10 outubro 2019

"Pano de fundo: o Sporting está falido. Ponto final"; Dragões atiram-se a 'ajudas' ao Sporting. "O Sporting está a ser beneficiado com apoios que não são permitidos a outros clubes"; Afastado cenário de vendas do FC Porto em janeiro

A SAD do FC Porto anunciou esta quinta-feira um resultado líquido positivo de quase 10 milhões de euros, o que contrasta com o resultado negativo de pouco mais de 28 milhões de euros apresentado no exercício passado. Apresentados, os números, Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, aceitou comentar a situação financeira do Sporting, designadamente o acordo alcançado com a banca para a reestruturação financeira, anunciado na noite de quarta-feira.
"Não queria estar na situação financeira do sporting e felizmente não estamos; estamos tranquilos", começou por dizer o administrador portista. "Que eles façam tudo ao seu alcance para sair da situação em que estão, agora o Sporting está a ser beneficiado com um conjunto de apoios que não são permitidos a outros clubes", concluiu.
Questionado, a fechar, sobre os custos do pessoal apresentados pela SAD do FC Porto, Fernando Gomes apontou no sentido de que continuará a figurar entre os 80 milhões de euros. "Os custos vão manter-se por aí. Se houver agravamento, será por boa razão desportiva, será sinal que pagaremos prémios aos jogadores. Nesse sentido, até esperamos que venha a agravar-se".

Afastado cenário de vendas do FC Porto em janeiro. Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, assume que a sociedade azul e branca fizera contas a contar com a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Questionado sobre o peso dessa ausência na questão do fair play financeiro, Fernando Gomes mostrou-se tranquilo. "Em termos de fair play financeiro, este ano será tão ou mais desafiante do que os outros, porque desde 1992/93 o FC Porto só falhou a Champions por quatro vezes. A não entrada traz constrangimento acrescido, claro. Posso assumir que não estávamos à espera. No orçamento estavam previstos os valores da Champions que vão fazer falta, mas que serão amortecidos pelos bons resultados que obtivemos nos exercícios anteriores", esclareceu.
Vender jogadores na reabertura do mercado em janeiro? O administrador da SAD afasta o cenário: "As nossas preocupações não são vender em janeiro, dezembro ou fevereiro. Temos até 30 de junho para fazermos mais-valias. Não há pressão para resolver em janeiro", disse, apontado até o valor que a SAD espera fazer: "Há um valor pensado para as mais-valias que temos de fazer, que são de 65 milhões de euros"

"Pano de fundo: o Sporting está falido. Ponto final". A anunciada reestruturação financeira com a banca do Sporting é mesmo um perdão de dívida, esclarece Camilo Lourenço, e não passa de um "balão de oxigénio". O economista sublinha que este alívio das contas não tira o Sporting da falência, nem evita que a solução para o problema em questão possa passar pela venda da própria SAD.
Em entrevista à RR, Camilo Lourenço começa por explicitar que a reestruturação financeira, conseguida com acordos com Millennium BCP e Novo Banco, "configura mesmo uma espécie de perdão dos bancos ao Sporting" e anuncia que a operação "levanta três questões".
"O que é que o Sporting vai fazer a partir de agora? Porque este perdão não resolve o problema, alivia. Segunda questão, os outros clubes vão perguntar porque é que é este favor ao Sporting e porque é que este favor não é extensível a outros emblemas. E é uma pergunta legítima. Terceiro, quem é que depois paga tudo isto? É um problema que diz respeito à sociedade toda: cada perdão que estes bancos concedem a um clube vai ter de ser pago por alguém. Aliás, já está a ser pago. Com injeções financeiros do Estado, de nós todos, nos bancos", declara.
Frederico Varandas apresentar-se-á aos sócios, na assembleia geral da noite desta quinta-feira, em Alvalade, "com um conforto que não tinha" antes. Ainda assim, Camilo Lourenço avisa que o perdão da dívida não tira o Sporting da falência e preconiza a venda da SAD leonina:
"Pano de fundo: o Sporting está falido. Ponto final. Com esta situação financeira, o mais urgente para o presidente do Sporting e qualquer um que venha a dirigir SAD e clube é garantir que essa pressão financeira se alivia. Foi exatamente isso que Frederico Varandas conseguiu. Isto não quer dizer que o problema está resolvido, porque a pressão sobre o Sporting continua e o Sporting vai ter de ser muito imaginativo. E quando digo imaginativo, suspeito que vai ter de vender a própria SAD para resolver o problema, porque já não tem muitas formas de fazer isto."
Quanto ao lado dos bancos, segundo o economista Camilo Lourenço, estes preferem receber algo, em vez de nada receber.
"Os bancos não querem esticar demasiado a corda, porque sabem que podem perder ainda mais do que vão perder com este perdão de dívidas ao Sporting. Ou seja, é preciso que os sócios questionem Frederico Varandas sobre o que é que vai ser feito daqui para a frente, para evitar que este seja mais um daqueles perdões e mais um daqueles balões de oxigénio de que o Sporting beneficiou nos últimos anos", explica.

