13 julho 2019

O avançado referenciado no Dragão; Almada já pergunta sobre o Sporting. Os valores do negócio. "Vai triunfar e será uma das estrelas do futebol internacional"; Os primeiros a serem dispensados por Lage; Arsenal vai 'atacar' na Luz;

Há muito que Rúben Dias figura na lista de centrais referenciados pelo Arsenal. Porém, o elevado custo da operação demoveu o clube londrino de avançar para a contratação do jogador do Benfica.
Nas últimas horas, contudo, ter-se-á o cenário alterado de forma radical. Tudo por força do imbróglio criado por Laurent Koscielny.
O central francês e capitão de equipa recusou-se a integrar a comitiva que viajou para os EUA, onde os gunners vão realizar o estágio de pré-época, por pretender regressar ao país natal para representar o Bordéus, orientado pelo treinador português Paulo Sousa.
Neste contexto, outrora vista como excessivamente dispendiosa, a contratação de Rúben Dias adquire, agora, contornos de… prioritária em Londres.
Porém, ressalva o Daily Mail que a cláusula de rescisão do jogador de 22 anos, fixada nos €66 milhões, é obstáculo que o Arsenal terá forçosamente de contornar.
A solução, segundo aquela fonte, passaria por pagar à cabeça uma verba substancialmente inferior, acrescida de prémios por objetivos.
Rúben Dias está vinculado ao Benfica até junho de 2023, decorrendo negociações tendentes à prorrogação do contrato. A cláusula de rescisão seria revista em alta.

Bruno Lage faz primeiro corte no plantel. Cumprido apenas um jogo de pré-temporada – neste caso, o de apresentação, contra o Anderlecht –, mas já com duas semanas de trabalho, eis que Bruno Lage faz o primeiro corte no grupo. Segundo o Record, o defesa-central Pedro Álvaro (19 anos) e o criativo Nuno Santos (20 anos) já não integram a convocatória de hoje para o embate com a Académica, sendo que logo a seguir também irá ‘cair’ o lateral-direito João Ferreira (18 anos).
No caso dos dois primeiros, vão de imediato juntar-se aos treinos junto da equipa B, sendo preciso referir que não se trata de uma despromoção no que ao plantel diz respeito. Para todos os efeitos, Álvaro e Nuno Santos continuarão sempre a fazer parte do grupo principal em 2019/20 e está previsto que se treinem com muita regularidade sob o comando de Bruno Lage. No entanto, caso se confirme que não tenham espaço para competir, terão sempre a vaga para somar minutos na formação secundária.
O caso de João Ferreira é ligeiramente diferente, pois ainda estará hoje em Coimbra, face às dificuldades na lateral direita – André Almeida está lesionado e Ebuehi ainda está em fase de reintegração. Salvio deverá, pois, manter-se no onze inicial, mas Ferreira é a opção direta para render o argentino. Depois do particular de hoje, todavia, o miúdo também passará a treinar-se com os B, não seguindo para a fase de preparação nos EUA.
Azarados no jogo de estreia, David Tavares e Cádiz saíram lesionados, mas também têm fortes probabilidades de não seguir para o estágio que inclui três jogos na International Champions Cup. E, neste cenário, ambos dificilmente irão conquistar um lugar no plantel às ordens de Lage, que já assumiu querer trabalhar com 23 jogadores – o número não é estanque, mas servirá de referência. O venezuelano já sabia que teria de mostrar muito serviço para assegurar uma vaga, pois a possibilidade de ser emprestado foi cogitada desde a sua contratação ao V. Setúbal. A situação de Tavares é distinta, devendo o médio voltar a treinar-se mais regularmente também com a equipa B.
De resto, diga-se que, em caso de empate na Taça Hospital da Luz – assim se denomina oficialmente o troféu hoje em disputa –, o vencedor será de imediato encontrado nos penáltis.


