26 maio 2020

“Convém nunca esquecer que Vieira disse que é mais importante ter pessoas na Liga do que bons jogadores na equipa”; Bayern vence Dortmund e fica perto do título

O Bayern Munique foi até casa do Borussia Dortmund vencer por 1-0 no Der Klassiker da 28.ª jornada da Bundesliga e dar passo de gigante na conquista do oitavo campeonato consecutivo.
O único golo da partida surgiu num momento brilhante de Joshua Kimmich, com o internacional alemão a fazer um chapéu perfeito a Burki, ao minuto 43, para selar a vitória dos bávaros sobre a equipa de Raphael Guerreiro.
Com este triunfo, a equipa de Hansi Flick dispara na frente da classificação e, quando faltam seis jornadas o fim do campeonato, passa a ter sete pontos de avanço sobre o Dortmund, que poderá ser igualado na classificação pelo Leipzig, em caso de vitória da equipa de Nagelsmann sobre o Hertha.

“Convém nunca esquecer que Vieira disse que é mais importante ter pessoas na Liga do que bons jogadores na equipa”. Nos últimos dias, o presidente da Liga, Pedro Proença, tem sido criticado por algumas decisões tomadas, entre as quais a carta enviada ao Presidente da República e ao Governo a pedir jogos em sinal aberto.
Na passada sexta-feira, o Benfica abandonou a direção da Liga de Clubes, com o Cova da Piedade a seguir o mesmo caminho, pedindo a demissão de Pedro Proença do organismo que tutela o futebol profissional em Portugal.
Guilherme Aguiar, antigo presidente da Liga, considera que a saída do Benfica é “uma mera explicação de mal pagador” e não tem dúvidas de que o clube encarnado aproveitou este momento para “impor alguém” no organismo.
“Há muito que o Benfica se tenta deslocar de Pedro Proença, que também não terá sido feito tudo quanto o Benfica esperava relativamente à gestão da Liga. Não tenho dúvidas de que o Benfica aproveitou esta oportunidade para tentar impor alguém, não sei quem, que os possa servir melhor”, afirmou o ex-dirigente ao jornal O Jogo.
Ao mesmo tempo, Guilherme Aguiar recorda uma expressão proferida por Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, há uns anos atrás.
“Convém nunca esquecer que Luís Filipe Vieira é o autor da expressão de que é mais importante ter pessoas na Liga do que bons jogadores na equipa”, salientou.
Na Assembleia Geral (AG) de dia 9 de junho, será discutido se Pedro Proença continuará nos destinos da Liga de Clubes.
Referindo que nunca entendeu a razão da “votação unânime” a Proença, já que nada fez para “merecer essa confiança”; Guilherme Aguiar pensa que a AG vai ditar a queda do presidente da Liga.
“Acho que vai cair, a não ser que haja algum movimento de apoio substancialmente forte. Acho que Proença não tem ninguém que acredite realmente nele”, completou.
Na passada segunda-feira, Pedro Proença, à saída de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, comentou as críticas de alguns clubes e lembrou que, no ano passado, “foi reeleito com 96 por cento”.

10 comentários:

  1. Guilherme Alguidar a recordar os tempos em que, como presidente da Liga, fazia os fretes ao clube da "fruta".
    É certo que as declarações foram feitas ao jornal oficioso do FCP mas, se o Alguidar tivesse vergonha na cara, nem à rua saía.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a questão importante é: o Orelhas disse ou não disse isso? Toda a gente sabe que disse ... mas os papagaios acéfalos preferem desviar sempre para os lados do costume.... enfim ...

      Eliminar
    2. Como o múmia nunca disse que não ladrava de arbitragens, que só os burros ladravam de arbitragens!@! Disse ou não disse?

      Eliminar
    3. Não vejo a lógica .... mas também não sou acéfalo. E verifica-se uma verdade básica: Nem todos os benfiquistas são acefalos ... mas todos os acéfalos são benfiquistas!

      Eliminar
    4. O Carlinhos não vê a lógica porque o cesto de fruta que tem à frente dos olhos não o deixa ver! Ó Carlinhos, olha que tanta fruta não te faz nada bem!

      Eliminar
    5. Acéfalos a falar de fruta faz todo o sentido: afinal em vez de cabeça ostentam normalmente um grande melão!

      Eliminar
    6. Vieira nunca disse isso. Propaganda inspirada em Goebbels, repetida à exaustão para que se torne verdade. Um dos maiores corruptos colocado na Liga para lhe mudar as leis e impedir que o seu clube descesse de divisão, com aconteceu com o Leça.

      Aconteceu em 2001, quando ia para uma reunião da Liga no Porto para eleição dos corpos sociais e os jornalistas perguntaram a LFV, quando este com pressa entrava no carro, sobre jogadores, respondeu,
      “Neste momento o meu foco é ir para a reunião onde se vão eleger os elementos do CS da Liga onde o Benfica tem uma palavra a dizer”.

