29 março 2020

Negócio do Sporting complica-se; André Bernardo entra ao serviço e deixa mensagem para adeptos do Sporting; "Benfica pagou muito dinheiro pelo meu passe, mas confio muito em mim"; 1.000 dias de Conceição ao comando do FC Porto

A 3 de julho de 2017, Sérgio Conceição entrava no portão do Olival para orientar o primeiro treino de pré-época do plantel principal do FC Porto, cumprindo assim um sonho de carreira. Passaram mais de dois anos e meio e um total de 1.000 dias desde essa data emblemática. Por isso mesmo, este é um momento com grande significado, não só para o técnico que devolveu a autoestima à nação portista, depois de quatro épocas em que os troféus, para a exceção de uma Supertaça, foram quase uma miragem, mas também para o FC Porto e Pinto da Costa, que confessou o desejo de ver Sérgio Conceição ao comando da equipa enquanto estiver na cadeira da presidência.
Um trajeto recheado de vitórias, com 80 por cento de triunfos no campeonato, que teve especial impacto na conquista do título em 2017/18, na Supertaça, mas também campanhas meritórias na Liga dos Campeões, onde atingiu em anos consecutivos os oitavos-de-final e os quartos-de-final, igualando o recorde de pontos do clube numa fase de grupos que durava desde a longínqua época de 1996/97, quando era jogador.
Mas nem só de alegrias se fez o percurso de Sérgio Conceição até agora. O falhanço na entrada da Champions na presente temporada, com as consequências que se conhecem em termos financeiros, e as derrotas nas finais da Allianz Cup e na Taça de Portugal da época passada deixaram um amargo de boca muito grande ao técnico, que não escondeu as lágrimas no Jamor.
Mas Conceição já mostrou que não é homem de baixar os braços e mesmo quando colocou o lugar à disposição, após a derrota na final da Allianz Cup, não o fez com a intenção de abandonar o clube que ama, mas sim como forma de apelar à união interna. O aviso surtiu efeito e o FC Porto recuperou de uma desvantagem de sete pontos no campeonato que parecia inalcançável e agora é líder com um ponto de avanço, e está de novo na final da Taça de Portugal. A esperança está sempre presente, muito mais agora, numa altura difícil para todos.
Sérgio Conceição não se tem cansado de advertir que é pouco dado a estatísticas ou tradições, mas de quando em vez lança para a discussão uns números que jogam a seu favor. Um deles tem a ver com os pontos somados na Liga desde que assumiu o comando do FC Porto, em comparação com o Benfica. Pois bem, em duas épocas e meia, os dragões somam 233 pontos, contra 227 do rival da Luz. Quanto ao Sporting, contabiliza 194. De resto, Conceição bateu o recorde de pontos do FC Porto num campeonato, com os 88 que lhe possibilitaram a conquista do título nacional, igualando ao mesmo tempo o melhor registo nacional, que passou a partilhar com Rui Vitória, no Benfica. Para além disso, foi o primeiro técnico no FC Porto a fazer dois campeonatos consecutivos com um total de 173 pontos.

André Bernardo assume desafio. Honrado e consciente das dificuldades. É assim que se sente André Bernardo, o novo administrador executivo da Sporting SAD, que substitui no cargo Miguel Cal, que renunciou por motivos pessoais e profissionais. Os leões comunicaram ontem oficialmente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a cooptação. "Estou honrado e consciente dos enormes desafios que o atual contexto exige", refere André Bernardo, em declarações ao Record, reconhecendo que a pandemia que afeta Portugal e o Mundo irá provocar alterações significativas em relação à forma de olhar o negócio futebol e também o clube.
"Vivemos um momento ímpar a nível mundial, que trará enormes mudanças para o país e, inevitavelmente, para o Sporting", reconhece Bernardo, reiterando as ideias fundamentais que o levaram a avançar ao lado de Frederico Varandas, nas eleições de setembro de 2018, numa altura em que o Sporting, tal como o Mundo agora, vivia um momento de grande incerteza.
"A missão está definida: proporcionar aos sócios e adeptos a melhor experiência possível, a todos os níveis. Certamente os sócios querem é entender em concreto como será ultrapassada a situação atual", destaca Bernardo, deixando a garantia: "Serão os primeiros a saber."
Esta é a primeira promessa de André Bernardo, que coloca o bem-estar das pessoas e a saúde pública à frente de qualquer outro interesse . "Neste momento, o foco é o Sporting dar o seu contributo para ajudar a combater a pandemia, para que esta situação termine o mais rapidamente possível", afirma ainda o novo responsável da SAD, o que remete nomeadamente para o facto de Frederico Varandas ter regressado ao Exército para, enquanto médico, dar o seu contributo para ajudar a combater a pandemia que assola o nosso país. De resto, todos os médicos do corpo clínico do clube foram colocados à disposição do Estado para reforçar o Serviço Nacional de Saúde, caso tal venha a revelar-se necessário. Além disso, o Sporting disponibilizou as instalações do Pavilhão João Rocha, para que ali seja instalado um hospital de campanha, caso a evolução da crise sanitária assim o justifique.
André Bernardo terá pela frente a exigente tarefa de encontrar receitas alternativas, numa conjuntura global particularmente adversa e em que o próprio mercado de transferência de jogadores pode ser severamente afetado, comprometendo uma das maiores fontes de financiamento da SAD leonina. O foco do sucessor de Miguel Cal está colocado nos sócios.
Ao contrário do que chegou a ser noticiado, André Bernardo nunca foi parceiro de Frederico Varandas na Juventude Leonina, uma vez que o novo administrador da Sporting SAD nunca fez parte de qualquer grupo organizado de adeptos. Bernardo tem uma amizade com Varandas desde os tempos do ensino secundário, partilhando com ele a paixão pelo Sporting. Foi esta paixão que o levou a aceitar o desafio do líder leonino para ir a votos em 2018. André Bernardo foi eleito como suplente do Conselho Diretivo, passou a efetivo com a saída de Francisco Rodrigues dos Santos (para o CDS-PP) e é, desde ontem, administrador executivo da SAD.