11 comentários:

  1. És muito sério Oh Camilo...!!! Deixa lá ver o que disseste disto??
    O BES compra 1.832.530 Acções da SAD do Benfica

    O BES aceitou, de Manuel Vilarinho, um processo semelhante em tempos. Este fez um empréstimo sob penhor das acções que tinha do Benfica, que foi aceite pelo BES. Em tudo semelhante a uma VMOC visto mais tarde o banco ter sido obrigado a executar o penhor ficando dono de 1.832.530 acções da SAD do Benfica.

    No meio desta operação o BES perdeu 8.4 Milhões de Euros.

    O BES vende as acções da SAD com perda de 77,1%
    Ou seja o BES comprou estas acções, como as VMOCS ao Sporting, por um valor total de 8.4 Milhões de euros. E acabou a vender as mesmas ao Benfica em 2017 a um valor de 1.9 Milhões d euros.

    ResponderEliminar
  2. A idiotice no seu melhor – as acções dadas para garantia do empréstimo eram do Vilarinho não eram do Benfica – ou seja quem recebeu o empréstimo foi o Vilarinho e não o Benfica!
    Isto foi um empréstimo pessoal, não foi a um clube.

    Meu Deus a que chega a imbecilidade para disfarçar o perdão!

    ResponderEliminar
  3. Aí está o Camelo da Lourença a vomitar alarvidades!

    Também pertenceu ao grupo que dizia que o diabo estava para chegar a Portugal logo a seguir às eleições de 2015 e como se viu enfiou um barrete e tem engolido tudo o que tem vomitado.

    Agora, o lampião vomita sobre o Sporting ao dizer que está falido, mas esquece-se que o Sporting nunca precisou da ajuda do governo (ministra Ferreira Leite) para se safar de descer de divisão como aconteceu com o seu clubeco em 2002, quando aceitou as acções duma SAD que nem sequer estava cotada na Bolsa, como garantia duma divida ao Fisco de 2 milhões de contos. E já pagaram essa divida ou fizeram o mesmo ao Fisco, que depois vieram a fazer ao BES?

    Foi o próprio Vilarinho a dizer na BTV (na altura era o presidente) que teve que falsificar documentos para poderem participar na 1ª. divisão.

    Enfim! Este desgraçadito que foi corrido de todos os canais de TV onde antes era comentador, teve que se virar para o YOUTUBE para vomitar as suas bojardas sobre economia.

    Hoje com a sua credibilidade de lampião sem crédito, vem vomitar sobre o Sporting, sem nunca se ter debruçado sobre o seu clube, quando ainda há pouco tempo foi acusado de ser o 2º. maior devedor da europa e os seus colegas do Jornal de Negócios lhe terem chamado UMA DAS 50 SOMBRAS que tinham levado o BES à falência!

    E os 68 milhões que roubaram À C.M.Lisboa quando da avaliação dos terrenos para a construção do novo galinheiro, como o disse um relatório da PJ, já o pagaram?

    Como estão atolados até às orelhas com seis processos por crimes atentados contra o MP e os organismos do futebol, aproveita este sacana para tentar aliviar a pressão do seu clube, tentando atirá-la para cima do Sporting.

