07 dezembro 2019

Pinto da Costa arrasa a arbitragem (e o VAR) no Bessa, deixa farpas ao Benfica e à Sporttv; Tottenham regressa às vitórias com goleada

O Tottenham, treinado por José Mourinho, voltou às vitórias no campeonato de maneira impressionante, aplicando cinco golos sem resposta ao Burnley em jogo da 16.ª jornada da Premier League
Uma primeira parte de luxo garantiu de imediato o 3-0, com exibição impecável do coreano Son, que terá marcado o golo da temporada - Kane marcou aos 5, Lucas Moura aos 9 e Son, então, com um correria imparável, assinou o 3-0.
No segundo tempo mais dois golos - Kane de novo, aos 53, e Sissoko, aos 73 - e afastado o fantasma da recuperação do adversário, como tinha acontecido com West Ham e Bournemouth, A equipa londrina apanha provisoriamente o Wolves no quinto lugar com 23 pontos. 

Pinto da Costa arrasou, este sábado, a arbitragem portuguesa, nomeadamente a utilização do VAR. O presidente do FC Porto afirmou que a introdução desta ferramenta no futebol português só foi boa para "alguns" e que o segundo golo ao Benfica diante do Boavista, ontem no Bessa, nunca seria validado na Liga dos Campeões.
"Acho que isto é um problema mais fundo do que estarmos focados nos mais recentes casos anormais. A FPF, numa preocupação constante em melhorar o futebol, lançou o VAR. Com as melhores intenções, certa de que iria beneficiar a verdade dos resultados e do futebol. Há que louvar esse esforço. Mas depois, na prática, verifica-se que isso foi bom só para alguns", começou por dizer Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal, prosseguindo.
"Sem estar em entrar em juízos de valor, vou-me restringir aos fatos. No jogo com o Paços de Ferreira, o Otávio sofre um penálti e o árbitro a metro e meio dele e não assinalou. O VAR, com todas as condições para comodamente ver o jogo, não interveio. Ontem, foi a mesma coisa com outros figurantes e outros favorecidos: o Benfica. O senhor Jorge Sousa tinha obrigação, até porque o CA é o árbitro número 1 português... Mal vai a arbitragem se for normal que o árbitro número 1 tenha analisado lances como estes. E toda a gente, todos os críticos [na imprensa], são unânimes em considerar que foi grande penalidade. E o VAR também não assistiu. O senhor Hélder Malheiro, há pouco dias, no Vizela-Benfica para a Taça de Portugal, teve decisões em termos de cartões amarelos que seriam os segundos e que foram perfeitamente diferentes conforme as cores das camisolas", explicou.
Pinto da Costa acredita ainda que o VAR só funciona para um lado e que há "pessoas" que têm de ser afastadas desta função nos jogos do campeonato.
"O VAR foi uma feliz iniciativa da FPF, mas se depois na prática se as pessoas que estão no VAR só interferem quando se trata para um lado em lances como estes, tão cruciais, essas pessoas não têm condições para poder estar no VAR. Compete ter a coragem para assumir isso e não os colocar lá. Não é duvidar da seriedade deles. É apenas constatar a sua incapacidade de perante os factos terem a reação necessária de chamar a atenção do VAR", vaticinou.
O presidente portista criticou ainda a Sport TV, nomeadamente o antigo "fiscal de linha" de Hélder Malheiro, acusando ainda a estação televisiva de "falta de seriedade".
"Um aspeto para mim muito importante, ontem todos os analistas foram unânimes em considerar que o golo [do Benfica] foi ilegal. Mas na Sport TV, no [programa] juízo final.... Quem a vê, paga. Quando se paga um serviço, temos de exigir, no mínimo, seriedade. O senhor que estava lá a analisar, que por acaso, só por acaso, até ao ano passado foi fiscal de linha do Hélder Malheiro, foi o único, que mesmo perante as imagens, conseguiu ver que não havia falta. Aqui sim, assumo que é uma falta da seriedade da Sport TV em ter pessoas incapazes de serem corretas na sua análise e a defraudar a verdade que nós estamos a ver e a pagar. Repito, a Sport TV faz muito milhões à custa dos contribuintes e dos assinantes. Isso é que é lamentável. É uma questão que se deve refletir. Os responsáveis da Sport TV, se tiverem o mínimo de vergonha, acho que devem estudar bem o assunto e não permitir que estejam a contribuir para a mentira no futebol", frisou.
Por último, Pinto da Costa deixou também uma farpa ao Benfica por conta do fraco desempenho dos encarnados na Liga dos Campeões.
"Não são uma preocupação nossa. São uma realidade. Evidentemente que, em termos de Liga Europa, temos sido prejudicados por não haver VAR. Ainda no último jogo foi assim. Entendemos que há lances difíceis de analisar e que o VAR é uma ferramenta importante. Agora, se for para não assinalar as coisas quando são para determinado lado é evidente que o VAR não é preciso para nada. Estamos preocupados com os nossos jogos. Sentimos que há coisas que estão a acontecer e que não deviam acontecer. Não é por acaso o nosso nível exibicional e os nossos resultados são mais ao menos idênticos em Portugal ou em qualquer prova no estrangeiro. Há outros que, se calhar, têm mais dificuldades. Se houver lances como aquele que houve ontem no Bessa, nunca poderiam ser golos numa Liga dos Campeões", rematou o líder azul e branco.
Na conferência de imprensa deste sábado, de antevisão ao jogo com o Belenenses SAD, o Sérgio Conceição afirmou subscreve as palavras do presidente do FC Porto.

