25 junho 2020

Bruno Lage de saída. Marco Silva hipótese mais forte. No Brasil falam de JJ e de valores; Sporting negoceia com Rafael Leão. Dívida pode ser atenuada; Valência quer duas pérolas do FC Porto e oferece 40M€

Bruno Lage tem os dias contados no Benfica. A possibilidade de o treinador deixar os encarnados no imediato é muito forte. Tudo vai ficar decidido hoje, numa reunião com o setubalense. Os responsáveis dos campeões nacionais consideram não haver condições para que o treinador continue e mesmo os jogadores entendem existir esgotamento. Depois da histórica derrota (3-4) caseira com o Santa Clara, o Conselho de Administração da SAD reuniu-se ao final da tarde de ontem, para analisar a situação do treinador. Segundo a imprensa, há um consenso alargado quanto à inexistência de condições para a permanência do setubalense, de 44 anos. Hoje, com o regresso do plantel ao trabalho, será a vez de Luís Filipe Vieira encontrar-se com o treinador. Será uma reunião decisiva para o futuro de Lage. A questão é que despedi-lo custa 5,5 milhões de euros (tem contrato até 2024), pelo que a SAD vai tentar um acordo de rescisão.

Marco Silva é hipótese mais forte. A sucessão de Bruno Lage já começa a ser estudada por parte dos homens-fortes do futebol benfiquista e o nome de Marco Silva está na linha da frente para ocupar o lugar. O treinador, que já orientou Estoril, Sporting, Olympiacos, Watford e que, até dezembro, esteve no comando do Everton, está bem cotado nas hostes benfiquistas e pode vir a ser a solução no imediato. Além de ser um profundo conhecedor do futebol português e de estar identificado com a estratégia do clube da Luz, Marco Silva encontra-se desempregado, pelo que seria uma alternativa, à partida, mais fácil de garantir. Em qualquer dos cenários, porém, os encarnados só encetarão contactos oficiais com o treinador, de 42 anos, quando chegar ao fim a ligação com Lage.
O regresso de Jorge Jesus é um tema recorrente, e até fator de desgaste de Bruno Lage. A boa relação de Vieira com o técnico, a despeito dos anticorpos que este tem dentro da própria estrutura, é um dos principais motivos para que o atual líder do Flamengo seja uma opção em cima da mesa. O facto de JJ ter renovado recentemente com o campeão brasileiro e sul-americano e de ter uma cláusula de rescisão de 4 milhões de euros dificultam o regresso do treinador a Portugal, escreve o Record. No entanto, a Fox Sports Brasil garante que caso o Benfica queira fazer regressar Jesus terá de pagar 'só' 500 mil euros ao Flamengo, um valor que é considerado reduzido pelos encarnados. 
Por seu turno, o salário de Jesus, que segundo a mesma publicação ronda os 3,5 milhões de euros, manter-se-ia inalterável na mudança para a Luz, dizem os brasileiros.
No caso de Leonardo Jardim, o técnico também está livre e agrada a Vieira, sobretudo pelo trabalho que fez no Monaco, com uma equipa jovem. No entanto, o madeirense, amigo pessoal de Frederico Varandas, não quer voltar a Portugal nesta fase da carreira.

SAD negoceia com Rafael Leão. A Sporting, SAD e Rafael Leão estão em contacto por um acordo que permita selar o contencioso que os separa desde que o atleta rescindiu unilateralmente contrato com os leões a 14 de junho de 2018, ingressando depois no Lille. Entretanto transferido para o AC Milan, o avançado foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), a 18 de março, a ressarcir os verdes e brancos em 16,5 milhões de euros por não lhe ser reconhecida justa causa para revogar o vínculo, mas segundo o jornal O Jogo, as partes entraram em diálogo para acordar uma verba e selar a questão de vez.
Segundo mais informações apuradas pelo jornal, o montante da indemnização determinada pelo TAD poderá ser reduzido, assim a sociedade leonina e o avançado de 21 anos cheguem a entendimento rapidamente.
Recorde-se que o caso precipitou-se após o famigerado episódio da invasão à Academia Sporting em Alcochete, a 15 de maio de 2018. Menos de um mês depois, Rafael Leão entregou uma carta de rescisão invocando justa causa para cessação do contrato, reclamando uma indemnização de 290 mil euros de vencimentos em dívida, verba a sofrer um agravamento de 100 mil euros, valor este respeitante a assédio moral. O ato mereceu contestação dos serviços jurídicos da Sporting, SAD a 20 de agosto desse mesmo ano e os leões alegaram que Rafael Leão causara prejuízos ao cessar o contrato, solicitando absolvição e uma indemnização de 45 milhões de euros, acrescidos de juros. Os lisboetas apresentaram posteriormente uma ação na FIFA Dispute Resolution Chamber contra o atacante e contra o Lille, que entretanto adquirira o atleta – o emblema francês salvaguardou, todavia, a sua posição no processo, nunca tendo sofrido qualquer advertência ou punição.
Depois de a FIFA declarar-se incompetente para julgar o processo, o mesmo transitou para o TAD, o qual leu a sentença há mais de três meses, mas eis surge agora a possibilidade de se chegar a um acordo.

