12 março 2020

Adão Mendes confessou que “padres” dos e-mails do Benfica eram árbitros. Teoria do MP (que os "padres" eram os comentadores de TV) na acusação a Francisco J. Marques 'cai'; Milan disposto a 'atacar' a Luz no defeso; FC Porto fez golos de bola parada em 17 das 24 jornadas já disputadas

Mais de 20 por cento dos 60 pontos conquistados pelo FC Porto no campeonato surgiram graças ao elevado aproveitamento da equipa dos lances de bola parada. Grandes penalidades, cantos e livres renderam um total de 14 pontos, o último dos quais obtido no fim de semana, contra o Rio Ave, revelando-se determinante para o empate (1-1) que manteve os dragões isolados no topo da classificação.
Mbemba foi o autor desse remate certeiro contra os vilacondenses, alcançado após um canto de Alex Telles, fazendo aumentar para 20 o número de golos que tiveram origem nas denominadas jogadas de laboratório. Tendo em conta que os portistas já festejaram por 50 vezes na competição, o peso daqueles lances (40%) é indesmentível. Na contabilidade pontual efetuada pelo jornal O Jogo, só cabem os golos de bola parada obtidos em oito jornadas do campeonato, mas, na verdade, o FC Porto festejou desta forma num total de 17 rondas – a competição leva atualmente 24. A única diferença para os restantes é que, pelo facto de a equipa também ter marcado de bola corrida nesses jogos, não foram cruciais na obtenção de pontos. Um bom caso é o golo de Zé Luís, no Estádio da Luz, contra o Benfica, apontado na sequência de um canto, que foi fundamental para abrir caminho à vitória (2-0). Contudo, neste exercício perde importância pontual porque Marega marcou mais tarde num jogada desenhada por Otávio. Ainda assim, não faltam exemplos do peso deste tipo de jogadas no resultado final dos jogos do FC Porto. O maior terá sido na deslocação dos azuis e brancos a Portimão, logo na quinta jornada. Na altura, uma grande penalidade cobrada por Alex Telles e um canto desviado por Marcano para o interior da baliza dos algarvios, somados a um golo de bola corrida alcançado por Zé Luís, renderam três pontos. Porquê? Simples: sem eles, a equipa de Sérgio Conceição teria perdido por 2-1. Como Rio Ave (canto), Sporting (canto), Benfica (penálti) e Boavista (livre), por exemplo, os lances de laboratório “só” renderam dois pontos, porque, se não tivessem sido concretizados, o encontro teria terminado com um empate. Frente ao Marítimo (canto), ao Belenenses (penálti) e ao Rio Ave (canto) o aproveitamento foi de um ponto, porque evitaram desaires.

Milan continua disposto a contratar Florentino. Apesar das mudanças no clube italiano, o interesse no médio do Benfica permanece e no mercado de verão poderá haver nova proposta, noticia-se em Itália.
O negócio não avançou no mercado de inverno, mas, o Milan poderá voltar à carga por Florentino Luís, em maio. O médio do Benfica continua nos planos do clube italiano e as mudanças na estrutura directiva e técnica não beliscaram o interesse, de acordo com a imprensa italiana desta quarta-feira.
Pouco utilizado no Benfica, Florentino Luís, 20 anos, poderá vir a ter a saída facilitada, nos próximos meses, e o Milan continua atento e estará na disposição de reformular a proposta inicial para um empréstimo com opção de compra do passe.

