14 agosto 2020

Sporting contrata uma das revelações da Liga; O negócio Cavani; Cebolinha com a cláusula mais alta de sempre; Mourinho e a contratação de Vertonghen para o Benfica; Novo alvo na mira para a defesa do FC Porto

Jan Vertonghen será esta tarde apresentado como reforço do Benfica para as próximas três temporadas. O jogador concluiu ontem os exames médicos, no Hospital da Luz, e hoje começa uma nova etapa na carreira, depois de oito anos no Tottenham e 21 jogos sob o comando de José Mourinho, na época passada. O técnico português, aliás, não deixou passar a transferência para a Luz e em declarações ao Record dá o seu selo de qualidade.
“Será um grande senhor a jogar na Liga portuguesa. Um profissional de grande dimensão, um líder silencioso, um exemplo num grupo de trabalho. Felizmente encontrei muitos ao longo da minha carreira mas o Jan [Vertonghen] certamente está entre os melhores”, considerou Mourinho.
O técnico dos spurs desejou também as maiores felicidades ao central, que irá auferir cerca de 2,5 milhões de euros por época, e não escondeu que, mesmo à distância, continuará a torcer pelo seu sucesso. “Como jogador todos o conhecem e o treinador do Benfica [Jorge Jesus], tal como a sua estrutura, seguramente analisaram tudo aquilo que pode trazer à equipa. Desejo que seja muito feliz no meu país. Nos spurs todos estaremos com uma pessoa que nos é muito querida”, sublinhou o português.
Até ao momento, esta é a contratação mais mediática dos encarnados, pela qualidade de Jan Vertonghen, tal como pela sua experiência. Recorde-se que Jorge Jesus pediu a Luís Filipe Vieira a aquisição de um elemento diferenciado e, depois dos avanços por Leandro Cabrera, a SAD acabou por conseguir fechar negócio com o belga, deixando cair o uruguaio dos quadros do Espanyol.

O Benfica já conseguiu estabelecer uma base de entendimento por Cavani. Segundo o Record, nos últimos dias, as partes aproximaram-se, tendo os encarnados mantido permanente contacto com o irmão e empresário da estrela uruguaia, Walter Guglielmone, peça-chave no processo. Ora, com este princípio de entendimento no que diz respeito às bases fundamentais de um futuro acordo, o emblema da Luz trabalha agora no limar das muitas arestas ainda por acertar. Luís Filipe Vieira e seus pares procuram neste momento encontrar a melhor forma para estruturar a operação salarial, isto é, tentando viabilizar o negócio de forma a que o internacional avançado, de 33 anos, possa vir a estar perto das suas pretensões mas sem que tal signifique um grande esforço de tesouraria na Luz.
Alinhavado está, pois, um acordo que irá permitir ao dianteiro receber a sua verba ao longo de seis anos, muito para lá daquilo que será o seu contrato com os encarnados – este será válido por dois ou três anos. Na prática, significa isto que o emblema da Luz irá, tudo indica, diluir o investimento com Cavani em cerca do dobro do tempo que o artilheiro ajudará efetivamente a equipa em competição. Toda esta operação implica, naturalmente, alguma complexidade e é preciso fazer ainda cair alguns muros na negociação.
Para além disso, estando livre, Cavani é um alvo apetecível nesta altura, pelo que são muitos os clubes a abordar o jogador, num cenário que sempre vai colocando alguns grãos de areia no processo negocial dos encarnados.
Ainda assim, na Luz há confiança no sentido de que será possível chegar a bom porto e que o goleador poderá mesmo vir a tornar-se reforço das águias. Tal como confirmou Jorge Jesus, Vieira está a fazer tudo para tornar esta possibilidade um cenário... real, dotando a equipa com mais um valor seguro.

150 milhões. Everton, mais conhecido por Cebolinha, assinará hoje formalmente o contrato que o ligará ao Benfica para as próximas cinco temporadas. Segundo o Record, fica desde já blindado com uma recordista cláusula de rescisão de 150 milhões de euros, o valor mais alto alguma vez colocado num jogador encarnado. Neste caso, supera os 120 M€ que blindam Gedson – está emprestado ao Tottenham até final da próxima época – e Florentino. Este era também o valor que protegia João Félix, que há pouco mais de um ano viu o At. Madrid desembolsar este valor para levar o dianteiro.

