23 julho 2019

Defesa do Sporting pode seguir para Itália; Benfica vai fechar acordo com a...Juventus; "Não são as associações que praticam violência, são as pessoas", atira o Benfica

Numa reação oficial à aprovação da nova lei sobre violência no desporto, o Benfica lamentou que a proposta apresentada à Assembleia da República para alteração no registo dos membros dos grupos organizados não tenha sido contemplada.
Em declarações aos jornalistas, Nuno Gaioso, administrador da SAD, explicou porque o clube considera «profundamente errado» o requisito que obriga os grupos organizados de adeptos a constituírem-se sob forma de uma associação:
«É desnecessário: podem haver melhores formas de promover o registo dessas pessoas singulares; é insuficiente, porque o que temos observado é que a dimensão social de grupos organizados não corresponde à dimensão atualmente registada; e é inconstitucional, por violar os princípios de liberdade de associação.»
Explicou ainda que o Benfica «tem uma situação particular e mais vantajosa» que é ter grupos de adeptos que são sócios que «não se pretendem constituir sob o formato de uma associação porque não querem lideranças nem hierarquias definidas». «São sócios cuja única associação à qual querem pertencer é ao Sport Lisboa e Benfica», acrescentou.
Gaioso explicou depois os moldes da proposta que o Benfica apresentou, em janeiro, à Assembleia da República e aos grupos parlamentares: «O ponto mais importante é a criação de um procedimento de registo diferente, promovido diretamente pelos clubes e fazendo o registo dos membros dos grupos organizados, que autorizassem a prestação dessa informação. Esse procedimento conviveria em paralelo com o procedimento de registo atual das associações e membros das associações. Foi uma iniciativa que recebeu o apoio dos presidentes da FPF e da Liga.»
«Esta revisão da lei era uma oportunidade excelente para encontrar uma solução abrangente, sistémica e pacífica de resolução do registo individual dos grupos organizados de adeptos. Infelizmente foi uma oportunidade perdida porque a lei aprovada não consagrou esta nossa proposta», prosseguiu, para depois acrescentar: «O Benfica tomará algumas medidas, umas de defesa dos processos que existem suscitando a razoabilidade das suas posições, em particular a inconstitucionalidade desta disposição. Tomaremos também uma atitude pedagógica para clarificar a nossa posição e de sensibilização para a alteração legislativa, junto da opinião pública e do poder executivo, legislativo e judicial. Por fim, tentaremos encontrar soluções coordenadas com os grupos organizados de adeptos para que o Benfica não venha a ser mais alvo de processos, como aconteceu - processos não relacionados com violência, xenofobia ou racismo, mas com coisas simples como cânticos, tarjas ou bandeiras.»
Para reforçar a posição do clube, João Costa Quinta, vice-presidente do clube, sublinhou: «Não são as associações que praticam violência, racismo ou xenofobia, são as pessoas. E só com registo individualizado das pessoas é que lá chegamos. O que queríamos era que a lei obrigasse os clubes a garantir o registo individualizado dessas pessoas.» E rematou: «A constituição diz que ninguém é obrigado a pertencer a uma associação ou coagido a manter-se nela contra a sua vontade.»

Negócio com a Juve avança. Apesar do imbróglio em torno da contratação de Mattia Perin, em princípio adiada até janeiro, altura em que o guarda-redes italiano será novamente observado pelo departamento clínico das águias, o jovem João Ferreira deverá, na mesma, rumar à Juventus.
Garante o Tuttosport que continuam as conversações entre Fabio Paratici, diretor desportivo dos italianos, e Luís Filipe Vieira para que o jovem defesa-direito deixe a Luz para jogar em Itália. João Ferreira deverá ser vendido por cinco milhões de euros, valor correspondente a 50 por cento do passe, e será integrado na equipa de sub23 da Juventus.

Integrado nesta pré-época no plantel principal do Sporting, o defesa Ivanildo Fernandes poderá em breve rumar a Itália. Segundo noticia o site tuttomercatoweb.com, a SPAL pediu informações sobre o jogador.
Ivanildo, 23 anos, esteve na época transata emprestado ao Moreirense, onde participou em 26 jogos (1 golo). Voltou ao Sporting nesta pré-época, mas tudo indica que não terá espaço no plantel orientado por Marcel Keizer.
A ideia dos responsáveis da SPAL será garantir o defesa por empréstimo, com direito de opção de compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...