Adão Mendes confessou que “padres” dos e-mails do Benfica eram árbitros. O antigo árbitro de futebol e ex-observador da FPF e da Liga Portugal Adão Mendes, ouvido como testemunha pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em janeiro último, no âmbito caso dos e-mails do Benfica transmitidos pelo Porto Canal, confirmou ter assistido a alguns programas do 'Universo Porto da Bancada', entre abril e outubro de 2017, após ter sido alertado pelo filho que era um dos visados nas revelações semanais de Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto.
À procuradora do processo, Vera Camacho, o árbitro de Braga e um dos que comunicava com o comentador televisivo Pedro Guerra, então ligado à Benfica TV, confessou ter-se sentido “vexado” e “sob suspeita por parte dos seus concidadãos”, numa altura em que era juiz das Festas de Santiago.
No testemunho a que o Expresso teve acesso, Adão Mendes contou que conheceu pessoalmente Pedro Guerra na final da Taça de Portugal, entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, em 2913, justificando a posterior e regular troca de emails com o diretor da Benfica TV com a “profissionalização da arbitragem” em curso, a quem dava opiniões por conhecer as regras, a legislação e a terminologia.
Os conselhos de Adão Mendes a Guerra passavam ainda por telefonemas ao domingo à tarde, “de forma a preparar as suas intervenções em programas de televisão”.
Confrontado com o excerto de um email revelado por Francisco J. Marques, Mendes confessou que utilizava uma “linguagem” em que mencionava “padres” e “missas” para se referir aos árbitros e aos locais onde iam decorrer os jogos do Benfica. Ora, isto contraria a decisão do Ministério Público que acusou Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, de sete crimes - segundo o MP, J. Marques truncou e-mails propositadamente de forma a passar a ideia de que o Benfica controlava as arbitragens. Para o MP, os "padres" eram os comentadores de TV.
As mensagens em código foram justificadas por Adão Mendes à procuradora por “questões de confidencialidade”, um hábito entranhado que titulou de antigo, por o Conselho de Arbitragem exigir confidencialidade “aquando das nomeações”.
Na inquirição judicial, Adão Mendes defendeu ainda que os nomes de árbitros indicados nas mensagens dirigidas a Pedro Guerra, entre os quais Manuel Mota, “eram mencionados por terem uma profissão por conta própria e condições favoráveis para serem profissionais no futebol”, contrariando a tese que se tratavam de árbitros afetos à causa encarnada.
Da esfera do clube da Luz, o árbitro de Braga estendeu ainda os seus préstimos a Paulo Gonçalves, arguido no caso dos emails, que Adão Mendes referiu ter conhecido quando ainda era jurista no Boavista e que veio a reencontrar na dita final Taça de Portugal.
Ficou então com o endereço de email do ex-responsável pelo departamento jurídico do Benfica “por causa de um cartão que este lhe deu com contactos”, mas avançou que só o contatou por precisar de um advogado para tratar de um recurso na área desportiva para o filho.
No depoimento, Adão Mendes garantiu que Paulo Gonçalves apenas lhe indicou uma advogada do Porto - as despesas foram “asseguradas por si” -, o filho perdeu o processo e deixou de ser árbitro. Nos emails lidos e comentados por J. Marques no Porto Canal, o antigo árbitro negou a ideia que foi de que o filho “ganhou tudo, quando perdeu os recursos todos”. Questionado ainda se o filho foi candidato a árbitro assistente, confirmou a intenção, mas relevou ter chumbado nas provas, alegando que no programa passaram a “imagem que teve ajuda”.
No final do testemunho, garantiu que após a divulgação dos polémicos emails não voltou a falar com “alguém do Benfica”, por ter ficado “sem vontade de ter contato com o tema”, depois de ter estado tanto tempo desligado do futebol.
Recorde-se que Francisco J. Marques foi acusado de sete crimes por divulgar no Porto Canal conteúdos de e-mails internos do Benfica, após ter revelado ilegalmente 55 mensagens em vinte programas do programa 'Universo Porto da Bancada'.
Na acusação do Ministério Público, a que o Expresso também teve acesso, Francisco J. Marques é acusado de truncar os emails. O documento é, aliás, específico na questão dos "padres", garantido que a referência ao suposto controlo da arbitragem por parte do Benfica surgiu numa troca de emails entre Adão Mendes e Pedro Guerra, quando ambos abordavam a questão dos comentadores da TV.