5 comentários:

  1. O Gungunhana de Contumil já não bate bem da bola, cada vez mais chéché. Vê-lo a falar é a imagem de uma múmia pútrida a cair aos pedaços, cada vez mais senil.
    No fim troca as ideias e diz que afinal era penalty para o Benfica. Caiu-lhe boca para a verdade.
    Deve andar a tomar pervitina para se manter de pé. A pastilhas azuis já não funcionam.

    ResponderEliminar
  2. Grande jogatana do benfica! O pinto da costa que não é burro sabe disso e deseperado salta para os media desesperado aproxima-se rapidamente a hecatombe futebolistica e económica do fcp e ele tente lançar a jangada e agarra-se a ela deseperado. Mas só diz baboseiras , foi um banho de bola

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não esperava ver o Pinto da Costa todo borrado, ainda antes do Natal.
    Sim não pensem que ele já vê mal e não conseguiu vislumbrar o que passou realmente na jogada do golo do Cervi. Ele bem viu que o Cervi se antecipou, ganhou posição e marcou um golo limpo. A falta que existiu foi do defesa do Boavista que se deixou antecipar e, ao tentar pontapear a bola, acabou por pontapear a perna do Cervi. Só não foi marcado penalti porque da jogada resultou golo. E penalti, seguido de golo, não se marca...
    A câmara que Sportv mostrou, no Juízo Final, não deixou a mínima dúvida sobre o que descrevi. Infelizmente os "comentadores oficiais" mostraram bem ao que andam e a quem servem. Uma vergonha. A começar no trio de estarolas d'O Jogo até ao ressabiado do Record. Se tivessem vergonha na cara, pediram desculpa aos leitores...
    Mas uma coisa é certa: no FCP andam todos borrados com a subida de forma do Benfica. Eles sabem que estão à beira da falência e uma nova não ida à Champions seria fatal para o futuro. Daí esta reacção inaudita (sobretudo, se tivermos em conta que foi mais numa arbitragem anti-benfica...), tentando pressionar as próximas arbitragens.
    Elesa« anda todos borrados...
    E NEM SABEM A ALEGRIA QUE ISSO ME FAZ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SportTV, ou BTV2?

      Tiago Rocha, ex arbitro auxiliar despromovido à AF de Lisboa, na SportTv, foi o único especialista da arbitragem que considerou o golo legal. Quem colocou na SportTv esse "especialista" despromovido à AF Lisboa?

      O FC Porto anda todo borrado? E na Luz fez uma 2^parte com treino de recuperação com bola, e com OLÉS!

      Definitivamnete, os CORRUPTOS DE CARNIDE quando jogam com equipas da Champions, são mesmo o Bate Borisov de Portugal. Quem é que somou zero pontos numa fase de grupos na Champions, quem foi? Nem o Paços, ou Estoril somaram zero pontos numa fae de grupos da Liga Europa, esses registos extraordinários, não é para todos, só mesmo para os CORRUPTUS de Carnide!

      PRENDAM-NOS!!!

      E CORRUPTUS UNIUM

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...