31 outubro 2019

FC Porto 'atira-se' à dureza do Marítimo: "Sem limites!"; JN diz que Benfica "ligou insistentemente...exigindo um pedido de desculpas" mas que "não confunde as instituições com quem temporariamente as representa"; CNID reage: "O Benfica sabe que cometeu uma ilegalidade"

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) reagiu esta quinta-feira ao episódio ocorrido no Estádio da Luz, onde o Benfica impediu o Jornal Notícias de cobrir o encontro com o Portimonense, da jornada nove do campeonato.
"O Benfica sabe que cometeu uma ilegalidade seja qual for o pretexto invocado. O direito à informação é irrevogável e um grande clube com o Benfica não se deve ver envolvido em situações reprováveis a todos os níveis", surge escrito em comunicado.
"O CNID espera que o Benfica volte rapidamente a agir na legalidade, como é de bom tom numa instituição com tantos pergaminhos. E espera que a Liga de Futebol aja de forma a prevenir situações como esta, porque causam um dano indelével à sua imagem e não se passam em competições com elevado nível de organização", acrescenta.
Recorde-se que, também esta quinta-feira, o Benfica explicou o impedimento, ao mesmo tempo que o Sindicato de Jornalistas apresentou uma queixa na ERC.

Entretanto o Jornal de Notícias, através de um Editorial, reage às 'desculpas' do Benfica para não deixar entrar o seu jornalista no estádio da Luz. Leia o que escreveu o diário:

A direção do Benfica e a violação da Lei


A direção do Sport Lisboa e Benfica decidiu não passar a acreditação a um jornalista do Jornal de Notícias para o jogo de quarta-feira, frente ao Portimonense, e impedir o acesso ao Estádio da Luz, numa flagrante violação da Lei. O direito de acesso à informação foi ilegitimamente violado e é inegociável.


O repórter do JN, que se dedica praticamente em exclusivo a noticiar as atividades do clube, numa relação profissional clara e transparente ao longo dos anos, fez, mesmo assim, o que lhe competia: foi ao estádio para trabalhar e, impedido pela direção do clube, participou o caso às autoridades, para que este siga o seu caminho processual.


Pergunta o leitor: o que leva a direção de um clube a proibir a entrada de um repórter cuja missão é informar? Por escrito, a direção do Benfica só esta quinta-feira explicou, através da sua newsletter, que aguardava um esclarecimento da Direção do JN sobre declarações proferidas, na passada segunda-feira, por um jornalista numa conferência de Imprensa no Rio de Janeiro. Antes, sem que o clube tenha assumido formalmente as razões da proibição, o diretor de Comunicação ligou insistentemente para a Administração da Global Media, detentora deste diário, e para a Redação, exigindo um pedido de desculpa do JN, por escrito, mas que se manteria sob reserva.



Em causa estão considerações meramente pessoais de um outro jornalista do quadro do JN e expressas como tal na conferência de Imprensa do treinador Jorge Jesus, após o jogo frente ao CSA. Considerações pessoais que precederam a formulação de perguntas, essas sim objetivas. E que, como todas as opiniões, em nada vinculam o Jornal de Notícias, mas apenas quem as profere.



A opinião do jornalista em causa também não foi refletida em qualquer texto ou vídeo publicados pelo JN, tendo a notícia, na tradição secular da separação entre factos e opinião, respeitado todos os procedimentos e regras deontológicas inerentes ao exercício da profissão.



O Jornal de Notícias, instituição centenária, orgulha-se dos pergaminhos de isenção, imparcialidade, seriedade e honestidade que sempre pautaram esta marca, seja dos poderes económicos, religiosos, políticos ou clubísticos.


O Jornal de Notícias não confunde as instituições com quem temporariamente as representa. E não deixará, com maior ou menor dificuldade, de prosseguir a sua missão.



