19 março 2020

Benfica prepara novo ataque de mercado na Alemanha; Rafael Leão condenado a indemnizar o Sporting em mais de 16M€. Conheça os dados que levaram a esta decisão; TAD não perdoa ofensas ao FC Porto na BTV e aceita providência cautelar sobre jogo à porta fechada no Dragão

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) indeferiu o recurso da Benfica, SAD no caso das ofensas ao FC Porto proferidas por Valdemar Duarte durante o relato do clássico das meias-finais da Taça da Liga, disputado em 22 de janeiro de 2019.
«Corja», «bandidos» ou «gentalha» foram alguns dos termos utilizados pelo jornalista, durante a emissão da BTV, para se referir aos jogadores e elementos afetos ao FC Porto, nomeadamente o diretor geral da SAD, Luís Gonçalves.
Na sequência da queixa apresentada pelos azuis e brancos junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, foi a SAD das águias condenada por aquele órgão ao pagamento de uma multa no valor de 34.430 euros, agora confirmada pelo TAD.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitou a providência cautelar apresentada pelo FC Porto relativa à punição de um jogo à porta fechada, determinada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por agressão a um agente desportivo, alegadamente por parte de um adepto dos azuis e brancos, na final da Taça de Portugal com o Sporting, em maio de 2019.

O Tribunal Arbitral do Desporto condenou Rafael Leão a pagar ao Sporting uma indemnização de 16,5 milhões de euros, ao considerar que o agora avançado do Milan rescindiu o seu contrato sem justa causa em 2018, na sequência do ataque à Academia. A decisão do TAD reconhece ao jogador o direito a receber do clube uma compensação de 40 mil euros pela alegada prática de assédio moral por parte de Bruno de Carvalho, em virtude de publicações nas redes sociais e instauração e imediato arquivamento de processos disciplinares. As custas do processo ascendem a 275 mil euros. O jogador poderá, agora, recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa, solicitando a anulação desta sentença.
De acordo com as informações recolhidas pelo Record, o TAD entendeu que os argumentos apresentados por Rafael Leão não eram suficientes para fundamentar uma rescisão por justa causa. O tribunal penalizou, nomeadamente, o facto de Rafael Leão ter regressado à Academia numa altura em que estava em gozo de férias, tendo enviado uma mensagem ao então presidente do Sporting na qual lhe deixava um agradecimento. O Record avança que é, inclusive, relatada uma segunda resolução de contrato com outro clube com o qual Leão alegadamente se comprometeu entretanto, desistindo do mesmo ato contínuo para voltar ao Sporting. Estes dados permitiram ao TAD concluir que os comportamentos de Leão após o incumprimento contratual que imputava ao Sporting não foram considerados perturbadores da relação laboral, para efeitos de cessação do contrato, que assim foi classificada como ilícita. Em contrapartida, o TAD não levou em linha de conta o valor de referência para a indemnização, que seriam os 45 milhões de euros da cláusula de rescisão do jogador, considerando-o desajustado da sua realidade salarial (5 mil euros mensais antes de impostos). Segundo o tribunal, os 16,5 milhões de euros seriam o encaixe de facto que o Sporting poderia esperar se negociasse Rafael Leão naquele momento.

O Benfica está a preparar um novo ataque à contratação de Robin Koch. O jogador do Friburgo é o preferido dos encarnados para reforçar o eixo da defesa na próxima temporada, avança o Record.
A contratação de um defesa-central é uma das prioridades para a próxima temporada, juntamente com laterais para os dois flancos, um médio de transição e um segundo avançado.
No caso do eixo da defesa, Rúben Dias e Ferro são titulares, Jardel, na fase final de recuperação de uma lesão do joelho direito, vai entrar no último ano de contrato e não é garantido que permaneça, e Morato ainda evolui na equipa B.
Mesmo que o campeonato esteja suspenso, os responsáveis encarnados têm estado em contacto, avaliando as opções para o reforço do plantel em 2020/21. No que se refere a centrais, Koch, de 23 anos, é o preferido da SAD liderada por Luís Filipe Vieira, na estratégia de formar uma superequipa e dotar a defesa de experiência e qualidade.
O internacional alemão está há muito identificado pelos encarnados, que tentaram contratá-lo em janeiro, na reabertura do mercado. O jogador fez saber que pretendia atuar numa liga de topo. Ainda assim, o Benfica não desiste de contratar aquele que é considerado como o patrão da defesa do oitavo classificado da Bundesliga.
A lista dos encarnados tem ouros nomes, mas o de Koch está no topo das preferências e, assim que o regresso do campeonato estiver acertado, e houver oportunidade, o Benfica voltará à carga pelo futebolista, sendo certo que a estratégia está a ser preparada. Os responsáveis do Friburgo já mostraram abertura para negociar, falta agora convencer o central, dado que as suas ambições têm sido outras.
O Benfica não descarta fazer uma operação de charme junto do central alemão, à imagem do que aconteceu com Julian Weigl, contratado em janeiro ao Borussia Dortmund, por 20 milhões de euros. O próprio médio pode ser um trunfo. Convencer o Koch a trocar a Bundesliga por Portugal é uma das missões e, passando a pandemia que varre o planeta, os encarnados não descartam trazer o jogador a Lisboa para visitar o clube e dar-lhe a conhecer o que poderá ter à disposição se aceitar ser jogador do Benfica. Em dezembro passado, um mês antes de assinar pelas águias, Weigl esteve em Lisboa. Visitou o Benfica Campus, o Estádio da Luz e viu imagens da festa do título no Marquês de Pombal, algo que o deixou sensibilizado. Depois, a insistência dos encarnados em contratá-lo fez o resto. “Tive sempre um bom diálogo com o Rui Costa, o presidente e o Tiago Pinto [diretor-geral para o futebol]. Senti que eles queriam mesmo que viesse e tive um ‘feeling’ especial. Para mim ficou claro que queria jogar aqui”, relatou Weigl, a 2 de janeiro, quando foi oficializado como reforço das águias.
No processo de Koch, o projeto desportivo terá um grande peso e o Benfica pode acenar com a presença na Champions, sem esquecer a presença de um compatriota como Weigl.

2 comentários:

  1. «TAD não perdoa ao Benfica...»
    FALSO!...

    "Ao contrário do afirmado em diversas notícias falsas hoje publicadas, o Sport Lisboa e Benfica viu o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerar procedente o nosso recurso referente ao conhecido caso Valdemar Duarte e determinar a anulação do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre este processo.
    Uma decisão tomada por maioria, conforme poderá ser comprovado na página 24 do referido acórdão do TAD (em anexo), que publicitamos em nome da transparência e da verdade, e desmentindo quem com intenção ou não, ou com base em fontes falsas, enganou os seus leitores sem cuidar de fazer as devidas verificações.
    Assim se destrói a credibilidade de projectos em que todos nos habituámos a confiar e em que queremos continuar a acreditar. Que sirva de exemplo!"

    SL Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O curioso disto tudo é que o Benfica sai ilibado da acusação e é a FPF vai ter de arcar com 4.900,00€ de custas judiciais.

      Para aprenderem melhor as leis e a sua aplicação. Bom era a FPF imputar esta despesa directamente às contas bancárias dos tipos do Conselho de Disciplina que a aplicaram.

      E já agora, melhor ainda seriam desinfestarem a FPF e LIGA dos muitos dragartos que dominam maioritariamente os diversos Conselhos... de Arbitragem, de Disciplina e de Justiça.

      Isso sim, seria serviço público em prol do Desporto e da verdade desportiva deste pobre país.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...