25 maio 2020

Os dois alvos do Sporting; Quaresma volta a abrir a porta ao FC Porto: “Quem gosta de ganhar, quer trabalhar com Sérgio”; 'Pérola' sem espaço na Luz deverá sair por empréstimo; Braga vai investir na contratação de ex-Sporting

O Braga está a trabalhar na contratação de Iuri Medeiros, extremo de 25 anos que representa o Nuremberga, da segunda divisão da Alemanha. O dossiê já se encontra numa fase avançada e aponta para a compra do passe do ex-jogador do Sporting, vendido no último verão ao clube alemão por dois milhões de euros. De resto, os leões têm direito a dez por cento de uma eventual venda dos direitos económicos do extremo.
Apesar de o campeonato ainda não ter sido retomado, o Braga já está a apontar baterias para a próxima temporada no que diz respeito à construção do plantel, tanto mais que há jogadores que estão de saída, como Palhinha e Francisco Trincão. O objetivo é não mexer muito no grupo de Custódio e fazer contratações cirúrgicas tendo em conta as saídas. Ora, caso a aquisição seja realmente concluída, Iuri Medeiros vai ocupar a vaga criada pela partida de Trincão para o Barcelona, um cenário que o Braga acredita ter tudo para dar certo. Medeiros tem potencial, é novo e está apostado em relançar a carreira depois de uma temporada com escassa utilização e também visibilidade. No Nuremberga, o canhoto que se dá melhor a atuar pela direita contabiliza apenas nove jogos, num total de 367 minutos de competição. Ainda por saber está o montante que o Braga poderá pagar, se bem que a pouca utilização do jogador sugira uma desvalorização do passe, mesmo que o contrato com o Nuremberga seja válido até junho de 2023. Iuri Medeiros é representado pelo empresário Miguel Pinho, que também gere as carreiras de Sequeira e João Novais.

Um central e um trinco. A análise de Rúben Amorim à reconstrução do plantel vai para além das estatísticas mas há um elemento que permite conciliar as várias explicações para o facto de o treinador ter pedido, com caráter prioritário, a contratação de um central e de um médio-defensivo: o elevado número de golos sofridos pelo Sporting ao longo desta época. E não é só a quantidade que preocupa o técnico, embora o acumulado do Sporting em 2019/20 seja elucidativo a esse respeito (51 golos consentidos em 38 jogos oficiais). Basta olhar para o exemplo da Liga e para um comparativo, baseado em dados da Opta, com FC Porto, Benfica e Sp. Braga (com quem os leões vão discutir o 3º lugar até ao final do campeonato).
No caso concreto das bolas paradas, que tem sido identificado como um dos principais problemas defensivos dos leões, o desnível é evidente: em 24 jornadas, os verdes e brancos permitiram 10 dos 26 golos (38%) que encaixaram na Liga precisamente nestas situações de jogo, nada menos do que o dobro do Sp. Braga (5 ou 19%) que sofreu os mesmos 26 golos. Alargando a malha a FC Porto e Benfica o fosso é igualmente significativo: os dragões deixaram-se bater apenas três vezes em esquemas táticos, em 16 golos contra (19%), enquanto as águias têm um registo de 4 golos sofridos de bola parada, nos 14 que levam na competição (29%). De resto, o Sporting só terminou sete encontros da Liga com a baliza inviolada (foram 11 no conjunto de todas as provas), o que mais não faz do que confirmar o sub-rendimento da equipa no momento defensivo. Um central e um trinco não serão a panaceia para todos os males mas poderão sem dúvida ajudar a resolver parte do problema.

“Quem gosta de ganhar, quer trabalhar com Sérgio”. O ditado diz que não há duas sem três. Será mesmo assim? Ricardo Quaresma teve uma primeira passagem pelo FC Porto de 2004 a 2008, saiu e voltou em 2013 para ficar até 2015. No Dragão venceu três campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. Foi feliz, divertia-se a jogar futebol e encantava as bancadas. Os portistas não o esquecem, o extremo também jura amor eterno ao clube. Aos 36 anos, está em final de contrato com os turcos do Kasimpasa e já assumiu que sonha com o regresso.
"Estou associado ao FC Porto desde o primeiro dia em que treinei no clube. Vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva", começou por dizer antes de elogiar Sérgio Conceição.
"É um treinador que foi também uma grande referência do FC Porto como jogador. Tem feito um grande trabalho, ganhou títulos e qualquer jogador que gosta de ganhar quer trabalhar com treinadores assim".
A situação financeira dos dragões não é uma preocupação para Quaresma, que preocupa-se só em jogar.
"Não sei nada das contas do clube, isso é para os dirigentes. Sei de jogar no campo e do carinho dos adeptos. E é impossível não ter saudades desse carinho".
Ricardo Quaresma não coloca uma meta para o fim da carreira e sente-se bem fisicamente: "Sinto-me bem. Estou em forma e não tenho uma data marcada para descalçar as botas. (...) Uma coisa sei, tenho a mesma garra que sempre tive para ajudar a minha equipa e essa garra muitas vezes faz a diferença entre uma derrota e uma vitória".

Dossiê em análise na Luz é o empréstimo de Jota na próxima temporada. O extremo de 21 anos tem 19 jogos esta temporada e dois golos marcados (Covilhã e V.Setúbal, ambos na Taça da Liga) e precisa de maior consistência de jogo.
O Benfica não se opõe ao empréstimo do jogador se surgir um clube onde possa jogar com regularidade, numa perspetiva de se valorizar desportivamente e financeiramente.
Com a chegada de Pedrinho (águias pagaram €20 milhões ao Corinthians), o plantel terá vários extremos e existe a possibilidade de investir em mais um se surgir uma boa oportunidade. Com espaço reduzido na equipa, as águias querem que este evolua noutro sítio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...