14 outubro 2019

Tubarões pode avançar por 'pérola' do FC Porto; A renovação mais esperada em Alvalade; Benfica tenta 'despachar' jogador

O Benfica pretende resolver a situação de Andrija Zivkovic já no mercado de janeiro. Segundo o Record, a SAD quer encontrar uma solução para o extremo sérvio, que pode passar não só pelo empréstimo como pela transferência em definitivo. A ideia, claro está, é rentabilizar o jogador, que esta temporada ainda não foi utilizado, nem tão-pouco convocado.
Um ativo parado... não rende e os encarnados sabem disso. Por isso, a ideia do empréstimo passa por recuperar Zivkovic do ponto de vista desportivo. A menos de dois anos de terminar contrato com as águias, acentua-se o risco de sair sem qualquer retorno, tanto desportivo, como também financeiro. A SAD também não exclui a venda do passe do sérvio, mas sabe que será extremamente difícil, até pelo contexto atual, que algum clube avance para a compra. Sabendo que o contrato termina em 2021, além do facto de Zivkovic não ser um jogador nuclear para Bruno Lage, Vieira e seus pares estão já a trabalhar numa solução satisfatória para todas as partes. As águias dão preferência à sua permanência na Europa.
Como é natural, o ex-Partizan de Belgrado, de 23 anos, não está agradado com o seu estatuto no plantel e quer jogar com regularidade, uma vez que tem aspirações de continuar a ser convocado para a seleção, tendo em conta o Europeu de 2020.
Zivkovic não fecha as portas à saída em janeiro, mas a questão não é tão simples quanto isso. Além do salário elevado (esta época é de quase 3 M€ brutos), no último verão o pai e agente do jogador, Jovica Zivkovic, fez exigências que inviabilizaram a saída para os franceses do Nice, que, tal como o nosso jornal noticiou em tempo oportuno, estavam na disposição de avançar para a contratação do internacional sérvio, por empréstimo. Resta saber se a variável entrará de novo em equação, em janeiro.
Quanto a Zivkovic, vive uma época completamente atípica porque, como já se disse, ainda nem sequer foi convocado por Bruno Lage, que tem preferido outras opções.
O extremo foi contratado em 2016, após terminar contrato com o Partizan, como uma das maiores esperanças do futebol europeu, mas raramente correspondeu às expectativas. A altura em que o sérvio rendeu mais na equipa do Benfica foi quando substituiu Krovinovic no centro do terreno, no 4x4x2 de Rui Vitória (2017/18). A partir de então, foi sendo cada vez menos utilizado até ao eclipse total.

O processo tendente à renovação de Bruno Fernandes deverá ficar concluído esta semana. O jogador está ao serviço da seleção nacional e as partes acordaram fechar o acordo após a dupla jornada da equipa das quinas na fase de qualificação para o Euro 2020, garante o CM.
Os termos do referido acordo estão globalmente definidos. Bruno Fernandes passará a ganhar um salário anual bruto na ordem dos 4 milhões de euros (aufere agora 3 milhões). Este valor, contudo, está dependente de ajustes que podem acontecer, decorrentes da parte que falta acertar: prémios por objetivos. Neste item entra o número de golos e de assistências feitos pelo médio de 25 anos.
A renovação, de resto, tem apenas que ver com questões financeiras. O tempo de duração do contrato mantém-se inalterado (termo em 2023). Também a cláusula de rescisão irá manter-se nos 100 milhões euros.
Por definir está uma salvaguarda que garante ao jogador poder decisão se chegarem propostas concretas acima de valor a determinar. Caso o Sporting as rejeite, Bruno será recompensado.
O Tottenham, que no último defeso chegou a ter acordo com Bruno Fernandes – Sporting não aceitou proposta de 45 milhões mais 20 por objetivos – poderá voltar à carga em janeiro.

Os tubarões europeus não se esqueceram de Fábio Silva. O jovem ponta-de-lança do FC Porto, de apenas 17 anos, é um dos mais reconhecidos valores da sua geração e essa é uma aura que continua a alimentar a atenção que alguns dos maiores clubes do Mundo lhe têm dispensado, apesar do pouco tempo de utilização que tem tido esta temporada. De acordo com as informações recolhidas pelo Record, o hat trick marcado por Fábio Silva, na sexta-feira, pelos sub-19 de Portugal à Itália (vitória por 4-1), teve eco especialmente entre os gigantes transalpinos. E hoje há um novo particular com a mesma equipa...
O potencial do avançado está ampla e detalhadamente documentado pelos departamentos de observação dos maiores clubes europeus – por exemplo, Juventus, Inter e Atlético Madrid, entre outros. A vecchia signora tinha já Fábio Silva referenciado ainda antes da renovação contratual a que este e o FC Porto chegaram em junho deste ano e que permitiu aos dragões aumentarem consideravelmente a sua cláusula de rescisão que, à altura, se situava nos 10 milhões de euros – a atual fasquia permanece em segredo. Caso as negociações entre Fábio Silva e a SAD não tivessem chegado a bom porto, a Juventus estava preparada para avançar com uma proposta formal para levar o jovem para Turim.
A atenção não esmoreceu e durante as últimas semanas foram várias as equipas que marcaram posição sobre Fábio Silva. Tendo em vista um futuro quadro de transferência, os clubes procuram ganhar primazia em relação a demais concorrentes e, em primeira análise, antecipar-se à possibilidade de o seu valor de mercado subir a pique ou de o FC Porto avançar com uma nova proposta de renovação que lhe permita blindar ainda melhor um dos seus mais entusiasmantes valores. É nesta perspetiva que também o Atlético Madrid, de Espanha, e o Inter, de Itália, têm apalpado terreno...
Para já, o próximo terreno no qual verão Fábio Silva será o do Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, onde os sub-19 portugueses voltam a enfrentar esta tarde a sua congénere de Itália, às 17 horas. Por volta das 20 horas, o ponta-de-lança já estará de regresso à Invicta, onde amanhã de manhã continuará a lutar por novas oportunidades na equipa principal do FC Porto.
Estreia pelo plantel principal, estreia no Estádio do Dragão, estreia nas competições europeias... O arranque de temporada tem sido, apesar da escassa utilização, um concretizar de sonhos contínuo para Fábio Silva e, sem grande surpresa, o próximo passará por estrear-se a marcar oficialmente. A próxima oportunidade para alcançar este objetivo poderá surgir já este fim de semana, quando os dragões enfrentarem o Coimbrões, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
A proximidade do jogo com o Rangers, dia 24, poderá levar Sérgio Conceição a promover alguma rotação este sábado e Fábio Silva está na dianteira para ser um dos eleitos pelo técnico. Com Marega condicionado e Zé Luís desgastado pela seleção, o português poderá chegar-se à frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...