21 março 2019

Sporting quer interdição do Dragão Caixa; Bernard entra no negócio por Gelson Martins e ação no TAD poderá cair. Transferência deverá ficar pelos...20M€; E-toupeira: Benfica defende-se mais uma vez de acusações e 'afasta-se' novamente de Paulo Gonçalves

A Benfica SAD considera que o Ministério Público (MP) "insiste na busca incessante, errada e não sustentada" pela sua responsabilização por atos alegadamente praticados pelo antigo assessor jurídico do clube Paulo Gonçalves, no âmbito do processo 'e-toupeira'.
Este é um dos argumentos da SAD 'encarnada' apresentados na contestação, a que a agência Lusa teve acesso, ao recurso interposto pelo MP para o Tribunal da Relação de Lisboa, após o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) ter decidido não levar a julgamento a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais foi acusada.
No documento, com mais de 200 páginas, a defesa da Benfica SAD, a cargo dos advogados Rui Patrício, João Medeiros e Paulo Saragoça da Matta, destaca a "qualidade técnico-jurídica da decisão instrutória - extensa, coerente e logicamente fundamentada", proferida pela juíza Ana Peres do TCIC, em 21 de dezembro de 2018, ao não pronunciar (não levar a julgamento) a Benfica SAD por nenhum dos crimes.
A contestação da Benfica SAD procura demonstrar que o recurso do procurador Válter Alves não merece provimento, porque "desconsidera a prova produzida e promove uma leitura dos tipos penais desconforme à letra da lei, à jurisprudência e à doutrina relevante".
A resposta da SAD 'encarnada' contraria a tese plasmada no recurso do Ministério Público, de que a Benfica SAD deve ser responsabilizada por atos alegadamente praticados por Paulo Gonçalves. Na contestação, a Benfica SAD reitera a posição assumida na fase de instrução e reforça que esses atos não correspondem a uma execução de instruções superiores.
O tema dos deveres de vigilância - artigo 11, nº2, alínea b, do Código Penal -, em que o MP sustenta o recurso, é um dos pontos essenciais na contestação.
A defesa da SAD do clube da Luz recorda os deveres a que Paulo Gonçalves estava obrigado por força da sua relação contratual com a Benfica SAD e realça que nenhum dever foi incumprido nem falhou o controlo da atuação de qualquer funcionário.
Outros dos pontos em que assenta a contestação é "a ausência de participação da Benfica SAD em qualquer crime informático", salientando "a falta de interesse no acesso a documentos e processos que eram, em boa parte, públicos e/ou irrelevantes para a condução da atividade da SAD".
Quanto ao crime de oferta indevida de vantagem, a defesa da Benfica SAD sustenta que o MP "faz uma leitura errada do tipo penal em causa, sem qualquer apoio doutrinário relevante e em contradição com o disposto na lei".
O documento frisa ainda que a quase totalidade dos factos em causa terão sido praticados em momento no qual não existia norma que punisse os comportamentos descritos na acusação, acrescentando que as ofertas a agentes desportivos "correspondem a atos permitidos pela lei e pelos regulamentos, sendo comuns no âmbito da atividade desportiva e considerados adequados".
A Benfica SAD entende "que nunca lhe poderia ser aplicada qualquer sanção acessória (que a impedisse de participar em competições desportivas) nem imputada a prática de qualquer ilícito" e pede para que seja mantida a decisão instrutória.
Junto com a contestação, a Benfica SAD juntou um parecer de Susana Aires de Sousa e juntará um outro de Teresa Quintela de Brito, ambas professoras universitárias.
Segundo a acusação do MP, Paulo Gonçalves, enquanto assessor da administração da Benfica SAD, e no interesse da sociedade, solicitou aos funcionários judiciais Júlio Loureiro (que também não foi pronunciado) e José Silva (pronunciado) que lhe transmitissem informações sobre inquéritos, a troco de bilhetes, convites e 'merchandising' do clube.
Paulo Gonçalves foi pronunciado por corrupção, por violação do segredo de justiça, por violação do segredo de sigilo e por acesso indevido, enquanto José Silva foi pronunciado pelos mesmos crimes, mais o de peculato.
Na leitura da decisão instrutória, a juíza Ana Peres realçou que, à luz da lei, "os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podiam ser imputados diretamente à SAD do Benfica", explicando que o responsável "não fazia parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representava a pessoa coletiva", sendo, apenas, um "subalterno", isto é, um funcionário da SAD 'encarnada'.
No recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, o MP reitera que a SAD do Benfica violou o "dever de vigilância".
"A decisão é contraditória quando afirma que no caso concreto os crimes que estão imputados ao arguido Paulo Gonçalves nada têm a ver com o prosseguimento do interesse e objeto de ente coletivo", sustenta o recurso do MP, acrescentando que a SAD 'encarnada' deve ser responsabilizada por violar "o dever de vigilância".

