27 maio 2020

Mercado em Alvalade em marcha; "Pensava que ia acabar a minha carreira no Benfica"; 'Bibota' integra lista de Pinto da Costa. Duas novidades para a pasta das Finanças

Pinto da Costa apresentou, esta quarta-feira, os nomes dos seis vice-presidentes e vogais que integram a sua lista de candidatura à presidência do FC Porto, com destaque para a integração de Fernando Gomes, que será o responsável pela formação.
Em declarações à imprensa, no Estádio do Dragão, Pinto da Costa esteve acompanhado de Lourenço Pinto, candidato à presidência da Assembleia Geral, Jorge Guimarães, para a presidência do Conselho Fiscal, e Rui Moreira como cabeça de lista ao Conselho Superior.
Adelino Caldeira mantém-se como vice-presidente para a área jurídica, assim como Fernando Gomes na pasta das finanças e Alípio Jorge Fernandes, responsável pelas casas e filiais do FC Porto.
Vítor Baía será responsável pelo futebol sénior e a sua ligação à estrutura do clube, tal como já tinha sido anunciado. As duas novidades são a integração dos empresários José Américo Amorim e Paulo Mendes, que, a par com Fernando Gomes, estarão responsáveis pela saúde financeiro do emblema azul e branco.
Pinto da Costa referiu-se a José Américo Amorim como um "empresário de sucesso num dos maiores grupos portugueses, o Grupo Amorim" e sobre Paulo Mendes disse tratar-se de um "alto quadro da administração do único banco português que mantém sede e administração no Porto, o Banco Carregosa". Duas personalidades da área empresarial e financeira que, explicou Pinto da Costa, "terão especial atenção em colaborar com o Dr. Fernando Gomes na restruturação administrativa e financeira. Estas três pessoas terão especial atenção a essa área, sendo que as decisões continuarão a ser tomadas colegialmente pela direção".
Para além dos vice-presidentes, Pinto da Costa mantém os cinco vogais, responsáveis por cada modalidade: António Borges, no andebol, Vítor Hugo, no basquetebol, Eurico Pinto, no hóquei em patins e Luís Fernandes, na natação.
Rodrigo Barros mantém-se como provedor de sócio e a grande novidade é a integração de Fernando Gomes, conhecido como "Bibota", na direção. O antigo ponta-de-lança era diretor de relações internacionais e passa a ser o vogal responsável pelo futebol de formação.
Pinto da Costa destaca a criação desta função como a crescente importância da formação no futuro do clube.
"É uma figura da história do FC Porto, o nosso 'bibota', será o vogal responsável por todo o futebol de formação. A SAD é que gere o futebol profissional, mas o futebol de formação é ao FC Porto que compete organizar e comandar. Acho que tem justificação termos um responsável máximo ao nível da formação. Formação tem trabalhado muito bem, tenho de estar satisfeito pelo trabalho, que muitas vezes não é reconhecido. Fernando Gomes pode dar um elan novo a todos os que trabalham na formação, e aos miúdos que vêm uma figura na hierarquia como o Fernando Gomes", afirmou.

"Pensava que ia acabar a minha carreira no Benfica". Eduardo Toto Salvio, antigo jogador do Benfica, esteve esta quarta-feira numa iniciativa à parte do futebol promovida pela Worten.
Numa conversa com os jornalistas, o antigo jogador das águias, agora no Boca Juniors, deixou rasgados elogios a Jorge Jesus, mas pareceu recordar com alguma mágoa a sua saída do Benfica.
"Se tiver de escolher um treinador, escolho Jorge Jesus. Foi um treinador muito especial para mim. Ensinou-me muitas coisas e cresci como jogador. Sofri muito nos primeiros meses, mas todos sabem como ele vê o futebol. Valeu a pena", começou por confidenciar.
"Pensava que ia acabar a minha carreira no Benfica. Estava tudo organizado. Mas no futebol ninguém sabe o que vai acontecer. Agora estou num grande clube, mas vou estar sempre agradecido ao Benfica", finalizou o argentino de 29 anos.

O mercado em Alvalade está em marcha, mesmo que a temporada se estenda este ano por julho dentro e esteja a baralhar as contas dos clubes, no tempo e nas finanças, que a pandemia de Covid-19 vai infetar também a economia do futebol. No Sporting, além da operação Joaquín Pereyra, a administração de Frederico Varandas está no terreno a estudar as outras necessidades de reforços. A começar pela baliza, onde um guarda-redes deve ser reforço. Os verdes e brancos têm várias opções referenciadas, sendo que a prioridade, segundo A Bola, passa por um central esquerdino — para uma equipa com linha de três defesas há que ter várias soluções, sendo que o futuro de Jérémy Mathieu, aos 36 anos, é ainda uma incógnita, ameaçando saída; mas mesmo com continuidade a ida ao mercado por um central não fica sem efeito.
No meio-campo, para onde Joaquín Pereyra pode vir a ser opção, um jogador com características defensivas pode também rumar a Alvalade. Tal como um extremo, apesar de haver várias soluções para a posição.
Para o leque de avançados da equipa principal foi agora promovido o jovem Tiago Tomás, 17 anos, que se junta a Sporar e Pedro Mendes — Luiz Phellype está lesionado. Como uma saída poderá acontecer, outro avançado poderá chegar para 2020/2021.

6 comentários:

  1. Futebol Camara do Porto. A cidade está refém.

    ResponderEliminar
  2. Presidente da Câmara do Porto na lista de Pinto da Costa!...
    Já se pode voltar a falar de promiscuidade entre futebol e política, ou isso é só para outros emblemas?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos últimos 4 presidentes da Câmara do Porto, 3 estão metidos na lista de recandidatura do Pinto da Costa.
      Mas agora já não interessa falar em promiscuidades entre política e futebol.

      Eliminar
    2. Para construírem a cidade do Futebol à moda dos Lapões de Contumil vão precisar de todas as ajudas possíveis. Já tiveram um centro de treinos de 16M de borla, mas 350M para construção do estádio (números de 2004 do Tribunal de Contas) agora querem mais umas dezenas de milhões para a cidade dos Lapões Lanzudos. As deusas do Reinaldo já não servem.
      Os números e os investidores têm de ser investigados pelas autoridades judiciais e fiscais.

      Eliminar
  3. Foda-se.. e depois é ouvir os grunhos a zurrar.. à e tal Benfiquistão blá blá blá.. foda-se.. é a puta da vergonha! Caralho, se fosse o Benfica a apresentar o presidente da Câmara de Lisboa... jasuuuuuuus.. aqui del rei.. assim.. Vale tudo!!!

    ResponderEliminar
  4. “Ah e tal! Isto de políticos no futebol é imoral e devia ser proibido".
    Ana Gomes e o PAN já se pronunciaram sobre deputados e presidentes de câmara nas listas de um candidato a Presidente como pontas-de-lança?
    Ou só se preocupam com isso quando envolve o Benfica?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...