A Direção



FC Porto 'atira-se' à dureza do Marítimo: "Sem limites!". O FC Porto publicou no Twitter um vídeo onde surgem vários lances do Marítimo-FC Porto (1-1) nos quais os dragões sublinham aquilo que consideram ser a excessiva dureza dos jogadores insulares.

Recorde-se que os dragões haviam lançado duras críticas à arbitragem do encontro, liderada por Jorge Sousa, sublinhando que o árbitro "não teve critério".

11 comentários:

  1. Acho que o Marítimo se está a cagar.. merda de Catão só mesmo do Conceição..

    ResponderEliminar
  2. alem de serem donos disto tudo, fazem e acontecem como se lhes da na real gana...nunca acontece nada. benfiquistao neste pais de brincadeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro cagãzito!!! Donos disto tudo??!!! Depois de um empate com um golo escandalosamente validado vem este manel dizer merda para aqui.. bem à imagem do boneco cagão. Com este já são 4 jogos com o colinho do costume. Puta que pariu.. já meteis nojo!! Sem limites é a puta da cara de pau que têm estes desdentados!!

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Depois deste comunicado nojento, que apenas serve para revelar que o JN se transformou num pasquim ao serviço do clube local, deve o Benfica continuar a não lhe conceder qualquer privilegio na entrada do Estádio. Se querem informar o publico que o lê, que comprem um bilhete para assistir aos jogos.

    PS: espero e desejo que o JN seja mais um dos pasquins a abrir falência e a fechar as portas. Pasquins (jornais são outra coisa, pois são sérios, objectivos e isentos...) não fazem falta ao país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Legário Benfiquerença31 de outubro de 2019 às 20:46

      Jà faltou mais. As tiragens têm vindo a baixar ano após ano. O grupo já despediu várias de dezenas de escribas e preparam-se para despedir mais. Espero ansiosamente que fechem as porta assim como o resto dos pasquins do mesmo grupo.
      São um jornal centenário que se tornou um esgoto a céu aberto, vendido à Camorra.
      A envergonhar quem os fundou.

      Eliminar
  5. As jogadas que o FCP destaca no vídeo deviam ser distribuídas a TODOS os árbitros pedindo que apliquem cartão amarelo sempre que qualquer jogador, incluindo os jogadores do Porto, cometam faltas similares.
    Ia ser bonito ver o Pepe ou o Marcano a serem expulsos todos os jogos.

    ResponderEliminar
  6. Só uma pergunta:
    Onde é que andava o CNID quando um clube e a CS desportiva andavam a divulgar mails roubados?
    Nessa altura, o douto Dr. Manuel Queiroz, ilustre presidente da "coisa", não sabia que era uma ilegalidade?

    ResponderEliminar
  7. EuroBic processa ex-eurodeputada Ana Gomes por comentários sobre lavagem de dinheiro
    Instituição presidida pelo antigo ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos afirma que as "afirmações e insinuações" de Ana Gomes são "falsas" . VAI SENTAR-SE NO BANCO, AH AH AH - mais uma derrota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Gomes anda a coleccionar processos Judiciais. Agora que a reformaram como deputada deve ter pouco que fazer e precisa de processos para passar o tempo...
      É a única explicação que encontro para tão desbocadas intervenções, sem fundamento nem provas para as sustentar. Outra explicação seria do seu foro psicológico, mas não quero acreditar nisso.

      Eliminar
  8. Sem vergonha na cara!
    Por favor vejam ou revejam o golo que, aos 85 minutos, deu o empate ao FCP.
    1. O árbitro não viu a falta do Pepe sobre o guarda-redes... o VAR também não...
    2. O árbitro não viu que foi a mão do Soares a enviar a bola para a baliza... o VAR também não...
    3. A bola entrou ou não entrou? O Jorge Sousa disse que sim... o VAR não desmentiu.

    Na mesma jogada, dois lances de falta e uma dúvida.
    Árbitro e VAR decidiram sempre a favor do FCP.

    E ainda se queixam da arbitragem?
    Deve ser por estarem mal habituados.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...