16 fevereiro 2020

Sporting e SC Braga manifestam solidariedade a Marega. "Somos todos Moussa", diz Sérgio Conceição. FPF pede castigo severo

Em comunicado, o Sporting reagiu aos insultos racistas manifestados contra Moussa Marega no encontro desta noite entre Vitória de Guimarães e FC Porto.
Os leões repudiam «qualquer acto de racismo e preconceito social», enaltecendo que «as autoridades devem agir em nome de todos aqueles que pretendem elevar o desporto e a sociedade portuguesa.»

Comunicado na íntegra:

«O Sporting Clube de Portugal vem por este meio manifestar a sua solidariedade com o jogador Marega do FC Porto e repudiar qualquer acto de racismo e preconceito social.

Os valores que o Sporting Clube de Portugal defende não se reveem neste tipo de comportamento e consideramos, mais uma vez, que as autoridades devem agir em nome de todos aqueles que pretendem elevar o desporto e a sociedade portuguesa.

Os acontecimentos desta tarde em Guimarães merecem toda a nossa atenção e preocupação e apenas em conjunto conseguiremos erradicar estas atitudes dos estádios em Portugal.

Ao jogador, todo o nosso apoio.»


Também o SC Braga reagiu, através do twitter, aos incidentes em Guimarães, que levaram Moussa Marega a abandonar o encontro depois de ouvir insultos racistas.
«Hoje e sempre, somos pelos valores do desporto e da dignidade humana. Pelo Marega, por todos!», pode ler-se.

"Somos todos Moussa". O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, recorreu às redes sociais para apoiar o seu jogador Moussa Marega, alvo de insultos racistas no encontro deste domingo frente ao Vitória de Guimarães. O técnico dos 'dragões' publicou uma fotografia na qual o presidente do clube surge com Marega, com a descrição «Somos todos Moussa», seguindo-se a hashtag 'Não ao racismo', em inglês.

FPF pede castigo severo. Através de comunicado assinado pelo presidente Fernando Gomes, a Federação Portuguesa de Futebol saiu também em defesa de Moussa Marega, vincando que insultos racistas não podem deixar de ser severamente punidos.

Eis o comunicado:

«Os comportamentos racistas são intoleráveis numa sociedade aberta e evoluída.

Os autores de insultos racistas devem ser identificados e levados perante a justiça.

A Federação Portuguesa de Futebol repudia comportamentos racistas, venham de onde vierem e seja qual for o local em que se verifiquem.

Este domingo à noite, o jogador Moussa Marega foi alvo de insultos racistas que não podem deixar de ser severamente punidos, num episódio grave e condenável.

Nenhum cidadão pode rever-se e muito menos pactuar com atitudes racistas e xenófobas.

A Federação Portuguesa de Futebol manifesta a sua solidariedade com o atleta Moussa Marega. Enquanto presidente da FPF, asseguro que tudo continuarei a fazer para que os adeptos que não respeitam o futebol fiquem definitivamente à porta dos estádios. Este é um combate urgente de toda a sociedade.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...