Valência quer duas pérolas do FC Porto e oferece 40M€. A retoma de vários campeonatos na Europa começa a gerar movimentações no mercado de transferências. E, no FC Porto, há jogadores capazes de proporcionar um verão financeiramente apelativo para a SAD, obrigada a vender vários ativos para equilibrar as contas.
De Espanha, concretamente, surge a informação de que o Valência se encontra na disposição de levar não um mas dois dragõezinhos: Diogo Leite (21 anos) e Tomás Esteves (18 anos). O interesse no defesa-central não é propriamente uma surpresa. Antes da pandemia do Covid-19, as negociações com o FC Porto estavam bastante adiantadas e pressupunham a iminência de um acordo, que segundo A Bola pode avançar no próximo mês.
A maior novidade, de facto, é a dimensão do negócio proposto pelo Valência, que pretende juntar o nome do jovem lateral-direito ao de Diogo Leite no lote de reforços para a campanha 2020/2021.
Albert Celades, treinador da equipa che, considera os dois futebolistas portistas como valores acrescentados para o plantel. E o facto de Tomás Esteves já se ter estreado na Liga deu mais argumentos ao técnico para convencer a administração do Valência a apostar forte na contratação da dupla.
Convicto do enorme potencial de Tomás Esteves, Albert Celades até já terá falado com o último dos campeões europeus da Youth League a estrear-se pelo FC Porto na Liga, seduzindo-o, telefonicamente, com a oportunidade de ir jogar para uma liga mais competitiva e imensamente mais mediática.
As transferências de Diogo Leite e Tomás Esteves ficam agora dependentes da capacidade negocial do Valência, que delegou no agente português Jorge Mendes a missão de intermediar um acordo que, circula em Espanha, pode render aos dragões montante próximo dos 40 milhões de euros.
De contrato renovado até 2024, ao qual a SAD acrescentou uma cláusula de rescisão superior — passou de 10 para 40 milhões de euros, coincidentemente idêntico ao valor com que está blindado Diogo Leite —, Tomás Esteves é uma espécie de última grande tentação do emblema espanhol.
E sobre o lateral disse Pinto da Costa o seguinte, numa entrevista ao Porto Canal, antes de ser reeleito para um 15.º mandato e um dia após ser anunciada oficialmente a renovação de Tomás Esteves: «Tem um talento fantástico e sei que é um fanático pelo FC Porto. Não quero que saia, mas se alguém bater a cláusula não podemos fazer nada. Estamos sujeitos, é o mercado. Tentamos proteger os jogadores com cláusulas altas e dar-lhes boas condições, mas não é fácil quando um jogador ganha X e aparece um clube de fora que oferece 20 vezes mais...».

3 comentários:

  1. Engraçado, há ano e meio, o labrego criminoso quando promoveu como interino o Lage, até prometeu o Mourinho (dinheiro nem era problema), entretanto, o interino saiu melhor que a encomenda (pese embora os erros desumanos da arbitragem no terço final do campeonato passado), e foi mesmo campeão. No final, o labrego logo se apressou a recolher os louros, recordo que o criminoso afirmou então com a sua habitual boçalidade "tive tomates para apostar num jovem..."

    Ano e meio depois, o labrego criminoso, tira-lhe o tapete, e não tem responsabilidade nenhuma neste período. Isto é, quando teve sucesso, o mérito foi do labrego, nesta fase recente, o grande responsável é o Lage... Afinal é esta tese dos propagandistas oficiais e oficiosos da Organização Criminosa!

    O Lage pode, e deve exigir receber o contrato por inteiro, é o minimo!

    DEIXEM O LABREGO CRIMINOSO OBRAR O FC ALVERCA II!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma notícia plantada pela ETAR de Contumil. Estamos mesmo a ver que o Valência tem dinheiro para pagar 40M por 2 jogadores desconhecidos, quando há tanto jogador livre muito melhor e mais barato. O Valência não tem dinheiro e vai vender jogadores para ganha liquidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo adepto enganado pelo labrego criminoso, esses dois dragõezinhos ganharam a edição 2018/19 da UEFA Youth League (o único clube português a vencer esse título europeu), e naturalmente esses jovens desvalorizaram.

      Formação de excelência é mesmo a da Organização Criminosa, afinal já receberam dois troféus no Dubai na Festa de Natal da Gestimendilhão, quando o labrego criminoso foi receber o troféu da MAIS MAIOR GRANDE FORMAÇÃO DA EUROPA!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...