15 comentários:

  1. Suas toupeiras corruptas, nojentos.
    Sim e o apito dourado e bla bla bla.(foi há 15 anos) daqui a 50,continuais a roubar e a vossa desculpa suprema é o apito dourado. Sois a merda do clube do estado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias estar a ver-te ao espelho quando escreveste estas tristes palavras.
      Vai ao Youtube e ouve o teu guru a maquinar e escolher árbitros com o responsável do Conselho de Arbitragem, ouve o teu guru a receber árbitros em casa na véspera de jogos, ouve as vigarices que esse sujeito que emporcalha o futebol há mais de 3 décadas e vê se ganhas um pouco de vergonha na cara.
      Nunca acuses os outros daquilo que és. Ou, se quiseres de outra maneira, nunca acuses outros clubes dos crimes que o teu clube pratica, sem teres a mínima prova.

      PS: A verdade é que nesta converseta dos mails ninguém apresentou um único facto, um único jogo, um único jogador, um único dirigene que tenha corrompido ou sido corrompido. Apenas uma narrativa de mentiras e suspeições para iludir gente pequenina com um cérebro ainda mais pequeno.
      E é por isso que vão ser condenados na Justiça. Porque o que fizersm é crime... em qualquer parte do mundo.

      Eliminar
    2. O Adão riu-se. Nunca acabem.

      Bibi, socio do slb e ex tutor do Anonimo das 10:01, lampião e um dos Terrores da casa de Elvas

      Eliminar
    3. “O TÚNEL DA MADALENA”

      [O túnel da “Madalena”, cujo início da construção data de meados da década de 80 do século passado, é uma cópia fiel, mas muito mais refinada, de um, bem mais antigo, o das Antas - esse túnel tenebroso onde se simulava a sodomização dos árbitros e que foi um altar de mêdo, boçalidade, coacção e violência.

      Um túnel apetrechado com um sistema de fios condutores “com tecnologia de ponta”, onde todas as chamadas telefónicas partiam ou chegavam à cabine controleira de Giorgio.

      Augusto Duarte e António Araújo, suspeitos aventureiros da noite, atravessaram-no, seguindo sempre, sempre em frente, e numa escuridão total, sem um único clarão, trouxeram do seu interior o envelope mágico, uma simples folha de papel que à luz do dia se transformou em cinco notas de quinhentos euros.

      Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado provaram no lusco-fusco desse túnel, os sabores de sexo oferecido, numa volúpia louca e corrupta de triste desfecho.

      Martins dos Santos, ao palmilhá-lo com subserviência durante anos, teve a sensação premonitória de que iria apitar o jogo inaugural no novo antro de Giorgio e foi-lhe feita uma revelação extraordinária – seu filho Daniel iria receber, um relógio de ouro. Enxovalhou-se.

      Carlos Calheiros, em classe turística, passou pelo túnel, pela Cosmos e pelo Brasil em velocidade supersónica, disfarçado de José Amorim. Primeiro sem factura/recibo, paga pelo grémio dos seus amores, depois desacreditado, exigindo-a!

      José Guímaro descobriu ali a sua mina de ouro e os seus famosos quinhentinhos. Ninguém o “segurou”. Pagou o seu atrevimento com uma estadia na cadeia. Os falsários safaram-se!

      Francisco Silva encontrou no túnel a grande desgraça da sua vida.

      Por lá passaram, José Silvano, Soares Dias, Rosa Santos, Isidoro Rodrigues, Donato Ramos, António Garrido e muitos, muitos mais, com muitos bons resultados!

      Na sua antecâmara, ainda toca uma “orquestra” bem afinada de observadores de árbitros, recrutados no tempo em que os títulos eram comprados em supermercados de fruta, segundo Ferguson.

      Um túnel que foi percorrido por José Pratas, aterrorizado, a galope e em marcha-atrás, acossado por uma matilha furibunda de cães selvagens.

