25 março 2019

Sporting caça talentos na América do Sul; Grimaldo ganha novo pretendente; Sérgio Oliveira vai regressar ao FC Porto na nova época

Quando assumiu que iria acompanhar de perto a evolução de Sérgio Oliveira no PAOK Salónica, Sérgio Conceição estava não só a dar um voto de confiança ao internacional português, como também a deixar-lhe entreaberta a porta do regresso e isso mesmo está em vias de acontecer no final desta época. As boas exibições que tem realizado ao serviço do líder destacado do campeonato grego e a qualidade que lhe é reconhecida pela estrutura portista fazem com que seja um elemento a ter em conta de forma séria na planificação da próxima temporada.
Aquando do acordo de empréstimo, ficou estabelecida para o PAOK uma opção de compra no valor de 12 milhões de euros, e logo aí, Sérgio Conceição revelou que, caso o seu antigo clube não tivesse condições de pagar essa quantia, o médio, de 26 anos, regressaria ao ponto de partida. Os gregos estão encantados com Sérgio Oliveira e o treinador Razvan Lucescu fez dele uma peça importante na equipa, mas estão muito distantes de poder assumir o compromisso traçado com a SAD portista para manter o jogador nas suas fileiras. Aliás, não tendo condições de pagar um valor tão elevado pela aquisição a título definitivo e sabendo que os responsáveis portistas não estão interessados em negociar o acordo, o PAOK ainda não apresentou qualquer proposta no sentido de ficar com o médio, sendo pouco provável que o faça até ao final da temporada, escreve o Record.
Moralizado pela boa campanha que está a fazer no PAOK, onde soma cinco jogos a titular e dois golos, Sérgio regressa com outro estatuto e pronto para lutar por um lugar no miolo, onde Herrera está na porta de saída e Loum ainda é uma incógnita. Nesta altura, só Danilo Pereira e Óliver Torres têm lugar garantido, o que abre boas perspetivas a Sérgio Oliveira.

O Everton está atento a Grimaldo e pondera avançar com uma proposta pelo lateral. De acordo o ‘The Sun on Sunday’, o espanhol é um dos nomes pretendidos pelo treinador Marco Silva para a próxima temporada, caso o francês Lucas Digne abandone os ‘toffees’.
Grimaldo, de 23 anos, está vinculado às águias até junho de 2021 e blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, mas a edição de domingo do ‘The Sun’ refere que uma possível transferência poderia realizar-se a troco de 20 milhões de libras, o equivalente a 23,4 milhões de euros.
É preciso ter em atenção que o clube inglês não é o único que tem Grimaldo debaixo de olho. Os italianos da Juventus e os espanhóis do At. Madrid também estão a monitorizar o defesa-esquerdo espanhol, que cumpre a quarta temporada de águia ao peito.

Leão caça talentos na América do Sul. José Guilherme Chieira, braço direito de Raul José no scouting do Sporting, está a acompanhar ao vivo o campeonato Sul-Americano Sub-17 em Lima, no Peru. Os leões apostam forte neste mercado: jogadores jovens, com potencial para desenvolver, capazes de se adaptarem sem grandes sobressaltos e contratados numa fase da carreira em que não estão inflacionados em demasia, escreve o Record.
A estratégia já estava delineada por Frederico Varandas desde a campanha eleitoral e visa, também, dotar o futebol de formação do Sporting de melhores recursos para, depois, poder abastecer o plantel principal, evitando assim que o clube tenha de comprar fora, mais tarde e mais caro.
José Guilherme Chieira entrou para o departamento de scouting em outubro e já foi parte ativa na contratação do equatoriano Gonzalo Plata, o primeiro de uma nova ‘linhagem’ de reforços pensados para preparar o futuro da equipa principal a médio/longo prazo. No início do ano, Chieira tinha estado no Sul-Americano Sub-20, no Chile, onde ajudou a recrutar Plata. O processo seria finalizado por João Lobão, advogado dos leões.
O Sul-Americano Sub-17 decorre no Peru e reúne 10 seleções. Do Grupo A, além da equipa da casa, fazem parte o Equador, a Venezuela, o Chile e a Bolívia. No Grupo B, estão Uruguai, Brasil, Colômbia, Paraguai e Argentina. A competição arrancou na passada quinta-feira e termina a 15 de abril.
O Brasil tentará defender o título conquistado nas duas últimas edições, no Paraguai em 2015 e no Chile em 2017, onde brilhou o agora craque do Real Madrid, Vinícius Júnior (melhor marcador da prova, com sete golos). Este ano, a grande figura da ‘canarinha’ é o avançado do Santos, Kaio Jorge, que já joga na primeira equipa do Peixe. A Argentina, orientada pelo conhecido... Pablo Aimar, é considerada a principal concorrente dos brasileiros. Bruno Amione, defesa do Belgrano, Juan Sforza, médio do Newell’s, Zeballos, extremo do Boca Juniors, e Matías Godoy, avançado do Atlético Rafaela, são alguns dos talentos da alviceleste.
A Colômbia é outra equipa com vários jogadores em destaque, desde logo Juan Diego Alegria (Tolima), Juan David Fuentes (Barcelona) e Juan David Perea (Atlético Madrid). No Equador, têm estado em evidência Adrían Mejía, Joan López (ambos do Independiente del Valle, como Gonzalo Plata) e Johan Mina (Emelec).
José Guilherme Chieira terá oportunidade de conhecer presencialmente estas e outras promessas do futebol sul-americano – após o que fará relatórios para submeter à apreciação de Raul José e da restante estrutura de futebol.
O objetivo do Sporting, ao acompanhar este tipo de competições, é tentar antecipar o recrutamento de talentos, numa área onde a concorrência é cada vez maior, sem fronteiras e à escala global.
A contratação de Gonzalo Plata, como referido, já se inseriu nesta lógica, mas a verdade é que os leões entendem que devem encurtar ainda mais as distâncias, de maneira não só a colocarem-se em vantagem relativamente a outros, mas também no sentido de ganharem... tempo precioso de formação. Isso permitirá ter os jogadores a trabalhar mais cedo com os técnicos e os métodos do Sporting; um ou dois anos podem, nestas idades, fazer toda a diferença, pelo que identificar os alvos no momento certo e criar condições para os contratar é considerado essencial. Mesmo que seja necessário, também, conjugar esta realidade com a lei, uma vez que existem fortes restrições às transferências de menores de 18 anos. 

2 comentários:

  1. sergio oliveira é uma história mal contada, o homem jogava bem e foi embora. Será preciso ir ver aos emails?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apaga tudo e vai cantar a missa com os padres.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...