17 maio 2020

Sporting admite saída e gregos vão fazer proposta por médio; 'Pérola' do FC Porto marca terreno e pode ser aposta para o resto da Liga; Weigl quer mostrar o que vale

Weigl prepara-se para aproveitar esta reta final a mostrar-se ao seu melhor nível. Ou, pelo menos, mais perto disso, ajudando a justificar o investimento de 20 milhões de euros na sua contratação. O jornal Record escreve que, já antes desta paragem competitiva, o jogador vinha confessando em círculos próximos que ainda não estava sequer perto de mostrar todo o seu potencial. Um cenário natural para quem não só mudou de equipa, mas também de campeonato, de país, de cultura e de língua. Ao todo, fez 11 jogos e faltam-lhe agora outros tantos para poder soltar amarras, cumprindo, no fundo, não só com a sua autoexigência mas também com o pedido de Bruno Lage.
O regresso aos treinos de conjunto – Bruno Lage manda filmar as sessões para depois também poder enviar curtos vídeos aos jogadores, identificando pontos fortes e a melhorar – ajudará por certo na preparação, mas o nosso jornal sabe que o próprio jogador é muito autocrítico e analisa também as suas performances, de forma a poder limar arestas. Weigl está consciente de que, com maior entrosamento, terá via aberta para poder ser mais decisivo nos jogos, nomeadamente na construção de lances de perigo. E se Lage pretende que o alemão funcione como um ponto de equilíbrio da equipa, também lhe pede que seja ele a marcar os ritmos do jogo, decidindo quando é preciso acelerar, meter travão ou pressionar mais, por exemplo. E à imagem do que mostrou no Borussia Dortmund, o ‘28’ dos encarnados sabe que pode fazê-lo na Luz. Entretanto, como o nosso jornal adiantou, ganhou também já quatro quilos de massa muscular. Os números têm sempre uma valor relativo, mas neste caso exemplificam bem o peso da adaptação a toda uma nova realidade. Antes de chegar à Luz, Weigl apresentava já um total de dez remates em 13 jogos na Bundesliga, correspondendo isso a uma média próxima de um disparo por jogo (0,8). Pelo meio, um golo marcado, no caso ao RB Leipzig. Já de águia ao peito, fez apenas... uma tentativa (para fora) nas nove rondas até aqui disputadas, sendo notória a quebra neste aspeto.
Para além disso, o comparativo com os concorrentes mais diretos na posição – Gabriel também já atuou como ‘6’, adaptado – mostra que o alemão é aquele que mais passes faz para o seu meio-campo, número que baixa quando apontamos à metade da relva adversária. Samaris tem esta relação invertida e coloca mais bolas no reduto oponente. Deste trio, Weigl é também aquele que menos vezes faz o esférico entrar no último terço do terreno, apesar de até ter mais minutos na Liga. O número de oportunidades criadas, esse, também se revela penalizador para o ex-Borussia Dortmund, que ainda não descolou neste aspeto, ao passo que Samaris lidera com uma mão-cheia e Tino vai na perseguição, com três.
Um dos fatores que vai ajudando na maior integração do jogador é a aprendizagem da nossa língua. O jornal Record escreve que o alemão tem aulas de Português três vezes por semana e... não falha uma. Aliás, a aplicação do médio é tal que não raras vezes é visto no Benfica Campus com os livros dos exercícios das aulas debaixo do braço. O atleta já domina perfeitamente a terminologia básica relativa ao jogo em si e vai agora aperfeiçoando o resto. Para já, ainda não consegue manter uma conversa de forma fluente, mas a este ritmo não deverá tardar. De resto, o facto de a sua namorada, Sarah Richmond, também estar a aprender Português ajuda a acelerar este processo.

