20 outubro 2019

Alverca reage a queixa do Sporting com alguma ironia. Juristas dão razão ao...Alverca; Da reestruturação financeira ao naming do estádio: a opinião de ex-presidente do Sporting

Apesar de afastado dos desígnios do clube, José Roquette acompanha a atualidade leonina e revela-se satisfeito com o acordo de reestruturação financeira. "Pelas informações que tenho, em termos de VMOC e na negociação do passivo é um passo positivo, não posso deixar de reconhecer", assinala o empresário, que também entende a resistência da Holdimo: "Alguma da componente acionista pode sentir-se menos confortável, é normal. Tudo vai mesmo depender de uma solução mais pesada que passa por um upgrade da estrutura financeira da Sporting SAD no futuro. Isso vai acontecer, inevitavelmente, pois o caminho é este", defende José Roquette, que, recorde-se, foi pioneiro a criar a primeira SAD desportiva em Portugal.
Frederico Varandas admitiu a possibilidade de mudar o nome do Estádio José Alvalade para Cristiano Ronaldo, uma ideia que merece profundas reservas do... neto do fundador, José Roquette, e não por razões emocionais. "Eu logo de início não iria vender esse ativo de uma forma menos sustentável. O marketing e o valor de mercado têm um bocadinho a ver com os resultados, e é evidente que numa série de resultados negativos o valor de marketing tem uma componente mais negativa", alertou o empresário, certo de que "a relação do clube com os adeptos é muito mais importante do que esses ativos meramente imobiliários". A intervenção de Roquette perante os sócios, a propósito deste tema, foi aplaudida no Auditório Artur Agostinho.

Avança queixa contra o Alverca. Ribatejanos reagem. Juristas dão razão ao Alverca. A queixa dos leões baseia-se na alegação de que o futebolista do Alverca ainda estava suspenso preventivamente no dia do jogo, pois só foi notificado da suspensão (de dois jogos) no dia seguinte, sexta-feira, quando foi divulgado o mapa dos castigos. No entender do departamento jurídico do Sporting, enquanto não tivesse conhecimento do castigo que lhe seria aplicado, Luan não poderia jogar, por estar sujeito à suspensão preventiva automática, desconhecendo-se se seria sancionado por jogos ou, no limite, até, apesar de pouco provável, por um período de tempo. Os dirigentes leoninos baseiam-se no ponto 3 do artigo 37 do Regulamento de Disciplina da FPF que determina que a suspensão preventiva “impede qualquer agente desportivo de exercer, durante de esse período, qualquer cargo ou atividade desportiva”.
Um argumento que não convence os especialistas ouvidos pelo jornal Record. “A sanção de suspensão por jogos oficiais aplicada a jogadores é cumprida na competição em que foi aplicada e no decurso da época desportiva em que a decisão que a aplicou se tornar executória”, explicam os juristas recorrendo ao ponto 1 do artigo 40 do RD. Desta forma, o brasileiro teria sempre de cumprir castigo no Campeonato de Portugal.
O presidente do Alverca, Fernando Orge, garante estar “tranquilo” e prefere não alimentar uma polémica que, no seu ponto de vista, nem existe. “O regulamento é tão explícito que uma estrutura tão profissional como é a do Sporting não devia sentir qualquer problema em interpretá-lo”, refere , “espantado” quando a FPF lhe comunicou que o jogo se encontra “sob averiguação”.

1 comentário:

  1. Os jogadores do Alverca até festejaram publicamente a vitória frente ao Sporting mas no balneário estavam todos lixados porque tinham estabelecido que ganhar por menos de 3 era derrota.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...