      Ele nunca disse que não queria contratar jogadores. Ou que era mais importante ter dirigentes do que ter uma boa equipa. Isso foi inventado pelo Goebbels, como a balela do Calabote, das acções dadas como penhora, deturparam as palavras e repetiram a mentira para a tornarem verdade. São testemunhas, João Malheiro e António Melo.

      “No calor das leis
      Aguiar Director Executivo da Liga - pelas leis que deixou convenientemente aprovadas, uma crucial absolvição (a não descida de divisão) no famoso "Apito Dourado" - as coisas faziam-se, de facto, "por outro lado".

      A estratégia para o sucesso não passava apenas pelo aliciamento de árbitros - a face mais óbvia, feita à descarada, em sórdidas situações passadas em estabelecimentos em que a noite era de facto muito quente.
      Não bastando os cheques entregues aos árbitros em mesas de "privados" com as meninas (algumas dando-me disso conta anos mais tarde), era também importante levar as meninas a universos mais elitistas, para gente de maior quilate no futebol luso.

      Falamos, para que não restem dúvidas, de aliciamento a directores, presidentes e treinadores de equipas adversárias. Tudo com o aval do púdico, civilizado e muito indignado em programas de televisão.

      Gozava de um estatuto tal, de um respeito, de uma admiração por parte do dirigismo em Portugal que anos mais tarde veio dizer, do alto da sua dignidade, que não gostaria de ver ninguém atirar pedras.
      O que o Sr. Aguiar não disse é que ele foi um dos mais importantes tentáculos do polvo, controlando dirigentes, impondo leis na Liga, avançando na diáspora portuguesa da UEFA, sempre de falinhas mansas e discurso recheado de hipocrisia, passando entre os fios de chuva, tanto que hoje, e há vários anos, vemo-lo sentado em televisões nacionais, debitando alarvidades com um ar de quem não faz mal um rato.

      Encontravam-se em hotéis estes rapazolas. O Sr. Aguiar, o Sr. José Gomes - para quem o FCP é uma "religião" e os vários dirigentes dos clubes da primeira divisão da altura. Eram jantares e encontros de circunstância, dizia a versão oficial, era apenas camaradagem e relaxamento. O que as versões oficiais nunca explicaram foi a aparição constante de meninas vindas dos estabelecimentos do Sr. Reinaldo Teles para os quartos de dirigentes, treinadores e presidentes de vários clubes que nos dias posteriores iriam jogar contra o clube dos Srs. Aguiar, Gomes e Reinaldo Teles. Mas certamente faria tudo parte de um maior relaxamento. Uma verdadeira comissão de boas-vindas.

      É apreciavelmente didáctico rever jogos antigos, especialmente dessa década de 90, era do famoso penta do Engenheiro. Observar as equipas adversárias, especialmente no Estádio dos Srs. Aguiar, Gomes e Reinaldo Teles, a forma quase pueril com que jogavam, verdadeiras passadeiras vermelhas para os jogadores do clube desses senhores, é um exercício de memória que devemos agradecer à RTP.
      É verdadeiro serviço público. Depois, quando apesar de meninas, copos, prémios e jantaradas, a coisa não resultava e os jogadores visitantes mostravam brio profissional, lá aparecia então o resultado dos cheques às classes mais baixas em "privados" e os homens de negro resolviam os pentas."

      Eliminar
    7. Guilherme Alguidar sabe do que fala... mas confunde muito a verdade com a mentira.
      Senão, reparem só na quantidade de "benfiquistas" que dominam os principais orgãos do futebol:

      Presidente da FPF: Fernando Gomes - FCP.
      Vice-Presidente da FPF: Tiago Craveiro - FCP.
      Presidente da Liga: Proença - SCP.
      Presidente da AG da Liga: adepto fanático do FCP.
      Directora executiva da Liga: Sónia Carneiro - FCP.
      Directora Executiva da Liga: Helena Pires - FCP.
      Comissão de Instrução: Cláudia Viana - FCP.
      Vice presidente da Liga: Um tal Santos - FCP.
      Presidente do CA: Fontelas, - SCP (com o filho a jogar na sua formação e a ex-mulher secretária do Proença na Liga).
      Vice-Presidente da CA: Paulo Costa - FCP.
      Presidente da APAF: Luciano Gonçalves - SCP (com o filho e a filha a jogarem nas equipas de formação do SCP e a trabalhar numa empresa que tem o SCP como cliente).
      TAD: Dominado por magistrados do SCP.
      O presidente do Conselho de Justiça: - FCP.

      Secretário de Estado do Desporto: João Paulo de Loureiro Rebelo - SCP.

      Eliminar
    8. E FALTAM NESSA LISTA OS BENFIQUISTAS PASTELEIRO DIAS JORGE SOUSA. CARLOS XISTRA MANEL OLIVEIRA. RUI COSTA MOEDAS MARTINS O VASCO A ROUVAR O FÁBIO VERDÍSSIMO O MACROM MIGUEL O GORDINHO DE ÉVORA, tudo grandes benfiquistas

      Eliminar
  2. Carlos Calheiros do Brasil26 de maio de 2020 às 20:46

    O Guilherme Fruteiro Aguiar! Lolol.. só gente séria!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...