      Hannah Danielle, Cláudia Cristiano e Celina Fonseca, à época, três prostitutas brasileiras, hoje em parte incerta, algures no Brasil, aí sentiram, no meio de alcovas, entre e contra as paredes e no próprio chão, o convidativo odor do dinheiro fresco do poder corrupto em troca dos seus quentes e íntimos favores.

      Carolina Salgado ali teve de chupar, engolir e aguentar as diatribes e a malina fétida das bufas e peidos de seu amante e senhor, enquanto a grana …fluiu pelas gavetas da mobília.

      Bobby & Tareco também lá marcaram o seu território. O papagaio cavou!

      Filomena Morais também passou pelo túnel da “Madalena”. Duas vezes. Perdeu-se. Nunca chegou a dar com a saída.

      A última que lá entrou, com a alcunha de “A Neta”, teve direito a um apartamento de quatrocentos mil euros e a uma princepêsca “pensão de sobrevivência” retirada dos parcos proventos de um velho careca!

      Muitas mais entraram. Nunca ninguém soube como saíram.

      Eliminar
  2. Realmente, o MP no caso da acusação a J Marques fez um "excelente" trabalho. Sim senhor, aquilo é que foi um esforço medonho para verificar e sustentar a sua tese de acusação. Que vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não precisam de verificar e sustentar a sua tese de acusação para receber o salário. Ficam ali a coçá-los.

      Eliminar
    2. A acusação é óbvia e a condenação será certa.
      Quem rouba correspondência privada comete um crime...
      Quem recebe correspondência privada e não a entrega imediatamente às autoridades competentes, comete outro crime...
      Quem divulga essa correspondência sem permissão, comete mais um crime...
      Quem divulga de forma deturpada a correspondência para injuriar e ofender as vitimas do assalto, continua a cometer crimes.

      Ora foi isto, ou parte disto, que o criminoso Narques fez. Por isto vai ser julgado e condenado.

      Quantos aos supostos crimes que divulgava no Porto Canal, tudo se resume a um enorme e gigantesco ZERO! Ninguém é capaz de dizer quando, onde e como aconteceu um caso de corrupção desportiva patrocinado pelo Benfica.

      10 anos de vida do Benfica escancarada na praça publica e ninguém encontrou pagamentos de "quinhentinhos" a árbitros, pagamentos de férias no Brasil a árbitros e suas famílias, recepção de árbitros em sua casa na véspera dos jogos para lhes dar "conselhos matrimoniais", fornecimentos de "fruta" e "café com leite" a árbitros amigos.
      E isto deixa-me orgulhoso e com pena dos adeptos do clube das putas, por não poderem dizer o mesmo.

      Eliminar
    3. E CORRUPTUS UNUM!!!

      Eliminar
    4. Viva o clube das putas!!!

      Eliminar
    5. FRUTA DO BENFICA? 200 euros uma, 300 euros duas, o tempo que quiseres com bilhete para o hotel e discoteca.

      Nuno Cabral, toupeira e menino querido do slb

      Eliminar
  3. Esta tentativa de lavagem dos crimes cometidos pelo insolvente Jota Marques só convence os já convencidos dragartos.
    Quem recebe correspondência roubada e a divulga de forma deturpada, comete vários crimes. Não há volta a dar.
    Por eles irá ser julgado e condenado.
    Quanto às deturpações e suspeições lançadas pelo criminoso Jota Marques, no Porto Canal, essa irão para o caixote de lixo da história, pois nada existe que as sustente. Não passam de mentiras lançadas por um mentiroso profissional, para enganar os papalvos azuis e brancos e os seus aliados de ocasião, o clube das riscas verdes e brancas.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Viva o clube das putas!

      Eliminar
    2. FRUTA DO BBENFICA? 200 euros uma, 300 euros duas, o tempo que quiseres com bilhete para hotel e discoteca.

      Paulo Gonçalves

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...