19 julho 2019

Alvo do Sporting faz pressão para sair; Sporting espera proposta nas próximas horas por Bruno Fernandes; Benfica sondou Ángel Correa; O médio que está tremido para o Dragão. Adélaide continua em cima da mesa como alvo; Sérgio Conceição alarga poderes no Dragão

Sérgio Conceição tinha contrato com o FC Porto e qualquer movimento que o levasse a sair tinha um custo de 15 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão do treinador em quem o FC Porto mantém total confiança. O treinador quis, no entanto, rever algumas situações estruturais e reforçar poderes em matérias em que nem sempre esteve de acordo no passado. Vincou-o em mais do que uma vez e fez questão até de dizer que a continuidade dependia dessa revisão. A SAD compreendeu as razões de Sérgio Conceição e confiou-lhe a gestão total de tudo que tem a ver com a equipa de futebol, escreve O Jogo.
Hoje, o técnico é responsável por muito mais do que apenas liderar o processo de treino e de jogo, efeito para o qual foi contratado há dois anos. Nessa altura, por ser um perfecionista, entendeu que precisava de mudar algumas coisas na organização interna da equipa profissional. Foi continuando a fazê-lo e, com esta nova revisão de “poderes”, tornou-se praticamente um “manager” à inglesa. Tudo o que está à volta da equipa, o treinador maneja. Rigorosamente tudo. Ao contrário dos britânicos, porém, não delega no número 2 as competências principais do treino, pois essa continua a ser a sua principal área de intervenção.
Estamos a falar de outras coisas e de regras novas. A liderança do processo estrutural de formação de jogadores, a decisão absoluta sobre as contratações e as alterações no processo de comunicação do clube são as principais. Sérgio Conceição deixou de falar sobre arbitragens na última época por algum descontentamento a propósito opiniões emitidas no Porto Canal por comentadores que nada têm que ver com a estrutura portista. Essa foi uma situação que o treinador exigiu erradicar: árbitros são matéria sensível e só ele e a administração devem pronunciar-se, ainda que a comunicação do clube também o possa fazer, obviamente com acordo de todos. O mais provável é que o técnico volte a falar sobre arbitragem quando o entender em 2019/20. Sérgio irá clarificá-lo em breve.
O dossiê das contratações, a cargo de Pinto da Costa e Luís Gonçalves, tem tido também a intervenção muito direta do treinador, mais do que em anos anteriores, até porque o FC Porto também tem, nesta altura, um maior desafogo para atacar o mercado e o técnico pode escolher jogadores num quadro mais amplo e com maior critério. Os cinco que chegaram em 2019/20 tiveram o selo do treinador, que insistiu particularmente na contratação de Zé Luís e no regresso de Marcano. O processo que guia a contratação de um guarda-redes é sintomático: foram apresentados dezenas à SAD, alguns até agradaram ao treinador, mas nenhum correspondia a 100% ao perfil idealizado. Navas e Trapp foram os que mais se aproximaram e é o segundo que a SAD está a negociar. 
Mas há mais. O gabinete de gestão da comunicação e imagem da equipa A foi criado há um mês [anunciado no dia de arranque dos trabalhos da pré-temporada] com dedo do treinador, consciente da crescente exposição social dos jogadores. O acompanhamento e aconselhamento por pessoas especializadas é um passo para evitar fugas de informação e/ou constrangimentos causados por qualquer ação ou publicação despropositada na ótica do clube. Quem fala, como fala e onde fala é assunto que o técnico puxa para si. A própria gestão da comunicação da equipa e dos jogadores tem sido diferente neste início de temporada.
O novo cargo criado para Casillas também foi responsabilidade direta de Sérgio. Pinto da Costa foi quem decidiu integrar o guarda-redes na estrutura, mas coube ao treinador reclamar um lugar para Iker junto da equipa, por entender que a sua presença, experiência e referência podem ser mais-valias para todos. O espanhol está, por isso, com a equipa no Algarve.

