22 novembro 2019

Tottenham pode atacar na...Luz; Notáveis do Benfica criticam OPA. "Devia-se era investir no futebol. Se existir vergonha na cara, a SAD devia levar o caso a uma AG do clube. Vamos gastar 32 milhões a remunerar amigos”"

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela SGPS sobre a SAD, num investimento de 32,2 milhões de euros, está a gerar críticas dos adeptos. Não entendem a necessidade de reforçar a posição na sociedade até 95% quando o clube já tinha o controlo (66,6%). Preferiam ver os milhões da OPA investidos na equipa de futebol. A oferta de cinco euros por ação, mais 81% do que a cotação no dia anterior ao anúncio da OPA, e o ganho de investidores de referência – o maior supera os 11 milhões de euros – também é censurada. Há quem afirme que se vão “gastar 32 milhões a remunerar amigos” e quem peça “uma investigação”.
A maioria dos adeptos ouvidos pelo JN reconheceu ser detentora de ações, mas garante que não as irão vender, especialmente pela ligação sentimental. Rui Gomes da Silva, principal rival de Luís Filipe Vieira e candidato à presidência nas próximas eleições, considera a operação “desastrosa” e lança um forte ataque. “Trinta e dois milhões de euros para quê? Para impedir o quê? Uma OPA hostil, quando os estatutos e a forma como está construída a SAD a impedem. Devia-se era investir no futebol”, disse ao JN, acrescentando: “Se existir vergonha na cara, a SAD devia levar o caso a uma assembleia-geral do clube”.
O antigo dirigente questionou o facto de se “pagar cinco euros a quem há um ano pagou ações a apenas um”. “Agora, vamos gastar 32 milhões a remunerar amigos”, diz.
Bruno Carvalho, antigo candidato à liderança do clube, seguiu idêntica linha de raciocínio. “Mete-me confusão que alguém tenha andado a comprar individualmente ações a 1,05 euros e que de repente o Benfica ofereça cinco. Gastou perto de três milhões e vai vender por 14,6 em dois anos”, disse. Para o economista, que se referia ao maior acionista – José António dos Santos, com 12,71% –, a situação é no mínimo “estranha” e “devia ser investigada”.
Como a SGPS garante aos elementos dos órgãos sociais o pagamento do mesmo valor quando deixarem o clube, Luís Filipe Vieira assegura 3,7 milhões de euros se quiser vender. A questão levanta dúvidas sobre um eventual conflito de interesses, já que ele aparece em simultâneo do lado do vendedor e do comprador.
O assunto é avaliado com ironia por Rui Gomes da Silva: “Já nem falo disso, pois como o presidente nunca sairá, a não ser que seja derrotado em eleições, isso não preocupa. Mas pode ser que as venda e ainda vamos ser surpreendidos de que não teria nenhuma”. Também Bruno Carvalho considera esta situação “estranha”.
Já o ex-dirigente Gaspar Ramos também não percebe este movimento. “Se há passivo para liquidar e é preciso investir no futebol, não vejo vantagem em comprar ações que não afetam o poder do clube na SAD”.
Refira-se que o controlo da SAD está blindado há muito e resulta dos 40% de ações de categoria A na posse do Benfica, sem possibilidade de serem tituladas por terceiros e com poderes especiais de deliberação nas matérias sensíveis.
Apesar da OPA da Benfica SGPS, a SAD continuará em Bolsa, já que deseja beneficiar de todos os mecanismos do mercado, essencialmente de financiamento, como os empréstimos obrigacionistas.

Rúben Dias é um dos alvos de José Mourinho para reforçar a defesa. De acordo com o jornal inglês ‘The Telegraph’, o técnico português pretende reforçar o eixo da defesa, na reabertura do mercado, sendo que já tem os alvos bem definidos. 
Além do defesa do Benfica, Mourinho também está atento a Nathan Aké, do Bournemouth e que é também um alvo do Chelsea para a próxima época.

5 comentários:

  1. Lá vao o mourinho,o mendes e o Orelhudo, mamar umas comissoeszinhas do saco azul do carnide, e levar mais um cepo para o campeonato ingles,como o Lindelöf .Pobre tottenham, nunca mais te endireitas.

    ResponderEliminar
  2. o Pedro Correia, do blog és a nossa fel, sabe-a toda!!!

    quem critica o que quer que seja, é viúva brunista.

    mas se for o Pedro Correia a fazer as mesmas criticas, é por amor ao clube e para ficar o aviso para no fim vir o Pedro Correia no alto da sua moral dizer que bem avisou a malta...

    é perfeito o Pedro Correia!! nunca falha e já sabia tudo à séculos e ele ainda se dá ao trabalho de nos avisar, nós é que somos todos burros, ele só não acerta é nos números do euromilhões...esses não há maneira de adivinhar para ver se vai morrer bem longe num destino paradisíaco à escolha dele mais os cães amestrados dele que acham que por escrever num blog sao mais sportinguistas que os outros!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó anónimo das 11:54!

      E fosses para a escola aprender a escrever português?

      Foda-se, que são erros uns atrás dos outros!

      Eliminar
  3. O JN, um pasquim andrade a caminho da falência, vai entrevistar 2 portistas que se dizem adeptos do Benfica, com ambições de tomar o poder para depois o lixar, opiniar sobre uma operação que foi excelente e que permite a Vieira cumprir a promessa quando prometeu devolver o Benfica aos sócios, que é o Benfica Clube.

    Depois de ter devolvido o Estádio, agora devolve a grande maioria das acções da SAD, operação que poderá abrir outra possibilidades e futuras remunerações importantes quando houver distribuição de dividendos.
    Isto só foi possível porque o Benfica tem dinheiro para o fazer, ao contrário dos dragartos que nem dinheiro têm para alimentar os seus atletas.

    ResponderEliminar
  4. Aqueles que ajudaram o Benfica, quando o clube tanto precisava, é justo que possam ser ressarcidos pela ajuda que deram em 2004. Nessa altura compraram acções a 5€ e agora o Benfica, já com a situação financeira resolvida, propõe-se pagar o mesmo valor pelas acções que compraram. Nada de mais correcto e justo.

    Caberá agora a cada um dos detentores das acções decidir se vende ou não as acções ao Benfica. Se decidirem vender, o Benfica agradece e devolve o dinheiro que esses benfiquistas adiantaram em 2004, num momento difícil da vida do clube. Se decidirem não vender, o Benfica, como pessoa de bem, fez o que tinha a fazer, ficando de consciência limpa e tranquila.

    É claro que certos patetas, com esses tais "adeptos" que o JN (transformado num pasquim ao serviço do FCP) decidiu "ouvir", só conseguem ver defeitos e negociatas em todas as decisões que esta direcção do Benfica decida tomar.
    Talvez daqui a uns tempos percebam a importância de ter a esmagadora maioria das acções na posse do clube, sobretudo tendo em vista encontrar um parceiro privilegiado que facilite a prossecução da actual estratégia de internacionalização do clube. Mas isso só o futuro dirá.

    Apenas uma coisa já se sabe: seja qual for a decisão que vier a ser tomada no futuro, o JN poderá ir entrevistar os mesmos, que certamente continuará a estar contra...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...