15 agosto 2019

Leões ainda sonham com regresso; Sporting 'força' saída de Bas Dost. Holandês vai rejeitando propostas. Zenit chega aos 15M€ + Emiliano Rigoni; Sérgio Conceição é a solução da crise; Defesa do Benfica de saída. Espanha pode ser o destino

Germán Conti está na porta de saída do Benfica. Sem espaço nas opções de Bruno Lage, os responsáveis benfiquistas pretendem agora encontrar uma solução para o central e, ao que o jornal Record apurou, à Luz até já chegaram propostas para comprar o passe do jogador. Sendo o quarto central da hierarquia na equipa principal – atrás de Rúben Dias, Ferro e Jardel –, Conti terá escassas oportunidades de poder ir a jogo, pelo que a saída é vista como a melhor solução entre as partes. Ainda assim, os responsáveis benfiquistas apontam a libertar o defesa por valores próximos de 15 milhões de euros. 
A verdade é que ao clube da Luz até já chegaram ofertas de Espanha, por valores a rondar os 7,5 milhões de euros, mas Luís Filipe Vieira quer ‘esticar’ os montantes da venda do jogador, que chegou ao Benfica no início da época passada por 4,3 milhões de euros. Apesar da escassa utilização, a direção das águias quer rentabilizar o investimento feito e, com esse valor, encontrar uma alternativa para o lugar do jogador, de 25 anos.
Luís Filipe Vieira e Bruno Lage têm repetido várias vezes que, na altura em que for necessário contratar, irão sempre olhar primeiro para dentro de casa, para ver se há alternativa nos escalões de formação. E, perante a possibilidade de necessitar de um central, dos formados no Caixa Futebol Campus, quem está mais próximo da equipa principal é Pedro Álvaro. O jovem, de 19 anos, até já integrou uma parte da pré-temporada da equipa principal, mas acabou por regressar à equipa B, tendo, inclusive, feito a sua estreia no domingo, na vitória frente ao Estoril (2-1).

Em contagem decrescente para o fecho do mercado, o Sporting está empenhado em resolver o impasse em torno de Bas Dost. A saída do avançado holandês não é um dado adquirido, nem poderia ser, visto que Dost tem contrato válido até 2021, mas não só está nos planos da SAD como é considerada prioritária para baixar custos e... reinvestir, seja na contratação de outro avançado, seja na melhoria de condições do atual plantel, nomeadamente de Bruno Fernandes, se o médio ficar para lá de 2 de setembro (cenário em que passará a ter o salário mais alto do grupo).
O principal entrave à transferência de Bas Dost é, nesta altura, o próprio jogador, que continua determinado em ficar no Sporting e recusou já várias abordagens, algumas delas muito vantajosas para o Sporting, caso do Tigres, que oferecia 20 milhões de euros. Dost, de 30 anos, rejeitou o México, assim como, escreve o Record, todas as abordagens de campeonatos ditos periféricos, como China ou Turquia, onde era pretendido pelo Galatasaray e está agora na mira do Besiktas, de acordo com a imprensa local.
A recetividade de Dost a estes convites foi nula, já que o goleador, a ter de trocar de clube, prefere uma liga mais competitiva. Consciente desta realidade, mas também do peso do ordenado do ponta-de-lança (5,8 milhões de euros brutos por época), o Sporting está disposto a fazer um esforço para encontrar uma solução, nem que para isso, em última análise, possa ter de negociar por valores inferiores aos que exigia inicialmente e que, de resto, já teve oportunidade de encaixar neste defeso, não fossem as recusas de Dost. A ordem é, objetivamente, para vender. 
Um dos mercados ditos periféricos que não tem convencido Dost mas está particularmente atento à situação do holandês é a Rússia. Na verdade, segundo o jornal Record apurou, tanto o Dínamo Moscovo como o Zenit poderão avançar com propostas concretas até ao fecho da janela de transferências. O clube de S. Petersburgo estará mesmo disposto a oferecer 15 milhões de euros, mais o extremo argentino Emiliano Rigoni. Além da dupla russa, o WBA e a Lazio também foram associados ao camisola 28 nas últimas horas. Dost foi contratado ao Wolfsburgo em 2016. É ainda a compra mais cara de sempre dos leões: 10 milhões de euros fixos mais 1 milhão por objetivos consumados.
Os primeiros jogos oficiais da época expuseram debilidades do Sporting na finalização, desde logo porque o rendimento dos avançados esteve (muito) aquém do esperado. O argumento dá força à ideia de que o sector precisa de mexidas e é nesse cenário que se enquadra a possível venda de Bas Dost. Os leões querem encontrar uma saída para o holandês, garantindo o melhor encaixe possível, e em sentido inverso investir num reforço capaz de acrescentar qualidade ao ataque (e necessariamente com um salário inferior aos quase 6 milhões/ano de Dost). Além do camisola 28, Keizer tem Luiz Phellype, Vietto e ainda Gelson Dala, de prevenção. Saindo Dost, como é o plano, chegará sempre outro avançado.