Adélaide é alvo e Rongier tremido. Jeff Reine-Adélaide foi internacional jovem francês em todos os escalões e, aos 21 anos, precisa de um patamar superior ao do Angers para poder continuar a evoluir. Nesse sentido, é o médio de transição jovem e encorpado que chamou a atenção de Sérgio Conceição a partir do momento em que a contratação de Siliki ao Rennes se tornou inviável. Adélaide está valorizado pelo Transfermarkt em 11 milhões de euros e isso explica desde logo a diferença entre o jogador agradar ao FC Porto e haver possibilidade de concluir uma operação que seja equilibrada. O Angers já atirou o seu preço para os 20 milhões de euros, pelo que os dragões continuarão a perscrutar o mercado.
A investida dos azuis e brancos por Rongier nunca foi fácil, dado que o Nantes não baixa a fasquia dos 15 milhões, mas o negócio ficou ainda mais tremido, relatam em França, pela interferência junto do presidente Waldemar Kita do patrão da Doyen, Nélio Lucas, precisamente o intermediário que colocou Sérgio Conceição nos canários em dezembro de 2016. Um detalhe que o jornal Record não conseguiu confirmar. Certo é que o Nantes não facilita e mesmo Rongier não mostra grande vontade de sair.

O Benfica sondou Ángel Correa, avançado argentino do Atlético Madrid. O jogador de 24 anos está de saída dos colchoneros, clube a reconstruir plantel, já com entradas de João Félix, Llorente, Trippier, Herrera, Felipe e Hermoso, entre outros. Sem espaço no Atlético Madrid, Ángel Correa manifestou vontade de sair.
O clube da Luz informou-se das condições para contratar o jogador de corredor, mas com capacidade para jogar por dentro. As águias, contudo, consideraram o avançado argentino demasiado caro, não só pelo custo do passe, mas também pelo vencimento.
No entanto, o futuro de Ángel Correa deverá passar por Inglaterra. O Tottenham foi uma das hipóteses para o atacante, no negócio que levou Trippier dos spurs para o Atlético Madrid. Gorada essa possibilidade, o Wolverhampton é o clube mais bem colocado para receber Ángel Correa.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que o jogador argentino, representado pelo empresário de Salvio, está na órbita do Benfica. Em 2016, quando o Atlético negociou a transferência de Nicolás Gaitán para Madrid, Ángel Correa, na altura com 21 anos, foi hipótese para reforçar o Benfica. Contratado ao San Lorenzo em 2013, Ángel Correa está no Atlético Madrid há quatro temporadas e foi sempre utilizado por Diego Simeone.

O Sporting espera que o Manchester United concretize o interesse em Bruno Fernandes nas próximas horas. Segundo O Jogo, a SAD dos leões aguarda por um contacto dos red devils, via emissário do médio-ofensivo, até às últimas horas de domingo, uma vez que o mercado em Inglaterra entra numa fase determinante, ou não fechasse portas no dia 8 de agosto.
A expectativa aumentou esta semana, quando o técnico Ole Gunnar Solskjaer assumiu, num briefing com os jornalistas que estão a acompanhar a digressão na Austrália, que espera receber ainda mais “um ou dois reforços”. O camisola 8, sabe o nosso jornal, continua no topo da lista de prioridades do United, que não deve, na primeira proposta, cumprir os pressupostos mínimos exigidos por Frederico Varandas, ou seja, pagar à volta de 70 milhões de euros.
O presidente do Sporting não viajou com a equipa para a Bélgica para assistir ao embate contra o Club Brugge, permanecendo em Lisboa para, entre outros assuntos, gerir a pasta que tem o capitão do futebol como protagonista. Recorde-se que Varandas vincou, numa recente entrevista à televisão do clube, que tem um plano caso Bruno fique e outro caso o futebolista seja vendido. Dias depois, no 113.º aniversário do clube, assumiu que o camisola 8 dificilmente não será a maior transferência da história do Sporting, até agora nas mãos de João Mário (em 2016, saiu para o Inter Milão, a troco de 40 milhões de euros e ainda mais cinco por objetivos). Enquanto a sua situação não fica definida, Bruno continua a assumir o papel de um dos elementos mais influentes no plantel dos leões: nesta pré-temporada, dois dos três golos apontados pelo leão nos jogos abertos ao público são da sua autoria, o primeiro ao Rapperswil-Jona e o segundo ao St. Gallen.

