, nomeadamente por salários em atraso, sem conceder ao Benfica o direito de preferência, os “encarnados” seriam compensados com 1,5 milhões de euros. Um montante que ascenderia aos 6,5 milhões de euros, caso Hachadi viesse a ser transferido para o FC Porto, Sporting ou Sp. Braga.
Só que este contrato, que não foi registado na TMS, infringe claramente os regulamentos da FIFA, entidade que regula o futebol mundial. Segundo o artigo “18bis” do Regulamento Sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores (RSET), “nenhum clube poderá celebrar um contrato em que qualquer contraparte desse contrato, bem como terceiro, adquira a capacidade de influenciar, em temas laborais ou de transferência, a independência, as política sou o desempenho das equipas desse clube”.
E o Benfica tem sido recorrente neste tipo de situações (assim como alguns outros clubes em Portugal e Espanha), como aconteceu com outro tipo de contratos, relativos a cedência de jogadores assinados no passado com o Desportivo das Aves, por exemplo, que o PÚBLICO revelou a 6 de Junho deste ano.
Mais recentemente, a 24 de Setembro, o Benfica foi mesmo multa dotado pela Comissão Disciplinar da FIFA em 373 mil euros pelas cláusulas abusivas que impôs ao Avaí do Brasil pela transferência do jogador Vinícius Jaú.
“A FIFA considerou que a cláusula pela qual o Avaí pagaria uma compensação adicional elevada ao Benfica se o jogador viesse a ser transferido para três clubes específicos em Portugal [FC Porto, Sporting e Sp Braga] infringe o artigo 18bis”, explicou ao PÚBLICO a jurista Natalia Chiriac, conselheira Pro Bono da FIFA. “Considerou que seria uma limitação da liberdade do Avaí em questões relacionadas com a transferência [do jogador]”, especificou. E o mesmo se aplica em relação a contratos de direito de preferência.
No contrato de transferência internacional de Hachadi, registado no TMS/ FIFA, está assinalado também que a contratação do marroquino envolveu o pagamento de 300 mil euros de comissão de intermediação. O montante, que corresponde a 37,5% do valor pago ao Olympique, foi facturado pelo empresário Armindo Costa Aguiar, que é agente de Jorge Jesus, através da sua empresa Mundial Sports, Lda, que emitiu o respectivo recibo ao Vitória a 29 de Julho de 2019 — mesmo incluindo na intermediação o montante entregue a Hachadi como prémio de assinatura de contrato, a comissão paga ao agente representa 31,6% da totalidade do negócio.
A comissão paga a Costa Aguiar sairia das contas dos setubalenses apenas dias depois de confirmado um outro negócio entre o Vitória e o Benfica. A 27 de Julho, a SAD sadina confirmou a alienação de 50% dos direitos económicos do jovem Tomás Azevedo, que integrou o plantel sub-23 dos “encarnados”, onde ainda se mantém. A transferência rendeu aos cofres setubalenses 600 mil euros.
A par destes valores, o Vitória desembolsou mais 150 mil euros para o próprio Hachadi. Segundo o PÚBLICO apurou, o acordo privado assinado entre o jogador e o Vitória (que não consta no registo da TMS/FIFA), a 14 de Junho, previa o pagamento de 200 mil euros, mas 50 mil nunca deram entrada na conta bancária do futebolista.
A 4 de Outubro deste ano, depois de confirmada a despromoção administrativa do Vitória para o Campeonato de Portugal por incumprimento financeiro, deixou de haver condições para satisfazer as obrigações salariais com o plantel, obrigando a uma drástica redução das despesas. O salário de Hachadi era dos mais altos e o futebolista aceitou revogar o contrato de trabalho por mútuo acordo, em total violação do acordo com o Benfica.
Eram os últimos dias da presidência de Paulo Gomes no Bonfim. O empresário fora eleito a 17 de Janeiro de 2020 para um curto mandato na liderança do clube, após vencer nas urnas, entre outros candidatos, o seu antecessor Vítor Hugo Valente.
Paulo Gomes integrara a direcção anterior, antes de apresentar a demissão a 18 de Dezembro de 2019, acompanhado por outros dirigentes sadinos, levando a que Vítor Hugo Valente perdesse o quórum e fosse obrigado a ir novamente a votos. A 17 de Setembro último, na sequência da despromoção dos sadinos, Paulo Gomes renunciou à presidência, convocando eleições para 18 de Outubro, onde seria eleito Paulo Rodrigues, o actual presidente do clube.
Mesmo demissionária, a administração da SAD revogou o contrato com Hachadi. O acordo, que o PÚBLICO consultou, deixou o jogador livre “para celebrar contrato com qualquer clube ou sociedade desportiva à sua escolha, sem que daí resulte qualquer obrigação para si ou para o clube/ sociedade desportiva que o venha a contratar”.
O Vitória obrigou-se a pagar a Hachadi, até dia 5 de Novembro de 2020, um vencimento em falta relativo ao mês de Agosto, de sete mil euros, e o prémio de manutenção na I Liga da época desportiva 2019-20, com o valor de três mil euros, a liquidar até 30 de Junho de 2021.
Já Hachadi, foi apresentado como reforço do Sporting Club Chalab Mohammedia, de Marrocos, a 19 de Outubro, após ter participado em 22 jogos pela equipa principal do Vitória, tendo apontando um golo.
Até ao momento, nem Vitória nem o jogador terão recebido qualquer reclamação do Benfica. Um ano depois, as exigências do contrato foram aparentemente esquecidas e os 900 mil euros de investimento dos “encarnados” acabaram, eventualmente, por se perder.