O Sporting está recetivo à proposta do Atlético Madrid para incluir Bernard Mensah nas negociações por Gelson Martins, de modo a reduzir o valor a pagar aos leões pelo internacional português. O Monaco está decidido a avançar para a compra do passe de Gelson no final da época e por isso o Atlético Madrid quer resolver o impasse com o Sporting para depois poder acertar a transferência do extremo para o principado e, nesse sentido, reabriu a porta a um acordo capaz de retirar o caso do Tribunal Arbitral do Desporto e que afaste, de vez, a ameaça de um litígio que, na verdade, nenhuma das partes quer levar até ao fim.
O nome de Bernard Mensah, atualmente ao serviço do Kayserispor mas vinculado aos colchoneros até 2021, surgiu com mais força nos últimos dias nas conversações entre o Sporting e o Atlético Madrid, que procuram encontrar uma base de entendimento para fechar o dossiê, de preferência antes do final da temporada. Frederico Varandas nunca escondeu, ao longo dos contactos com o clube espanhol, que dá prioridade ao máximo encaixe financeiro possível, princípio que mantém, mas o facto é que a possibilidade de receber Bernard a título definitivo, introduzida nas negociações pelo Atleti, para baixar o custo da operação, foi recebida com agrado no Sporting.
O médio ganês, de 24 anos, está perfeitamente identificado com o futebol português, pois deixou o Gana em 2012 para representar o V. Guimarães, tendo começado ainda pelos juniores. Na segunda época, 2013/14, Bernard subiu à equipa B dos vitorianos, liderada por Armando Evangelista: realizou 26 jogos e marcou 9 golos. Em 2014/15, chegou a promoção ao plantel principal do Vitória, pela mão de Rui Vitória. O polivalente médio africano correspondeu com 34 jogos e 5 golos e destacou-se ao ponto de despertar a atenção da Gestifute, de Jorge Mendes, que adquiriu 30% do passe e foi determinante na transferência para o Atlético Madrid no final da temporada, por 6 milhões de euros.
Com 20 anos, Bernard assinou por seis épocas (contrato que ainda está em vigor), mas foi emprestado de imediato ao Getafe, com o objetivo de ganhar experiência. No emblema dos arredores da capital espanhola, em 2015/16, o ganês não foi além dos 10 jogos e, em 2016/17, regressou ao V. Guimarães, desta vez cedido, participando em 26 encontros (1 golo), sob o comando de Pedro Martins.
Sem ter ainda vestido a camisola do Atlético Madrid em qualquer jogo oficial, Bernard rumou seguidamente à Turquia, onde continua, e de novo por empréstimo. Depois de ter estado no no Kasimpasa em 2017/18 (31 jogos/5 golos), no início desta campanha mudou-se para o Kayserispor (26 jogos/4 golos), clube que não tem opção de compra.
Os contornos do possível acordo entre Sporting e Atlético Madrid por Gelson Martins ainda estão a ser trabalhados mas o volume total do negócio deverá rondar os 20 milhões de euros, escreve o Record. Segundo o diário, os colchoneros querem avaliar Bernard em 5/6 milhões de euros, pelo que, se Frederico Varandas aceitar esta proposta, o Sporting encaixará entre 14 e 15 milhões de euros e ainda receberá Bernard a título definitivo, como compensação pela saída de Gelson.
A ideia do Atleti será resolver o litígio com o Sporting para depois finalizar as negociações com o Monaco, de Leonardo Jardim, clube ao qual o extremo está emprestado mas que vai adquirir o passe no final da época. A transferência de Madrid para o principado deverá render aos cofres do Atlético Madrid um valor entre os 30 e os 40 milhões de euros, pelo que, neste cenário, os espanhóis ainda ficarão a lucrar entre 10 e 20 milhões, já descontado o encaixe do Sporting. Na capital espanhola, depois de ter rescindido com os leões, Gelson fez apenas 12 jogos e 1 golo. No Monaco já vai em 3 golos em 8 partidas.

Sporting quer interdição do Dragão Caixa. Frederico Varandas vai até às últimas consequências no caso da agressão a Miguel Albuquerque. Segundo o jornal A Bola, os leões fizeram dar entrada, na última terça-feira, uma participação no Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem e irão exigir que os dragões sejam fortemente penalizados.