Negócio de Plata bloqueia. Há muito que a SAD liderada por Frederico Varandas decidiu avançar para a compra dos 50% dos direitos económicos de Gonzalo Plata que estão na posse do Independiente del Valle, do Equador. Porém, o processo negocial já iniciado esbarrou num obstáculo que se afigura de difícil contorno, pelo menos nos moldes inicialmente desejados pelo Sporting.
É que, segundo O Jogo, os responsáveis sul-americanos, pese a disponibilidade para negociar com o emblema lisboeta, só admitem, até ver, ceder parcialmente e ficar com uma percentagem dos direitos que ainda estão na sua posse.
É certo que entre as partes ainda não foi conversado qual o percentual dos direitos económicos do atleta que os equatorianos desejam manter, mas estes olham para o extremo de 19 anos–que já conta com quatro internacionalizações e um golo pela seleção principal do Equador – como uma possível fonte de receita futura, associada a uma maior valorização e, consequentemente, enquanto um potencial de receita substancial. Ora, o Sporting, que pagou um milhão de euros em janeiro de 2019 por 50% dos direitos económicos do canhoto, partiu para este processo com a intenção de assegurar a totalidade do passe, olhando precisamente para a eventualidade de desembolsar pouco mais do que o milhão de euros pagos para viabilizar a mudança que concretizou, mas as exigências feitas nesta fase inicial pelos equatorianos suscita o cenário da necessidade de um investimento superior fase ao desejado. Porém, de momento, toda a pretensão dos leões, que também era motivada pela perspetiva de participação do jogador, por exemplo, na Copa América do próximo verão – que entretanto foi adiada por causa da pandemia da covid-19 –, assim como o cenário epidémico vivido em Portugal e não só, levaram a que a SAD tirasse o pé do acelerador nesta matéria. Diga-se que os dirigentes leoninos pretendiam encerrar o processo até ao final da presente temporada, que... ainda não tem data.
Em Alvalade, desde a sua contratação, Gonzalo Plata sempre foi visto como um ativo de elevado potencial, até porque para o assegurar os leões viram-se forçados a aceitar as condições do negócio que agora pretendem modificar, dado que o assédio era grande. A concorrência de Barcelona e Manchester City pelo jogador, depois das exibições protagonizadas no Mundial de sub-20, deslumbrando observadores de vários emblemas internacionais, levaram a SAD a agir rápido, conseguindo o seu desiderato. Hoje, entre as paredes verdes e brancas, o entendimento de que Plata deve ser aposta do presente é uma realidade.Tudo porque o extremo equatoriano tem vindo da dar passos sustentados em termos efetivos na equipa, com minutos de qualidade, momentos de decisão, dois golos e uma assistência nos derradeiros jogos em que Silas comandou a equipa. E nem a chegada de Rúben Amorim lhe tirou, pelo menos no único jogo por este orientado, o sinal evolutivo e de aposta, dado que atuou durante 90 minutos perante o Aves. Aliás, os 770 minutos de competição em 17 jogos, sempre em crescendo, também não escaparam a quem passa os olhos pelos jogos dos leões, mesmo comestes longe das expectativas competitivas. De Inglaterra têm chegado ecos de atenção e interesse em Plata. Leicester e Watford já foram apontados como interessados.

"Benfica pagou muito dinheiro pelo meu passe, mas confio muito em mim". Julian Weigl chegou à Luz na última janela de transferências, proveniente do Borussia Dorttmund, numa operação em que o Benfica desembolsou 20 milhões de euros.
Numa entrevista concedida, neste domingo, ao diário A Bola, o médio alemão confessa que não acusa a pressão pelo que custou aos cofres encarnados, dando a garantia que "pode ainda ajudar mais a equipa".
"Sei que o Benfica pagou muito dinheiro pelo meu passe, mas confio muito em mim e nas minhas capacidades", começou por dizer Julian Weigl.
"Sou sempre eu jogando bem ou jogando mal. Sei que posso ajudar mais a equipa, sei que tenho de melhorar e controlar o jogo. É claro que quero fazer mais passes determinantes para os companheiros e com isso ajudar na nossa forma de jogar, marcar os ritmos do jogo, sobretudo do ponto de vista defensivo. Essas são as coisas que posso acrescentar à equipa. E, claro, acrescentar também a minha experiência: tenho muitos jogos internacionais nas pernas e acho que posso ajudar nessa parte", acrescentou o médio germânico de 24 anos que mantém as esperanças na conquista do vigente campeonato.
"É verdade que tivemos alguns jogos em que não conseguimos os resultados que pretendíamos, que era vencer, mas acho que ainda temos todas as hipóteses intactas para vencer o campeonato e a Taça de Portugal. E estou ansioso pelos próximos jogos", rematou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...