A SAD do FC Porto está no mercado para contratar um defesa-central e Renê Santos, do Marítimo, também se encontra na lista de potenciais reforços para a próxima temporada. O brasileiro, de 28 anos, termina contrato com os insulares em junho de 2021 e há disponibilidade por parte de Carlos Pereira, presidente dos insulares, para negociar o jogador neste mercado, garante O Jogo.
As características de Renê Santos agradam a Sérgio Conceição - é um central rápido e forte fisicamente - e sobressaíram, sobretudo, na mais recente visita do Marítimo ao Estádio do Dragão, a 10 de junho. Nessa partida, que o FC Porto venceu (1-0) com algumas dificuldades, o brasileiro foi mesmo um dos melhores jogadores em campo, tendo até conquistado, nesse mês, o prémio de melhor defesa da I Liga, numa votação feita pelos treinadores do principal campeonato português.
Segundo o diário, o FC Porto já abordou o presidente do Marítimo através de uma pessoa com fortes ligações à SAD portista, ainda que os campeões nacionais não tenham, pelo menos até ontem, apresentado uma oferta formal para contratar o jogador. No entanto, os portistas, que têm mais nomes em carteira para reforçar esta posição (Lucas Veríssimo ou Rúben Semedo também foram sugeridos), não estão sozinhos na corrida pelo central brasileiro, que realizou uma boa temporada em Portugal.
O reforço do centro da defesa foi um dos pedidos de Sérgio Conceição, tendo em conta a mais do que provável saída de Diogo Leite (tem o Valência como destino) e a lesão de Marcano, que só regressará à competição depois do arranque da Liga. Nesse sentido, sobram, atualmente, apenas a dupla que terminou a última época a titular, Pepe e Mbemba, e ainda Diogo Queirós, que regressa após o empréstimo de um ano ao Mouscron, da Bélgica. No caso de decidir avançar para Renê Santos, o FC Porto garante um central experiente, com conhecimento da Liga portuguesa (chegou em janeiro de 2019) e que agrada a Conceição. Para além disso, será sempre um jogador mais acessível financeiramente do que as restantes opções que estão atualmente em cima da mesa, permitindo aos azuis e brancos apostarem mais forte no reforço de outros setores da equipa.
Renê Santos, que durante a formação passou por clubes como Cruzeiro, Bahia ou Grémio, representou, enquanto sénior, o Kawasaki Frontale (Japão), o Zestafoni, o Dinamo Tbilisi (Geórgia), o Vitória, o Atlético Goianiense e o Paraná (Brasil) antes de assinar pelo Marítimo no início do ano passado. Ao serviço da equipa madeirense, contabilizou 35 encontros na última época, tendo sido sempre um dos indiscutíveis.

O Sporting assegurou a contratação de Pedro Gonçalves – mais conhecido por ‘Pote’ no mundo do futebol – por cinco temporadas. Garante o jornal Record, que a SAD leonina, consciente de que não estava sozinha na corrida, intensificou as negociações e acertou com o Famalicão a compra de 50 % do passe do futebolista por 6,5 milhões de euros. O acordo está formalmente finalizado e será anunciado quando os famalicenses receberem as garantias bancárias, sendo este o derradeiro passo a dar pelas partes.
O médio, de 22 anos, foi uma das grandes revelações na última temporada afirmando-se como o patrão do meio-campo dos famalicenses. Dado a margem de evolução que o jovem apresenta, os responsáveis leoninos decidiram avançar para a contratação pois o FC Porto também estava atento ao processo, e o Lille atacou, no passado mercado de inverno, pelo transmontano.
Numa primeira fase nas negociações, conforme Record avançou em exclusivo, os leões avançaram a possibilidade de incluírem no negócio os passes de Francisco Geraldes e Gelson Dala, dois jogadores ligados ao clube leonino que não entram nas contas de Rúben Amorim. Esta possibilidade não convenceu os dirigentes do emblema do clube minhoto que recusaram a inclusão de jogadores, e acabaram por ceder quando chegou a proposta de 6,5 milhões por 50% do passe.
Em Alvalade há a esperança que este investimento será compensado a médio prazo pois, em janeiro, o médio já esteve muito perto de assinar pelo Lille que se mostrou disposto a avançar com uma oferta de 15 milhões de euros pelo passe. A expectativa dos minhotos era realizarem uma venda mais vantajosa no verão, mas a crise originada pela Covid-19 e o afastamento das competições europeias acabou por anular esta possibilidade.
Pedro Gonçalves é há muito seguido em Alvalade, e o processo acabou por conhecer um avanço significativo com a chegada de Rúben Amorim que deu o seu aval à contratação. Desta forma, o técnico terá à sua disposição Wendel, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves, três jovens talentos que poderá potenciar.

9 comentários:

  1. Não há adepto do futebol português que não o conheça. Gosta de tocar nas feridas dos três “grandes” por igual e até já foi agredido por dizer o que pensa

    O futebol, antigamente, era amador em relação aos dias de hoje e havia mais corrupção. Concorda?

