20 janeiro 2020

"Arremesso de tochas? As sanções desportivas são a melhor solução"; Ex-FC Porto pode regressar à Europa. Dragões podem lucrar?

O arremesso de tochas e petardos durante os jogos deve ser punido com sanções desportivas aos clubes, como a perda de pontos ou derrotas, disse esta segunda-feira à agência Lusa o advogado e docente de Direito do Desporto Alexandre Mestre.
"Nós temos uma lei bastante avançada e não é por falta de legislação que as coisas não funcionam como deviam", referiu Alexandre Mestre, que defende ainda o "reforço do sistema de revista" à entrada nos recintos desportivos e de videovigilância.
Em causa estão os acontecimentos recentes verificados no estádio José Alvalade, durante o Sporting-Benfica (0-2), em que o arremesso de tochas e petardos levou a que o jogo fosse interrompido por alguns minutos devido à formação de uma nuvem de fumo.
Esta situação acontece com alguma regularidade nos estádios e pavilhões portugueses e ainda no início do ano teve como palco o Vitória de Guimarães-Benfica, da 15.ª jornada da I Liga, em que o jogo esteve interrompido pelo arremesso de tochas e cadeiras.
"O atual sistema de responsabilizar objetivamente os clubes e sociedades desportivas, independentemente da culpa, pelo comportamento de adeptos e simpatizantes não é a melhor solução", sustenta o advogado e docente de Direito do Desporto.
Essas sociedades desportivas e clubes, segundo Alexandre Mestre, "têm que despender elevadas verbas [em multas] por comportamento incorreto de espetadores, que, muitas das vezes, nem são seus adeptos, e isso assim não resulta".
"As sanções desportivas são a melhor solução. Todo e qualquer adepto quando arremessa petardos, participa em rixa e causa problemas de violência associada ao desporto tem que perceber que essa conduta tem uma influência desportiva negativa no seu próprio clube", defende.
Como as multas ficam a cargo do clube, quem arremessa engenhos pirotécnicos não é penalizado, mas esta situação já seria diferente, segundo o especialista, se a sanção fosse desportiva, pois aí o adepto já a 'sentiria na pele'.
"Por outro lado, acho que deveria haver um reforço no sistema de revistas à entrada dos recintos desportivos, porque não se tem revelado eficaz. Falo pela minha experiência pessoal, que tenho entrado em diversos estádios sem ser, praticamente, revistado", referiu.
Ainda de acordo com Alexandre Mestre, "a lei proíbe a entrada de artefactos e engenhos pirotécnicos nos recintos desportivos e criminaliza o seu arremesso", mas se estes entram é porque "falha esse mecanismo de controlo de acesso". "Tem que haver um reforço na deteção desses produtos", completou.
O advogado defende ainda o reforço do sistema de videovigilância existente nos recintos desportivos, no sentido da pronta identificação dos infratores, para que desta forma possam ser responsabilizados e punidos pelos seus atos.

O ex-jogador do FC Porto, Juan Fernando Quintero, está a ser colocado pela Radio Del Plata na calha do Ajax por valores a rondar os 15 milhões de euros. O conjunto europeu está longe de chegar à cláusula do internacional colombiano, que está avaliada em 30 milhões de euros.
Quintero tem contrato até junho de 2022, e recentemente tem sido apontado como uma das possíveis saídas da equipa de Marcelo Gallardo.
Recorde-se que os responsáveis dos milionários já tinham recusado perentoriamente uma proposta do Génova pelo jogador de 26 anos, por não atingir a cláusula.
Parte interessada poderá ser o FC Porto já que, segundo algumas notícias, ainda detêm uma percentagem de 20% do passe do internacional colombiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...