19 agosto 2019

Avançado recusou oferta milionária para cumprir a sua palavra e jogar no FC Porto; Médio continua a ser associado ao FC Porto; Os milhões que o Sporting poupa com a saída de...Petrovic; Bruno Lage atira-se a novo recorde; "Neymar só sai se..."

Thomas Tuchel voltou a abordar a possibilidade de perder Neymar neste mercado de transferências.
"O Neymar não pode sair se não houver uma contratação. Quando se perde um jogador como ele, não é possível que isso aconteça sem haver substituto. Precisamos de alguém capaz de ganhar duelos um contra um", disse o técnico alemão.

Saída de Petrovic permite poupar milhões. Em paralelo à transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt, Petrovic vai transferir-se para o Almería de Pedro Emanuel. 
Apesar de não receber qualquer compensação financeira, o Sporting conseguirá uma importante poupança do ponto de vista salarial, já que Petrovic ganhava 1,3 milhões de euros... limpos por época, ou seja, custava ao Sporting sensivelmente o dobro : 2,6 M€ /ano. Tendo em conta que o contrato do sérvio era válido até 2021, como consta da informação oficial da SAD à CMVM, os leões preparam-se para economizar 5,2 milhões de euros em dois anos.

Zé Luís recusou o triplo do salário. Depois das dúvidas iniciais, Zé Luís começa a dar provas. O ‘hat trick’ assinado sábado pelo cabo-verdiano encantou o Dragão e começa a dar sentido à aposta que os portistas fizeram no avançado, de 28 anos, tal como este fez no FC Porto. É que num processo negocial duro e moroso, Zé Luís poderia ter acabado por fugir aos azuis e brancos...
"Além de um excelente jogador é um grande homem. Nem todos teriam rejeitado uma proposta da China, como ele fez. Tem uma personalidade muito competitiva e é um homem de palavra", contou José Fouto, agente do avançado, ao jornal Record, detalhando o ‘raide’ de última hora que o próprio Zé Luís bloqueou: "Teve algumas abordagens de Espanha e de Inglaterra, e uma oferta da China muito forte. Mas quis jogar no FC Porto desde que soube que estavam interessados e manteve a palavra dada ao presidente e ao treinador. Essa proposta da China multiplicava praticamente por três o salário que ganha no FC Porto."
A vertente financeira é importante no futebol atual, mas não é tudo para Zé Luís. "O FC Porto é um grande desafio. E ele quer isso, quer crescer. Sabe que o clube é ambicioso, ganhador... Infelizmente foi afastado da Liga dos Campeões, mas terá novas oportunidade de disputar a prova nas próximas épocas", disse, garantindo que as dúvidas dos adeptos nunca beliscaram Zé Luís: "Não, não foi nem é uma preocupação. Ele não é o mesmo jogador que saiu de Portugal com 24 anos. Jogou quatro épocas num futebol exigente do ponto de vista físico, agressivo, em que não se marcam muitos golos. Mas atenção, não foi para o FC Porto para marcar um ‘hat trick’, foi para marcar muitos mais golos."
Sobre Zé Luís ter sido um pedido expresso de Sérgio Conceição, José Fouto vincou que o facto em nada altera a necessidade de o avançado "provar o seu valor e ter rendimento" para ser titular. "Sabe bem que tem de treinar todos os dias no máximo. O facto de o treinador o conhecer se calhar até aumenta o nível da exigência."

Olivier Ntcham continua a ser associado ao interesse do FC Porto, e, esta segunda-feira, também é notícia em França a propósito de uma suposta nega dada pelo Bordéus, equipa orientada pelo treinador português Paulo Sousa. O médio de 23 anos terá sido proposto pelo Celtic aos Girondins, que recusaram, no entanto, avançar com uma proposta concreta, devido aos valores exigidos.
A abertura dos escoceses em abrir mão de um jogador pelo qual terão rejeitado, há cerca de um ano, uma oferta do FC Porto no valor de 15,5 milhões de euros surge no seguimento da perda de preponderância que este vai sofrendo.
Olivier Ntcham foi peça fulcral na primeira época ao serviço do Celtic, na qual acabaria por participar em 48 jogos, mais oito do que aqueles que somou em 2018/19. Na presente campanha, participou em sete dos nove jogos oficiais, mas em apenas três como titular.

Bruno Lage atira-se a novo recorde. O Benfica arrancou a temporada com grande pujança e os números demonstram isso mesmo. As águias comandadas por Bruno Lage venceram os três jogos oficiais que disputaram e não sofreram qualquer golo, estando agora à distância de 90 minutos de igualar o melhor arranque defensivo da sua história, neste caso frente ao... FC Porto no clássico do próximo sábado – ‘basta’ repetir o resultado da última época (1-0), apesar de o histórico recente nem ser muito favorável aos encarnados.
O atual recorde vive na estreia de Lajos Baróti ao leme da equipa. O técnico húngaro arrancou com três triunfos e um empate, o que representa 360 minutos sem ver a bola no fundo da baliza. Se Vlachodimos não for batido por qualquer jogador portista, o máximo será igualado e haverá ainda margem para superar o registo em caso de mais um ‘zero’ diante do Sp. Braga, na 4ª jornada.
Neste momento, o conjunto orientado pelo técnico setubalense repetiu o que já outros cinco conjuntos das águias haviam alcançado, contabilizando épocas em que o campeonato nacional já era uma realidade (desde 1934/35). A última foi já em 2014/15, com Jorge Jesus. Antes, em 1990/91, o sueco Eriksson também havia repetido a proeza de Mário Wilson (1975/76) e Milorad Pavic (1974/75). O melhor registo está na posse do referido Baróti. O húngaro chegou à Luz quando já tinha 70 anos mas ainda a tempo de levar o Benfica a conquistar o primeiro triplete da sua história, com Supertaça, campeonato e Taça de Portugal alcançadas em 1980/81. O arranque foi desde logo auspicioso e logo nos primeiros quatro encontros não sofreu qualquer golo: nos dois frente ao Altay, ante o Boavista no Bessa, e ante o Sp. Braga no 1º de Maio.
O atual parcial de 12-0 (5-0 a Sporting e P. Ferreira; e 2-0 ao Belenenses SAD) é, desde logo, o segundo melhor da história do clube, a par do registo de 1974/75, com o dito Pavic ao leme. Melhor só mesmo... há mais de 100 anos! Em 1913/14, a equipa orientada por Cosme Damião arrancou a época com três triunfos expressivos no Campeonato de Lisboa que haveria de ser ganho pelo Benfica: 3-0 a Sporting e Império e um 9-0 ao Cruz Quebrada. Até hoje, é a melhor série de três encontros no arranque de uma época, com um parcial positivo de 16-0.

4 comentários:

  1. Engraçado como dar jogadores, passou a ser um ato de gestão brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Licínia Emerenciana19 de agosto de 2019 às 20:36

      A venda de jogadores poupa muito dinheiro. Se vendessem metade do plantel poupavam mais de 20M de euros, um genial acto de gestão.
      Estamos sempre a aprender com a propaganda dragarta.
      Imaginem o dinheiro que os nazis poupavam se tivessem perdido a guerra um ano mais cedo.
      E a quantidade de vidas de judeus que se poupavam. Vender e perder é garantia de poupança.

      Eliminar
  2. Fechar já o Sporting dava ainda maiores poupanças...

    ResponderEliminar
  3. Dar jogadores? Qual o jogador? o petro? Nunca devia ter vindo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...