Thiago Almada está a treinar-se no Vélez, mas a cabeça do jogador já se encontra no Manchester City e, nos próximos dias, deverá acentuar esta intenção junto dos responsáveis do emblema sul-americano. Os argentinos pretendem que o jovem assine um novo contrato pelo qual ficará blindado com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.
O Sporting está a aguardar por um entendimento para receber o extremo, de 18 anos, no seguimento do protocolo que têm com o Manchester City, mas não está diretamente envolvido nesta fase do processo. Quem representa o clube inglês é o empresário Agustín Jiménez que, curiosamente, também é o agente de Alan Ruiz, o médio-ofensivo que a SAD está a tentar negociar, pois não entra nos planos de Marcel Keizer. Ontem, para pressionar, o agente utilizou as redes sociais para partilhar uma fotografia sua ao lado do treinador dos citizens, Pep Guardiola, que depois até retirou.
O Manchester City está a tentar baixar os 16 milhões de euros exigidos pelo Vélez, mas caso veja que o processo se poderá complicar, irá acabar por pagar valor exigido na Argentina. Os ingleses estão conscientes que há mais clubes interessados em Thiago Almada e não querem correr risco de perdê-lo para um rival.
Neste momento, existe uma guerra de bastidores entre ingleses e argentinos, e a vantagem dos europeus é cada maior, pois o jovem está cada vez mais decidido a deixar o seu país de imediato. Consciente de que não teria já hipóteses de lutar pela titularidade no City, o extremo vê no Sporting a porta ideal para prosseguir a sua evolução num campeonato de características completamente distintas do argentino.
Conscientes que não podem competir economicamente com o campeão inglês, os dirigentes do Vélez estão a apelar ao lado sentimental do futebolista, que completou a sua formação nas camadas jovens do clube. O camisola 23 está a ser aconselhado para assinar um novo contrato e, desta forma, permitir que o emblema sul-americano encaixe 25 milhões de euros. O atleta também tem recebido conselhos para ficar pelo menos mais um ano no seu país antes de dar o salto para a Europa.

6 comentários:

  1. O interesse do Manchester (United ou City, não importa) no melhor marcador de penalties da liga está "por horas" há pelo menos dois meses... E durante esse tempo está o Dr. Fagandas de mão estendida à espera de quem financie os custos operacionais da época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade...mas atenção que no Sporting acabou-se o circo...

      já chegava de vender pernas de pau comprados a 300 mil euros por 30 milhões...

      já chegava de vender malta da formação por 45 milhões...

      aquele gordo do brunalgas mais um pouco e destruía tudo...


      finalmente temos o varandas a vender os nossos putos por 3 milhões, parecia o grande presidente godinho a vender capitães por 750 mil euros, e é assim que gostamos de estar, somos elegantes e estamos unidos.

      Eliminar
    2. A toupeira cartilheira anda por aqui em força, deve andar a fazer broxes de seguida ao orelhudo corrupto, por favor don orelheone, aumente-me a avença!!!!!!!

      Eliminar
    3. Um é especialista em marcar pênaltis, o happy John é piscineiro (admitido por ele atenção!)

      Eliminar
  2. SABEM TOUPEIROSOS!... ANDAM A DAR MUITO NAS VISTAS....QUEREM MAIS QUE O BRUNO FERNANDES SAIA QUE O PRÓPRIO, O CLUBE , E OS ADEPTOS NEM SE FALA! O BRUNO VAI FICAR PARA MARCAR PELO MENOS 20 GOLOA E 20 ASSISTÊNCIAS , PROVAVELMENTE NOVAMENTE O GOLO DO ANO DE TANTA TRISTEZA!
    NEM COM PROVAS SE CALAM....BESTAS !

    ResponderEliminar
  3. Está por "horas" amegos!... Valeu a pena a aceleração que fizeram nos últimos 15 dias...
    Finalmente está por horas! Só falta saber quantas...
    A mim palpita-me que serão umas 34.990 horas... pelo menos.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...