8 comentários:

  1. vamos lá a ser honestos!!!

    sou Benfiquista e sei que muito do que andam para ai a dizer está distorcido e só pegam nas partes que convém, completamente fora de contexto e que dá ideia de parecer uma coisa que não é.

    mas uma coisa é certa, eu não quero ser comido de cebolada e jamais, por mais que me custe, admito a ideia que o meu próprio clube quer passar no sentido de se afastar de Paulo Gonçalves e que nem o Presidente Vieira ou qualquer outra pessoa do Benfica sabiam de alguma coisa.

    isto é simplesmente ridículo.

    admito que o Cesar Boaventura não esteja relacionado directamente com o Benfica, mas o Paulo Gonçalves?

    que se apure a verdade é o que se quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio que o PG trabalhava para o Benfica... Óbvio que o Benfica sabia o que o PG fazia, assim como é óbvio que todos o fazem... todos os gabinetes jurídicos têm amigos nos tribunais...

      Quanto ao César... não o conheço de parte alguma... então cingindo-me ao que é facto consigo perceber que o tipo acusou tanta mas tanta vez os corruptos da nossa Praça que me faz confusão nenhum chico, pinto ou carvalho o ter processado por difamação... teve de ser um Cássio qualquer... depois de ser acusado de favorecer o Porto... engraçado que o Porto está caladinho...

      Quando esta morrer volta quando? É que esta aparece de ano a ano.. quando o Benfica está bem, depois é o quê? Interdictdo estádio de novo? Ou vouchers?

      Desesperem muito... definhem para ai.

      Eliminar
    2. Ah e atenção, o César está em tribunal pois acusou o Cássio de ter sido corrompido pelo porto... não está em tribunal acusado de aliciar ninguém.

      O Cássio tem as costas quentes mas vai ter muito que penar... no xadrez os peões são carne para canhão...

      Eliminar
    3. A César o que é de César!

      O César a certa altura desmentia que estivesse ligado ao SLBatota, mas depois que se veio a saber, por causa dum telefonema, que tinha estado numa quase transferência do Rui Derrotas para o estrangeiro...calou-se! Nunca mais disse nada.

      Agora diz que nunca recebeu dinheiro do orelhas seu chefe-de-equipa. Fá-lo-á sempre, até aparecer uma prova que afinal recebe...e depois esquece!

      Pelo andar da carruagem e com o cerco a apertar-se todos os dias, ainda vai parar na choldra e ficará à espera que o seu mentor orelhas, perca as próximas eleições e tal como aconteceu com o ValeTudo, malhe com o lombo na prisão e lhe faça companhia.

      O orelhas já se safou de tantas, graças ao anto de corrupção que dá pelo nome de SLB, mas como diz o ditado, O CÂNTARO TANTAS VEZES VAI À FONTE, QUE UM DIA LÁ DEIXA A AZA.

      Fica-se à espera...

      Eliminar
  2. @9:20
    Ninguém disse que Paulo Gonçalves não esteve relacionado com o Benfica. O que foi dito é que nenhum administrador do Benfica lhe deu instruções para fazer o que dizem que ele terá feito e que ainda não foi provado em Tribunal. E a prova disso é que nenhum administrador da SAD foi acusado ou indiciado de qualquer crime.

    Tudo o resto não passa de cartilha dragarta para esconder o desespero que sentem pelo seu declínio em contraponto com o sucesso do Benfica nos últimos anos. Ou seja dois clubes unem-se, roubam o Benfica, devassam e deturpam correspondências na praça pública e, depois, querem que a vítima do roubo e da devassa seja condenada porque quis obter informações sobre o andamento dos processos.
    Deixem-se de brincadeiras. Se isso fosse um crime grave, o pasquim da Manhã e seus administradores estariam todos presos, pois não há dia em que não revelem informações em segredo de justiça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o lampião das 9:37:

      Sucesso do teu clubeco tem sido a actuação dos padres e das toupeiras, que têm minado o futebol português e os tribunais!
      kkkkkkkkk

      Os e-emails, vouchers e mala ciao demonstram-no bem! Isso jamais alguém poderá limpar do vosso cadastro!

      ´Foi com essa forma de actuar, que a COSA NOSTRA na Itália se tornou numa grande organização poderosa...mas MAFIOSA!


      É o caso do teu clubeco, que tem sido servido por traficantes (Damásio) e trafulhas, vigaristas(Vale a Azevedo) e tem agora como presidente um ladrão de camiões (LFV)condenado no tribunal.

      Belo naipe, que define bem o nível do SLBatota.

      Eliminar
    2. Lol estes tristes acham que a peçonha que carregam na boca atinge alguém... nah apenas serve para sentir o cheiro a milhas.

      Os mails os mails... nem um. Conversa muita indícios... zero.

      Serve para os pré-defuntos estrebucharem com fartura enquanto definham.

      Eliminar
    3. Oh Rui, não é por escrevinhares umas larachas bafientas que apagas o que está nos emails. Está tudo la escarrapachado. Desde as putas, a decidir que árbitros sobem.

      Defunta está a honestidade do treta.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...