Thiago Almada conhece há muito o interesse do Sporting e do Manchester City na sua contratação e está a par dos contornos do negócio que, numa primeira fase, pode torná-lo jogador dos leões. Não só está consciente, como muito entusiasmado com a possibilidade de deixar o Vélez Sarsfield neste verão e mudar-se para Alvalade. Um sentimento comprovado pelo facto de o extremo de apenas 18 anos já ter pedido informações sobre o clube verde e branco, nomeadamente a jogadores que passaram pelo futebol português ou estão atualmente em Portugal, no sentido de preparar terreno para uma mudança que deseja e para a qual sente que já está preparado, a despeito de o Vélez insistir em mantê-lo por mais uma época.

Na verdade, a conjugação de todas as informações recolhidas pelo Record, junto de fontes próximas de Thiago Almada, indiciam que a vontade do internacional sub-20 pela Argentina é dar o salto de imediato para a Europa, realizando assim um sonho de criança. Esse é também, na perspetiva de José Luis Chilavert, o mítico antigo guarda-redes do Vélez, o caminho que melhor serve a todas as partes.
"No Vélez, ele ganhou o carinho dos adeptos, porque tem muita qualidade e também muita generosidade. Joga com frescura, é bom tecnicamente, muito veloz e define bem. Apesar de ter apenas 18 anos, é muito maduro. Tomara que possa ser transferido para a Europa, pois a operação permitiria também ajudar as finanças do clube", sintetiza o antigo internacional pelo Paraguai, hoje com 53 anos.
Segundo o jornal Record apurou, o Manchester City estará mesmo disposto a fazer um esforço para cumprir com as exigências do Vélez e desembolsar 20 milhões de euros, por 100% do passe de Almada. O talentoso extremo seria cedido ao Sporting, no contexto da parceria entre os dois clubes. Um cenário que inviabiliza o desejo de Pablo Cavallero, manager do Vélez, que gostaria de segurar o jogador por mais uma temporada. "É muito jovem e seria positivo mantê-lo aqui mais uma época. Mas essa é uma situação a negociar", admitiu Cavallero.
Para Chilavert, porém, Almada não necessita de mais maturação. Tem tudo para triunfar. "É um jogador extraordinário, mas, acima de tudo, é uma excelente pessoa, um grande profissional, que ama o futebol. Não tenho nenhuma dúvida de que ele vai triunfar e será uma das estrelas do futebol internacional", assegura.
José Luis Chilavert considera que o Sporting pode ser o clube ideal para Thiago Almada dar continuidade à sua promissora carreira, depois de uma primeira época de ‘explosão’ no Vélez, com 21 jogos e 4 golos. "O Sporting é um clube muito importante na Europa e jogar ali seria um passo fantástico para Thiago. Caso consiga contratá-lo, não tenho dúvidas de que o Sporting ficará com um jogador extraordinário e uma grande pessoa. Desejo o melhor para ele e para o Sporting, que levaria a maior joia que o Vélez possui atualmente", assegura o antigo guardião do emblema de Buenos Aires sobre um talento que... conhece pessoalmente.
"Eu vi-o treinar-se no clube e fui cumprimentá-lo. Tento não incomodar, mas observo todos os jogadores dos escalões de formação e sinto que o Thiago é diferente. Tem personalidade, sabe que o futebol dura pouco e que tem de aproveitar bem as oportunidades", revela o paraguaio, antes de alertar para os cuidados com a adaptação do extremo, de 18 anos.
"É muito importante que o clube coloque à sua disposição jogadores experientes, que possam encaminhá-lo. Acredito que fará um excelente trabalho na Europa, porque terá mais espaço para jogar e não serão tão violentos como na América do Sul. Thiago será protegido e não tenho dúvidas de que irá triunfar".
De resto, ‘Chila’ elogia a Liga portuguesa: "É uma liga excelente e muito importante no contexto europeu, pois dispõe de jogadores valiosos e de um futebol bastante forte."

O brasileiro Carlinhos Júnior, dos suíços do Lugano, está referenciado pelos dragões e, caso haja alguma saída no sector ofensivo, pode vir a ser reforço. Trata-se de um avançado, de 24 anos, que tanto pode atuar no meio como nas alas e que na última temporada apontou 14 golos em 34 jogos realizados pelo Lugano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...