O PAOK deseja contar com Rodrigo Battaglia nas suas fileiras na próxima temporada, ainda que, escreve o jornal O Jogo, os seus dirigentes tenham a perfeita noção da dificuldade que representa a contratação do internacional argentino. Ainda assim alimentam o sonho de consumar a transferência, olhando, sobretudo, para a oportunidade que possa advir de uma utilização reduzida ou da escassez de opções de carreira que possam ir de encontro ao interesse do atleta e do próprio PAOK. Desde logo, o principal entrave a este negócio reside na questão financeira, is tono que concerne às exigências do Sporting pelo médio de 28 anos. Em Alvalade a disponibilidade dos dirigentes leoninos em negociar Battaglia cifra-se nos 8 milhões de euros, verba que o emblema helénico, onde Abel Ferreira é treinador, não dispõe, sendo que a questão salarial até nem seria um problema capaz de inviabilizar um eventual acordo, pese os 1,4 milhões de euros por ano que o atleta aufere no Sporting. Outro dos aspetos de relevo é o facto do próprio Battaglia, apurou O Jogo, ter como intenção a mudança para um campeonato mais atrativo em termos desportivos, algo que o grego não é de momento. Porém, as portas não podem ser fechadas por nenhuma das partes, até porque há a consciência de que a transferência é cenário confortável para qualquer uma delas, nomeadamente do jogador.

Fábio Vieira marcou terreno na primeira oportunidade que teve para jogar junto da equipa principal. E logo no Estádio do Dragão, onde ontem foi o treino. Uma espécie de estreia abençoada no palco dos sonhos, ainda que sem público nem contexto competitivo. Sérgio Conceição reuniu ontem os dois planteis principais do FC Porto para um treino conjunto que serviu, essencialmente, para devolver algumas rotinas aos jogadores e reforçar o aumento de intensidade previsto desde o primeiro dia da retoma. O médio da equipa B acabou por ser um dos principais destaques. É que além de ter integrado a primeira equipa utilizada por Conceição, foi também ele a abrir o marcador. O jovem foi utilizado como médio-ala direito, à imagem do que sucedeu muitas vezes na equipa B, especialmente enquanto Vítor Ferreira também fazia parte do plantel. Já agora, Otávio foi o médio esquerdo nesse período. O extremo João Mário, que Sérgio Conceição também chamou para junto de si nesta retoma de época, foi igualmente utilizado, sinal de que a aposta na formação é para manter. Com o decorrer dos minutos, a equipa A acabou por se destacar no capítulo da finalização e marcou vários golos.
As questões táticas ficarão para a próxima semana, altura em que os dragões entram na última fase de treinos prevista para a retoma, aquela que já vai lançar a competição. O regresso da I Liga está marcado para dia 4 de junho e, nas três semanas que faltam, Conceição usará de exigência máxima e recuperará todos os mecanismos do conjunto. A equipa técnica está confiante que será muito fácil devolver essas rotinas aos jogadores, pois acredita que os processos estão bem assimilados e enraizados.
Na sessão de ontem, destaque aqui para o facto de Corona ter sido o lateral direito na mesma fase em que Manafá foi o lateral-esquerdo, o que de alguma forma aponta imediatamente para o Famalicão. Alex Telles está castigado e Conceição terá, forçosamente, de fazer alterações à esquerda da defesa. De resto, todos os jogadores participaram na sessão, o que confirma a informação de que nenhum dos elementos que integra o plantel de Sérgio Conceição testou positivo e todos estão, neste momento, às ordens do treinador. Aliás, só mesmo isso permitiu que os trabalhos fossem subindo de nível e os grupos fossem sendo reduzidos ao ponto de já se poder treinar com oposição, como ontem sucedeu. Aliás, se alguma dúvida restasse, o FC Porto acabou por dissipá-las com a publicação de uma série de fotografias do dia.
Já agora, refira-se que Luis Díaz, Vítor Ferreira e Zé Luís, que foram para a paragem lesionados, estão a 100% e ao mesmo nível dos colegas, o que garante ao treinador ter todo o plantel à disposição para preparar da melhor forma a defesa da liderança. Nos próximos treinos, o contacto vai aumentar e há mais treinos de conjunto em perspetiva. A equipa B continua a trabalhar para poder ajudar a A sempre que assim for solicitado, tendo em conta que a II Liga já foi dada como concluída.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...