    Sim. Houve uma fase do futebol em Portugal em que muita coisa aconteceu, muito jogo sujo, muito jogo resolvido fora das quatro linhas. Investigações não foram feitas, houve uma conivência clara com práticas ilícitas que resultaram em nada, para mal dos grandes pecados do futebol. Nunca vi ninguém a pagar a um árbitro, nunca vi, mas há coisas que nós percecionamos, que percebemos que não estão certas, não batem certo. E assisti a muitas arbitragens muito estranhas, disso não tenho dúvida nenhuma. Escutas telefónicas não servem para fazer prova, mas confirmam os indícios de corrupção, de compra de resultados, de tráfico de influências… Quem viveu essa fase sabe que existiu.

    Está a falar de quê em concreto?

    Do Apito Dourado.

    Acha que o Boavista não teria sido campeão, por exemplo?

    Acho que não. O Boavista foi, digamos, a amante do FC Porto que serviu para um determinado papel: alimentar o poder a norte. Teve os seus méritos, houve muita gente a fazer o seu trabalho honestamente. Não me esqueço das equipas do Manuel José e do futebol que praticava, e também do Jaime Pacheco. Mas a questão é as áreas do poder e quem as domina, e houve um tempo em que quem dominava as áreas do poder eram Pinto da Costa, Valentim Loureiro e os seus amigos. Tinham uma influência concreta ao nível da arbitragem, escolhiam os árbitros. Aliás, as escutas provam exatamente isso, os arranjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa lenga lenga, que é verdade, e toda a gente sabe que o apito dourado existiu e deu frutos(titulos) é para tentares dizer que se o fcp fez entao os vossos emails, vouchers, mala ciao, e-toupeiras, padres, etc etc etc etc está justificado?

      é que eu diria a mesma coisa, por exemplo, achas que o carnide nao teria sido penta e até mais, se tudo o que começou a ser descoberto, iniciando-se com o Bruno de Carvalho com os vouchers(que so pode ter sido o JJ a contar) tivesse tudo ficado no desconhecimento de toda a gente??

      Eliminar
    2. Viste algum mail a falar de férias pagas a árbitro e sua família no Brasil?
      Viste algum mail a mostrar LFV a receber árbitro em casa na véspera de um jogo?
      Viste algum voucher de um vice-presidente a entregar "quinhentinhos" a um árbitro que, por isso, foi irradiado?

      Em suma:
      Viste algum caso ou indicio de corrupção nesses mails todos, praticado por dirigente ou funcionário?

      Não viste pois não?
      Por isso, 3 anos depois, não foram suficientes para que a PJ ou o MP conseguissem redigir qualquer acusação... E, sem acusação, não há julgamento e muito menos condenação.

      Mas 3 anos foram suficientes para ACUSAR, JULGAR e CONDENAR alguns dos intervenientes e mentores dessas trafulhices: o FCP (condenado a pagar indemnização de 2 milhões) e o troca tintas Jota Marques (pelo seu papel do palerma que dá a cara e a voz na deturpação de mails).

      Por isso, esquece essa lenga-lenga, e tenta falar de coisa concretas.

      Eliminar
    3. Taxista Zé Manel, o Porto falido e intervencionado, ganhou 2 dos últimos 3 campeonatos, não ganhou 3, porque todos sabemos porquê (Feira, Braga e V. Conde)...

      Eu festejo uma "dobradinha", já tu festejas a contratação de um treinador, e dos Cavanis, ou ainda a conquista de um Penta em três anos: E Toupeira, Jogo Duplo, Mala Ciao, Lex e Saco Azul, é notável este verdadeiro rolo compressor da Organização Criminosa!

      Definitivamente, a Organização Criminosa, como é aliás habitual já é o Campeão da pré-temporada, e neste defeso, a coisa está ao rubro, e com eleições em outubro, o labrego dragão de ouro só tem duas soluções, ou ganhar as eleições, ou cumprir 2/3 mandatos no FC Carregueira!

      E CORRUPTUS UNUM!

      Eliminar
    4. Taxista Zé Manel, vou deixar só um "cheirinho" das boas práticas da Organização Criminosa, e já dou de barato o menino querido Nuno Cabral (empresário de árbitros), ou o inefável Ferreira Nunes, deixo só esta "coisita":

      “Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem»

      E CORRUPTUS UNUM!

      Eliminar
    5. Ninguém viu nada! Paulo Gonçalves for ever!
      Toupeiras cegas e padres que não vislumbram.
      E em terra de cego ...

      Eliminar
    6. O Coninhas e o Boby... lololol.. esta dupla dragarta é uma coisa nunca vista!!! Melhor mesmo só o Carraça e o Cláudio Ramos!!! lolololol

      Eliminar
    7. Coninhas, eu a única coisa que vi foi o Paulo Pereira Cristovão a depositar 2000 euros na conta do Cardinal, enquanto era vice presidente do Spitting!!!

      Eliminar
  2. Sporting contrata?...
    Sem pagar o que deve ao Braga (e a outros)...

    Será que o Proença e sus muchachas da LIGA azul e branca foram de férias e fecharam a espelunca?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...