20 novembro 2019

Polaco à experiência na Luz; Os milhões que Vieira receberá quando deixar o Benfica

A Sport Lisboa e Benfica SGPS SA, uma das empresas de topo da esfera das águias, anunciou uma oferta de aquisição (OPA) de ações da SAD encarnada que não estão nas suas mãos. A SAD tem vários acionistas, desde o construtor civil José Guilherme, conhecido por ter oferecido 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, à Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, passando por outros benfiquistas e investidores anónimos que compraram os títulos desde 2001. Mas há mais: o próprio Luís Filipe Vieira e outros membros da administração são acionistas. Só que, nestes últimos casos, estão impedidos de vender as ações. Por agora.
Na presente oferta lançada pela “holding” Sport Lisboa Benfica SGPS SA sobre a Benfica SAD, cujo anúncio preliminar foi enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as ações de Luís Filipe Vieira, de Domingos Soares de Oliveira, de Nuno Gaioso Ribeiro e de outros membros de órgãos sociais não podem ser adquiridas. Quer isto dizer que todos estão impedidos de vendê-las à “holding” do clube ao preço da operação, os 5 euros – o preço a que os títulos foram vendidos a acionistas em 2001.
Contudo, no futuro, o atual presidente e os seus colegas de administração podem vir a vender estes títulos àquele preço. Segundo o anúncio, está inscrito que será “proposta pelo oferente [Sport Lisboa Benfica SGPS SA] aos membros de órgãos sociais a compra, aquando da respetiva cessação das funções em causa, das ações de que são titulares ao preço da oferta e demais condições aplicáveis aos destinatários da oferta”.
Ou seja, Luís Filipe Vieira e outros membros da administração, quando deixarem esses cargos, poderão vender os seus títulos a 5 euros – independentemente do valor a que as ações da SAD estiverem a negociar nessa altura, já que, apesar da oferta, o Benfica quer manter esta sua empresa cotada em bolsa. Esta segunda-feira, antes do anúncio da OPA, os títulos tinham fechado a valer 2,80 euros, o que mostra que há um prémio significativo, de 79%, no preço oferecido aos atuais acionistas.
No caso do presidente dos encarnados, quando o deixar de ser, e se aceitar a proposta que então será feita, poderá encaixar 3,77 milhões de euros, já que tem, atualmente, mais de 763 mil ações da SAD das águias.
É, claramente, o gestor do clube da Luz que mais dinheiro poderá fazer, já que é aquele que mais títulos possui. Seguem-se Nuno Gaioso Ribeiro e José Silva Appleton, que têm 500 ações cada um, pelo que conseguirão 2.500 euros. Domingos Soares de Oliveira, com 50 títulos nas suas mãos, encaixará apenas 250 euros, se a proposta for aceite.
A operação tem ainda de ser confirmada. O seu lançamento, agora anunciado preliminarmente, carece de registo prévio junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Havendo luz verde, terá de ser publicado um prospeto onde serão dadas informações sobre o clube.

Polaco Samborski à experiência. Michał Samborski, de 15 anos, estará à experiência no Benfica Futebol Campus até sexta-feira para tentar convencer os responsáveis das águias a contar com os seus serviços. O jovem avançado polaco chegou ao Pogon Szczecin em 2016, clube com o qual assinou contrato até 2022 em janeiro.

2 comentários:

  1. Há 2 anos quando as acções estavam a 0.70, escrevi que as pessoas deviam comprar acções do Benfica porque iriam estar a 5 euros dentro 2-3 anos. Agora já estão. Digo mais, dentro de 3-4 anos, no máximo, estarão a 10 euros.
    O Vieira só irá recuperar o dinheiro que investiu no clube, quando ninguém o fazia, se vender as acções que possui a 5 euros, mas perde porque a inflação de 19 anos comeu metade do valor.
    De certeza que quando sair do Benfica dentro de 5 anos as ações já estarão a mais de 10 euros.

    É lidar dragartos falidos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Alverquense sair será enjaulado, por isso, não sairá.

      É lidar galináceos.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...