    Mas há algum clube neste País que tenha sido tão beneficiado que o clube das toupeiras, desde terrenos dados pela CMLisboa para construção de 2 estádios nos últimos 65 anos, até aos favores que lhe deram como o perdão de 18 milhões de impostos?!

    ResponderEliminar
  4. Concorrência desleal,,, assim até o belenenses se tinha safo, ou não??

    ResponderEliminar
  5. Sergio...sergio....
    Vê lá o comunicado da Sad do benfica datado de 2 de Junho de 2017 e depois fala-me do Viravinhos...
    Há idiotas e há os que comem geladinhos com a testa.

    ResponderEliminar
  6. O comunicado da SAD informa que o BES vendeu as acções que executou ao Vilarinho, anónimo das 21:08. Ou seja, um banco aceitou como garantia acções de um clube de um cidadão para garantir um empréstimo particular, não de um clube.
    Seria o mesmo que tu dares acções para garantir um empréstimo pessoal.
    Como o cidadão não cumpriu o banco em causa executou a garantia tomando posse das acções e depois vendeu as mesmas.
    Não houve nenhum perdão como está acontecer agora! Muito pelo contrário, houve uma execução de uma dívida!
    Idiota és tu que não consegues entender o óbvio.

    ResponderEliminar
  7. Sergio... sergio...
    Não conseguiste entender? O Estado ( nao o lampianico) falhou contigo.
    O Bes vendeu as acões... bla bla bla.
    Poderia elencar( entendeste a palavra?) várias situações do teu clube ou de alguma bracito direito. Mas irias ficar ainda mais frustrado pois não ias
    Compreender outra vez.
    Mais um geladinho com a testa para o serginho
    E esperamos todos que as novas oportunidades te permitam pelo menos um trabalhito. Mas primeiro... estudar um bocadito tá? E não tentar ofender pois com a tua incapacidade de expressar algo... ninguem te compreende.

    ResponderEliminar
  8. Não foi o estado, foi o banco que aceitou acções como garantia de um particular e não de um clube, consegues entender isto?
    Que é que isto tem a ver com perdões???
    Agora desvias o assunto, querendo começar com as estafadas conversas da dívida do orelhas, etc.

    Faz um esforço palerma, pode ser que chegues lá!
    Envia o gelado no traseiro que deve estar em brasa...

    ResponderEliminar
  9. Serginho... serginho...
    Desceste ao nîvel onde já não vou.
    Falta de argumentos levam à má educaçao. Tipico! O Estado falhou contigo...
    Força!

    ResponderEliminar
  10. Sérgio Sousa, nunca discutas com um lagarto. Não aprenderás nada com eles e, pior, serás arrastado para o mundo da imbecilidade em que vivem e onde são imbatíveis devido à experiência de imbecilidade que acumularam ao longo dos anos.

    Nunca te esqueças que eles vivem numa realidade paralela resultante da ficção que eles próprios criaram. Toda a gente sabe que o Sporting está falido, menos os sportinguistas que vêm sucessos desportivos e financeiros que mais ninguém vê.
    O perdão de 100M€ que agora receberam da Banca é a prova que a própria Banca já não acredita ser capaz de recuperar o dinheiro que lá enterrou. Para os sportinguistas não só não houve perdão, como houve uma grande capacidade de negociação do Varandas, que foi capaz de vergar os doutores da Banca.
    Varandas que disse hoje ter tirado o Sporting da falência.
    Da falência deixada pelo anterior presidente Bruno Carvalho (já expulso de sócio) que, por sua vez, também apregoou aos sete ventos ter tirado o Sporting da falência deixada pelo anterior presidente, também devidamente expulso de sócio da colectividade...

    Um clube falido há anos, que vive da esmola dos empréstimos bancários e respectivos perdões (que irão ser pagos pelo contribuintes portugueses) e que, como muito bem disse o seu actual presidente é um "clube de malucos".

    E, com malucos, não vale a pena discutir...
    Até porque no fim da discussão, seja qual for o tema, para eles a culpa será sempre do Benfica.

    ResponderEliminar
  11. Ahahaha Um clube de malucos com adeptos malucos! :-)

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...