21 fevereiro 2020

Adeptos do Benfica atacados após o jogo na Ucrânia; O defesa que vai tentar convencer o Benfica; Adeptos do Vitória SC arriscam até cinco anos longe dos estádios; Shakhtar não vencia em casa para a Europa há 7 jogos

O Benfica perdeu ontem em Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, e manteve a estatística negativa do clube ucraniano: desde que se mudou para Kharkiv, em fevereiro de 2017, o Shakhtar sofreu sempre golos nos jogos disputados em casa para as competições europeias. 
No entanto o clube ucraniano regressou, frente ao Benfica, aos triunfos europeus em casa, o que não havia acontecido nas últimas sete partidas.

Adeptos do Benfica atacados após o jogo na Ucrânia. Um grupo de adeptos do Benfica que se deslocou à Ucrânia para assistir ao encontro frente ao Shakhtar Donetsk foi alvo dum ataque, no final da partida, à saída do estádio, por parte de ultras afetos ao clube ucraniano.
As agressões, segundo o jornal A Bola, aconteceram perante a complacência das forças de segurança de Kharkiv e obrigou um dos ofendidos a deslocar-se ao hospital para ser observado, tendo sido submetido a exames complementares de diagnóstico.

Adeptos do Vitória SC arriscam até cinco anos longe dos estádios. Os adeptos do Vitória de Guimarães que estão a ser identificados por terem proferido insultos racistas ao jogador Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques, arriscam a interdição de acesso a recinto desportivo por um período que vai de um a cinco anos.
Em causa está o inquérito criminal do Ministério Público de Guimarães em curso, que já identificou cerca de 20 adeptos da bancada nascente. A PSP está a recorrer “a testemunhos e imagens de videovigilância”, confirmou fonte policial. Se os adeptos identificados forem constituídos arguidos, também podem ser impedidos de entrar em estádios preventivamente.
Ou seja, se a interdição a aplicar for preventiva, antes do julgamento, ela acaba quando houver sentença. Se for acessória, após a condenação, pode ir de um a cinco anos. A interdição pode ser condição para a suspensão da pena de prisão, uma vez que a moldura penal para os crimes de discriminação racial é igual ou inferior a cinco anos de prisão, o que permite a suspensão pelo juiz.
Em desfavor dos adeptos está o facto de os insultos terem sido presenciados pelo procurador do Ministério Público que assistia ao jogo no âmbito do projeto “Prevenção e Combate aos Fenómenos de Violência nos Espetáculos Desportivos”, que leva magistrados aos recintos para conhecerem o fenómeno “in loco”.
“É necessário assegurar que sejam aplicadas medidas de interdição de entrada em recintos desportivos a todos os adeptos com comportamento criminalmente relevante”, disse Lucília Gago, procuradora-geral da República, quando apresentou o projeto. Em Portugal, existem 108 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos, mas só três por racismo.

Mitaj vai fazer testes no Benfica Campus, no Seixal. O anúncio foi feito pela empresa que representa o jovem defesa-central dos gregos do AEK, a Nilson & Partners Sports Agency.
Mitaj viajará para Portugal já no dia 9 de março, para mostrar qualidades aos responsáveis do Benfica, que fizeram um pedido ao emblema de Atenas para que o jogador esquerdino, de apenas 16 anos, se deslocasse ao nosso país. Antes, a partir do dia 1, o jogador seguirá para os Países Baixos, onde irá prestar provas nas instalações do Feyenoord. Apesar de apenas ter 16 anos, o internacional albanês sub-17 já participou em vários torneios de desenvolvimento da UEFA. Neste momento, é escolha habitual na equipa de juniores do AEK. Além de central, Mitaj desempenha também a função de lateral-esquerdo e de médio-centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...