A viagem do FC Porto para Marselha não começou da melhor forma e irritou bastante a comitiva, Pinto da Costa incluído. Tudo porque uma inspeção inesperada da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) atrasou a partida do Aeroporto Sá Carneiro e obrigou os jogadores a ficarem em pé durante uma hora, situação altamente incómoda e desaconselhável para quem tem hoje um jogo tão importante. O autocarro dos dragões parou à porta da entrada VIP às 15 horas, mas o avião só descolaria às 16h10. A decisão de reservar e pagar os serviços de uma entrada por essa zona acontece precisamente para que todo o processo seja agilizado e os convocados sofram o menor desgaste possível. Além disso, passou a acontecer esta época por questões de segurança relativas à pandemia, essencialmente para evitar grandes aglomerados de pessoas. O sucedido acaba por contrariar o expectável e o presidente dos dragões reagiu à chegada a Marselha. “A equipa está bem, moralizada e com vontade de ganhar. A viagem até começou mal, porque se passaram coisas estranhíssimas. Tendo o FC Porto pago para sair por um lugar reservado, para poupar os jogadores, a inspeção a que submeteram os jogadores e toda a comitiva demorou muito mais de uma hora”, apontou em declarações ao jornal O Jogo, já à entrada do hotel onde a equipa pernoitou. “Se calhar, vamos ter de começar a viajar por Vigo, para evitar estes contratempos”, sugeriu com ironia.
No fundo, esta autoridade, quis fazer uma inspeção aos procedimentos regulamentares de viagem, entre os de segurança e os que são relativos aos documentos e mandou parar um a um cada elemento de uma comitiva de 50 pessoas. O processo decorreu durante mais de uma hora, porque mesmo que cada um dos viajantes durasse pouco tempo, o somatório de todos demorou a concluir. Foi cerca de uma hora em pé antes de o grupo entrar finalmente no avião e descolar rumo a Marselha. Nunca, nos últimos anos, algo do género havia sucedido ao FC Porto. A viagem acabou por ser mais rápida do que o previsto, mas foi impossível recuperar todo o atraso. Eram 19h45 (menos uma em Portugal) quando o grupo entrou no hotel situado junto ao Vieux Port (uma espécie de marina) de Marselha, uma das zonas mais turísticas da cidade. Foi subir aos quartos e descer para jantar.
Mais tarde, no Porto Canal, também Francisco J. Marques se referiu ao caso, falando de retaliação. “O FC Porto paga para ter um acesso VIP. O objetivo é que os jogadores, que são quem vai disputar o jogo, possam estar o mais descansados possível e sejam o menos perturbados possível. O que aconteceu foi que estiveram mais de uma hora de pé. Nem sequer estiveram uma hora sentados, estiveram de pé, porque uns senhores decidiram escolher aquele voo, que era um voo charter, específico, desta vez, inclusive, sem adeptos, apenas com a equipa, os dirigentes e todo o staff, para andar a ver os saquinho sonde estão os perfumes. Estas coisas só acontecem com o FC Porto. Do meu ponto de vista, isto só tem uma razão de ser: todos nós sabemos a luta que Jorge Nuno Pinto da Costa tem liderado contra este ataque que está a ser feito ao futebol à custa da pandemia. Isto é a resposta. Só pode ser entendido assim. É a resposta do Estado português”.
O diretor de informação e comunicação dos dragões prometeu tentar perceber de quem foi a responsabilidade. “Tradicionalmente o FC Porto é a equipa que melhor representa Portugal nas competições internacionais, mas pelos vistos há quem, em Portugal, continue a tentar complicar a vida ao FC Porto com este tipo de artimanhas e comportamentos, que são absolutamente desnecessários e muito condenáveis. Iremos perceber quem está por trás disto. Se o senhor ministro que tutela a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) continuar calado é porque tem culpa no cartório. Se o senhor ministro achar que é um comportamento indigno ter uma equipa portuguesa, que vai representar Portugal, ser obrigada a ficar uma hora de pé, porque estão a ver se tem ou não saquinhos de plástico, aí temos de tirar as nossas conclusões”, afirmou. E concluiu: “É mesmo contra tudo e contra todos, lutar contra adversários e lutar também contra o Estado”.
Ao Porto Canal, a ANAC informou que a ação é uma das várias previstas para esta semana no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e disse ainda que os trabalhos não foram apenas realizados na zona VIP, mas em todo o aeroporto. O Jogo tentou contactar essa autoridade para obter reação e algumas respostas. Como os serviços estavam fechados, foram remetidos para um email “que deveria ser respondido ainda hoje [ontem]”. À hora do fecho da edição isso não tinha acontecido.