Regresso de João Mário continua a ser um sonho em Alvalade. Segundo o jornal A Bola, o líder leonino, Frederico Varandas, ainda não terá desistido do seu sonho de fazer regressar o internacional português a Alvalade.
Segundo a notícia, Varandas acredita que o regresso ao Sporting de João Mário não é impossível e continua atento à possibilidade de o receber por empréstimo.
Entretanto a imprensa turca avança que o Galatasaray está muito interessado no médio que não tem espaço no Inter de Milão.

Sérgio Conceição é a solução da crise. Sérgio Conceição nunca será um problema para o FC Porto. Pinto da Costa sabe-o, a restante administração da SAD também e o treinador não quis que os adeptos ficassem com qualquer tipo de dúvidas em relação a esse aspeto no final da dececionante e comprometedora derrota com o Krasnodar. A verdade é que, nesta altura, o líder dos dragões não vê o treinador como um problema, mas como a solução para devolver o FC Porto aos bons resultados, escreve O Jogo. A confiança de Pinto da Costa em Conceição é total e uma eventual saída não é, sequer, tema de discussão, por mais à vontade que o treinador o tenha deixado nessa matéria na conferência de imprensa que se seguiu à eliminação. Aliás, a presença de Pinto da Costa junto do grupo e do treinador no final do jogo com o Krasnodar nada mais é do que a repetição de um hábito que o presidente se impõe há vários anos. A sintonia é total.
O FC Porto está a refletir sobre as consequências que a eliminação da Liga dos Campeões pode vir a ter, mas muito mais preocupado em devolver a equipa aos bons resultados no imediato. Os constrangimentos financeiros que advêm passagem para a Liga Europa podem ser resolvidos até 30 de junho, com recurso inevitável à venda de jogadores, pelo que agora, o mais importante é devolver tranquilidade ao plantel e garantir as melhores condições para que este possa voltar a vencer já no sábado, contra o V. Setúbal. A SAD quer limitar ao máximo os efeitos desta eliminação. Do ponto de vista financeiro, não há semelhanças entre a Champions e a Liga Europa. Mas, do ponto de vista desportivo, esta é uma prova onde a longevidade dos dragões pode ser até bem superior. Ainda que as metas não estejam, por agora, traçadas, os jogadores acreditam ser possível vencer a prova e jogar a Supertaça Europeia em 2020 no... Dragão.
À margem de algumas dúvidas que se levantaram, Conceição começou ontem mesmo a preparar a receção ao V. Setúbal, com o objetivo único de vencer para devolver a equipa aos bons resultados e atacar, depois, a visita à Luz com mais confiança.

2 comentários:

  1. Hoje só há boas notícias:
    - Bas Dost "ama" o Sporting e recusa-se a sair...
    - Sérgio Conceição (que deixou escapar 44M da champions) é a solução da crise do FCP...

    Agora só falta saber se:
    - o SCP vai ter dinheiro para pagar o novo ordenado de Bruno Fernandes...
    - o Marega vai ser vendido... a peso,
    - e quais os outros jogadores do FCP que irão ser "despachados" para recuperar os 60M em falta...
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou também a teta da sporka tv que pagava muitas alíneas.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...