14 dezembro 2019

Sporting coloca Renan do mercado e tem novo alvo (na Liga) para a baliza; Lateral-esquerdo apontado ao Benfica; "Nada preocupado", diz Sérgio Conceição sobre a confusão no Jamor

Já passou quase uma semana, mas a confusão gerada no túnel do Jamor, no intervalo do Belenenses-FC Porto, não dá mostras de passar ao esquecimento, apesar do voto de silêncio estrategicamente feito pelos dois clubes e pelos protagonistas de um episódio que meteu até agressões. As acusações proferidas por Pedro Ribeiro, treinador da equipa lisboeta, e captadas por um operador de câmara da SIC, apontam, pelo menos, nesse sentido.
Durante o flash-interview da SIC, realizado após a derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa e cuja versão integral aquele canal só ontem exibiu, Sérgio Conceição foi convidado a comentar a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol de enviar para a Comissão de Instrutores da Liga um processo que, lia-se no curto comunicado do órgão federativo, «será mantido em segredo até ao fim do inquérito».
A pergunta foi esta: «Está preocupado com esta abertura do inquérito em relação ao jogo com o Belenenses?»
Agora, a resposta: «Não. Nada preocupado.»
E por aqui se ficou o treinador do FC Porto, que até poderá ser convocado pela Comissão de Instrutores (CI) da Liga a apresentar a sua versão sobre os factos ocorridos no último fim de semana. Porém, antes de proceder à interrogação de testemunhas, a CI vai querer visualizar integralmente as imagens recolhidas pelas câmaras de vigilância do Estádio Nacional existentes no túnel e a caminho dos balneários.

Elías Pereyra volta ao radar do Benfica. Elías Pereyra, lateral-esquerdo do San Lorenzo, 20 anos, volta a ser colocado pela imprensa argentina no radar do Benfica, que estaria disposto a fazer uma proposta pelo jovem. 
Sem espaço no clube argentino, onde esta época apenas fez um dos 16 jogos da equipa, Pereyra termina contrato em 2021.

Renan tem a porta de saída aberta em janeiro, na reabertura do mercado de transferências. Segundo O Jogo, a possibilidade tem vindo a ganhar consistência entre as partes, entenda-se o Sporting e o próprio atleta, devido à reduzida utilização do guardião por parte do técnico Jorge Silas, que alterou a hierarquia dos guarda-redes depois do brasileiro ter sofrido uma lesão no adutor da perna direita num treino após o encontro com o Belenenses SAD, no passado dia 11 de novembro.
O quadro é simples de explicar. Renan, percebendo que tem vindo a perder o estatuto anterior, vincado publicamente pelo treinador Jorge Silas de aposta em atletas da formação, pretende jogar com regularidade na presente fase da carreira, pelo que admite a saída para atingir esse objetivo, dado o contexto que entende ter pela frente. Renan, de resto, na época passada, foi decisivo na conquista da Taça da Liga e Taça de Portugal, ambas através do desempate por grandes penalidades. O brasileiro saiu como herói nas duas finais. Porém, alguma inconsistência exibicional e, sobretudo, a resposta dada por Luís Maximiano no duelo da Liga Europa frente ao PSV Eindhoven – o primeiro após a lesão contraída por Renan – contribuíram para que Jorge Silas mudasse a sua perceção quanto à hierarquia que estava definida desde Marcel Keizer, técnico holandês que iniciou a temporada. O jogo de Barcelos para a Liga, no passado dia 1, pese a derrota por 3-1, deixou Luís Maximiano por cima e o treinador leonino conversou com o próprio, dando-lhe confiança e segurança para o futuro, transmitindo-lhe igualmente a ideia de que é uma aposta consistente e não circunstancial.
Pois bem, a partir daí, para a Taça da Liga, Renan, com alguma intranquilidade, surgiu como titular em detrimento do campeonato frente ao Moreirense e anteontem, ao abrigo da rotação, voltou a competir, sendo expulso na primeira parte. A SAD, carente de encaixe financeiro, e percebendo que a a resposta de Luís Maximiano vai ao encontro às necessidades, escreve o diário, dá luz verde à negociação do guardião, que chegou a ser abordado no verão com a possibilidade de uma mudança para o campeonato alemão. O regresso ao Brasil não é de descartar.

Conversas por Pasinato. Segundo avança o jornal A Bola, o Sporting está no mercado por um guarda-redes e o atual titular do Moreirense, Mateus Pasinato, está a motivar conversações entre os dois emblemas.
O guardião brasileiro, de 27 anos, emprestado pelo humilde XV de Piracicaba ao emblema de Moreira de Cónegos, tem vindo a destacar-se na Liga o que motivou o interesse dos leões.
Ainda de acordo com o diário, o Sporting dará interesse a Pasinato por este ser mais barato que Makaridze, outro dos guarda-redes referenciados.

1 comentário:

  1. SÉRGIO CONCEIÇÃO É UM "AZARADO"...
    POR ISSO NADA O PREOCUPA. MUITO MENOS INQUÉRITOS DA FPF...

    Sérgio Conceição tem a infelicidade de ser o treinador mais azarento do mundo, onde tudo lhe acontece sem que seja necessariamente sua culpa.

    - Em 2012 vimos o fim da linha para o Sérgio, que deixou de treinar o Olhanenense após uma azarenta troca de insultos e ofensas, em alto volume, com o Presidente Isidoro Sousa.

    - Em 2015, no estádio Axa, perdeu a paciência e mais uma vez teve o azar de agredir o presidente da Académica de Coimbra.

    - Como se isso não bastasse, desgraçadamente, ainda em 2015, foi acusado de insultar e ameaçar o Presidente do SC Braga, António Salvador.

    - Em 2019 Sérgio Conceição foi suspenso por 8 dias por lesar a honra e reputação de um adepto com quem teve uma altercação no jogo entre FC Porto e SC Braga.

    - Em 2019 o azar voltou a bater à porta e agora há imagens e som que o acusam de agredir ao soco o treinador da Belenenses SAD, Pedro Ribeiro.

    O problema é que o azar não tem fronteiras e uma pessoa azarenta em Portugal também o é noutro país qualquer, como por exemplo na Bélgica.
    - Em 2006, ainda como jogador, teve o azar de ser suspenso pelo comité desportivo belga pela seguinte razão:
    «O jogador reagiu optando pela violência. Ele ameaçou a autoridade, até a integridade do árbitro. É a única decisão possível para não arriscar ofuscar a regra: Não se pode descartar a possibilidade que ele recomeça, pelo menos a curto prazo.»

    É possível ser-se ainda mais azarento?!

    Com Sérgio Conceição não há limites e apesar destes infortúnios, a verdade é que já foi expulso 10 vezes na sua carreira de treinador, sendo que 4 delas foi somente em ano e meio ao treinar o FC Porto!

    Dentro e fora de portas, Sérgio Conceição espalha a sua “elegância” junto de árbitros, discute, grita, gesticula, não raras vezes acusa os árbitros de falta de coragem para assinalarem o que Sérgio Conceição entende que deve ser assinalado.

    E sabem qual o local predilecto de Sérgio para se altercar com os árbitros!?
    Adivinha fácil! É o túnel de acesso aos balneários! Ora vejam lá, em 14 de Setembro de 2018, ao intervalo do empate caseiro entre Porto e Chaves dirige-se ao árbitro Vitor Ferreira e diz-lhe: “só houve 15 minutos de tempo útil de jogo, que é isto puto? Estás a brincar com o nosso trabalho?”.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...