5 comentários:

  1. mais cavalas...

    vieira vai a jogos fundamentais do carnide?? UIII doi as costas nao dá malta!!!(parece que 15 anos nas piscinas do Sporting nao resolveu nada)

    vieira vai ai Brasil buscar o JJ e jogadores para depois entrarem no carrocel do mendes?? uiiii que maravilha, primeira classe, bancos confortaveis, nao sei ate que ponto as cadeiras dos jactos do vieira nao sao boas em termos de fisioterapia, por isso acredito que tenha sido o medico a receitar-lhe viagens ao Brasil..

    ja para ir ao Brasil fazer as suas negociatas e hoteis nao...se viaja é em prol do carnide...

    ainda dizem que so porque ele foi socio do Sporting e do FcPutas que nao é lampião à seria...


    hehehehehe mais 4 anos se entretanto a pj nao o for buscar...tic tac...

    ResponderEliminar
  2. Se o Benfica violou os regulamentos da FIFA que seja a FIFA a punir o Benfica.

    Mais uma história encerrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto é a FIFA a querer tirar o merito do carnide na europa...como o pizzi diz, têm feito coisas boas que chamam a atenção, tipo primeira equipa no mundo a fazer zero pontos na champions...nao é qualquer clube que consegue isto!!!!

      todo o mundo contra o carnide...cavalas em Portugal, cavalas na FIFA....

      taditos dos carnidenses!!!!

      Eliminar
    2. ya sapo, tens toda a razão, zero pontos na champions, no entanto 40 milhões de euros por fazer zero pontos... nada mau!!! Já o smerding caloteiros e afins... zero pontos e zero euros!!! O tal clube grandioso que em 50 anos tem o dobro dos campeonatos do não menos grandioso Boavista!

      Eliminar
  3. Trafulhices, aldrabices, ilicitudes, violação dos regulamentos, batotas, chico-espertices, aí estão eles, sempre no primeiro lugar!!! Como festeja a lampionagem!!! São os maiores!!! Entretanto os outros comemoram dobradinhas, enquanto eles jogam o triplo, sempre a arrasar!!!
    Continuem assim, carreguem lampiões!! Com todo o respeito pelos 34%.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...