26 junho 2019

Pavón ainda pode chegar ao Dragão; “Esperamos que ele mostre algo para ficar no Sporting”; Benfica vai apostar em nova cláusula milionária; Para aproveitar o melhor do seu reforço, Sporting terá de mudar de táctica

Matheus Pereira é um dos jogadores que se vai apresentar quinta-feira em Alcochete e, de acordo as declarações do seu pai e empresário, Alexandre Pereira, à RR, o extremo está focado em agarrar uma oportunidade no plantel de Keizer: “Esperamos que ele mostre algo para convencer o treinador a ficar no Sporting.”

Rúben Dias está recetivo a renovar contrato com o Benfica, ficando blindado por uma cláusula de 115 milhões de euros. O jogador, de 22 anos, é um dos valores seguros do plantel de Bruno Lage, e Luís Filipe Vieira pretende blindá-lo com uma verba recorde para um defesa, escreve o CM.
Apesar de ter contrato até 2023 e uma cláusula de 66 milhões de euros, o presidente do Benfica não está tranquilo e teme perder um dos jogadores fundamentais do plantel.
O valor pago por João Félix (Atlético de Madrid vai bater a cláusula de rescisão de 120 milhões de euros ) e a possível ida do jovem central holandês De Ligt para a Juventus fazem com que o Benfica avance para a renovação do contrato.
Além do valor da cláusula, Rúben Dias vai tornar-se num dos jogadores mais bem pagos do plantel, com um salário dois milhões de euros líquidos por ano. Segundo soube o CM, tal significa um prémio pelo desempenho do jovem na equipa do Benfica, que lhe abriu as portas da seleção nacional, tornando-o ainda mais cobiçado.
Barcelona e PSG são alguns dos clubes que precisam urgentemente de um central com as características de Rúben Dias - rápido, com grande capacidade de antecipação, forte no jogo aéreo e duro no choque.
Na temporada que agora findou, o defesa mostrou grande regularidade, tendo alinhado em 55 jogos e feito quatro golos. Jogou a Liga dos Campeões e melhorou substancialmente o seu temperamento, evitando cartões e castigos desnecessários.

Vietto pede nova táctica a Keizer. O Sporting começou a trabalhar cedo no plantel da próxima temporada (Neto foi garantido a custo zero logo no início do ano) e a segunda contratação para 2019/20, o argentino Luciano Vietto, abre novas possibilidades e questões táticas aos leões. Embora seja um avançado, o ex-Fulham tem feito carreira longe da posição 9, sem viver a solidão na área dos tradicionais “pinheiros”, um posicionamento que poderá requerer a Marcel Keizer, para melhor aproveitar as características do argentino, alterações táticas ou, no mínimo, das dinâmicas de jogo.
Vietto rende acima de tudo como segundo avançado, como explicou ao jornal O Jogo Alfio Basile, antigo técnico do argentino, mas nesta última época os leões jogaram sempre só com um avançado de raiz (Bas Dost ou Luiz Phellype), com Bruno Fernandes ou Wendel em posição mais recuada (os golos do português “enganam” quanto ao seu posicionamento e funções, com grande influência na organização e construção, papéis para os quais Vietto não está tão bem “artilhado”).
“Pode jogar como um 9 recuado, atrás de outro avançado de área. Não é um ponta de lança grandalhão para chocar contra os marcadores centrais, mas sim para se envolver em jogo coletivo com os médios e depois surgir na área para marcar. É um miúdo que pode movimentar-se por toda a frente de ataque. Desequilibra pelos flancos com velocidade e pode assistir, fazer a diagonal e chegar à área para finalizar. É daqueles que marcam de surpresa, pois tem intuição e sabe aparecer no momento certo”, conta o histórico técnico argentino Alfio Basile, que testemunhou a promoção de Vietto ao plantel principal do Racing de Avellaneda, em 2011/12 (só se estreou, contudo, já pela mão de Diego Simeone). Vietto não implica rigidez tática ou posicional, como salienta Basile, que recorda que o seu antigo pupilo pode jogar pelos corredores do ataque, embora com prioridade aos movimentos diagonais e não aos de extremo. “Quando estive no Racing, o Vietto estava a começar a carreira e tinha à frente dele vários avançados que já estavam consolidados, como o Teo Gutiérrez ou o Hauche, mas já se via que tinha qualidades. Depois irrompeu na equipa e destacou-se imediatamente, porque é um avançado rápido e com golo. Tem muito potencial; se lhe derem confiança e continuidade, vai poder explorá-lo”,recomenda Alfio Basile.

A contratação de Bruma não inviabiliza a aposta do FC Porto em Christian Pavón, um atacante argentino de 23 anos que faz furor no Boca Juniors. E isso também se deve às saídas confirmadas de Hernâni (vai jogar para o Levante, de Espanha), Adrián (tem convite do Bétis para regressar à liga espanhola) e Brahimi (também em final de contrato, ao serviço da seleção argelina no CAN e que recentemente anunciou que se encontra a analisar propostas recebidas). Ainda por cima, o ataque dos dragões poderá perder mais dois elementos: Soares (tem oferta milionária da China) e Marega (quer jogar na Premier League).
Na Argentina, Pavón participa, nesta altura, nos trabalhos de pré-época do Boca Juniors, mas todas as conjeturas feitas do outro lado do Atlântico apontam para venda dos seus direitos desportivos e económicos.
O FC Porto já fez uma investida junto do clube de Buenos Aires, na tentativa de assegurar o empréstimo do internacional argentino pelo período de um ano, a troco de um milhão de euros, e a acionar, mais tarde, uma cláusula de compra de metade do passe de Pavón, por sete milhões de euros, escreve A Bola.
A ilusão de vir jogar para a Europa nunca foi escondida pelo futebolista, durante o contacto com os jornalistas locais, mas o Boca Juniors adia um comprometimento com os azuis e brancos, na esperança de ver a SAD subir a parada.
Os americanos do LA Galaxy também fazem mira a Pavón, acenando com uma proposta de 12 milhões de euros. O facto de terem o argentino Guillermo Barros Schelotto como treinador pode ser-lhes muito útil no leilão pelo extremo, é cenário desenhado pela imprensa do país das pampas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...