20 fevereiro 2019

Promessa na hora do adeus. “Estarei sempre disponível para o Sporting"; Os números do contrato de Lage e a cláusula recorde; Danilo não perde um jogo do FC Porto e deixa mensagem para Militão

Em 2015, o Real Madrid levou Danilo Luiz do FC Porto a troco de 30 milhões de euros. Quatro anos depois, o clube espanhol prepara-se para repetir a ‘graça’ com Éder Militão. Ao jornal Record, o atual lateral do Manchester City aconselhou o seu compatriota a aventurar-se.
"Se for verdade, que o Militão desfrute da etapa no Real Madrid. Antes de ir, espero que ajude o FC Porto a conquistar o campeonato (risos). Mas se ele for mesmo, digo-lhe que aproveite, porque é uma experiência inigualável", garantiu Danilo, de 27 anos.
Além de conhecer bem o Real Madrid, o lateral também está a par da qualidade de Éder Militão. "Estive com ele na seleção e vi que é um jogador com potencial", atirou. Acrescentámos: também a lateral-direito? "Sem dúvida. Tem poderio físico, boa técnica e pode crescer muito no futebol mundial", respondeu o… defesa-direito. Militão tem sido mais utilizado por Sérgio Conceição como central, mas em 8 dos 32 jogos oficiais que fez esta época também passou pelo corredor.
A opinião de Danilo sobre Militão não se baseia apenas nas duas vezes em que coincidiram na seleção brasileira, ambas em outubro do ano passado, nos jogos particulares com Arábia Saudita e Argentina. "Vejo todos os jogos do FC Porto e ainda falo com o Herrera de vez em quando. Já mudaram muitos jogadores desde o tempo em que estive no clube, mas com Herrera ainda mantenho o contacto", contou Danilo.

Bruno Lage passou a ficar blindado por uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, em consequência da renovação de contrato com o Benfica. Este é o valor mais alto de sempre em Portugal no que a treinadores diz respeito.
Como se lê no comunicado enviado ontem pela SAD encarnada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o treinador mantém a duração do vínculo que assinara no início da temporada, quando regressou ao Benfica para assumir a liderança da equipa B: 30 de junho de 2023. Na prática, a renovação traduz-se numa melhoria substancial das condições salariais (cerca de 500 mil euros anuais) e na introdução do tal valor da cláusula de rescisão.
O montante agora acordado supera os 18 milhões de euros com que o FC Porto blindou Vítor Pereira, que rendeu André Villas-Boas em 2011/12 e se sagrou bicampeão. De resto, o seu antecessor no banco azul e branco já tinha ficado para trás: 15 milhões.
No patamar de Villa-Boas, encontra-se Sérgio Conceição, no FC Porto, e estiveram Leonardo Jardim e Rui Vitória, no Sporting e no Benfica, respetivamente. Continuando nos mais mediáticos, Jorge Jesus chegou aos 7 milhões de euros quando renovou (e viu o salário duplicar) pelo Benfica, em maio de 2010, mas recusou fixar qualquer valor rescisório quando se mudou para Alvalade.
O vínculo de Bruno Lage ao Benfica é o mais longo de um treinador na era Vieira. No início da época, o técnico assinou por cinco anos, ou seja, até 30 de junho de 2023. A duração mantém-se nesta revisão salarial. Só para exemplificar com os dois treinadores anteriores, Jorge Jesus assinou em 2009 por dois anos. Ao fim da primeira época, com uma por cumprir, acrescentou mais dois anos (2013). Quando este contrato chegou ao fim, comprometeu-se por mais dois anos. Em 2015, Rui Vitória começou por assinar por três temporadas (até 2018). Renovou em 2017, acrescentando dois anos (2020).

Fredy Montero vai representar o Vancouver Whitecaps, após ter rescindido o seu contrato com o Sporting. No momento da despedida já no aeroporto de Lisboa, o avançado colombiano revelou como foi “difícil” sair de um clube que ama e deixou sublinhado que estará “sempre disponível para o Sporting."
“Sabe-se que os jogadores que estão na MLS, quando acabam a época, jogam dois, três ou quatro meses em equipas europeias. Por isso, essa hipótese estará sempre em aberto. Para além do Sporting, adoro Lisboa e Portugal. Parto com muito boas recordações", disse Montero, em declarações reproduzidas pelo jornal Record.
"Quando regressei ao Sporting não era segredo que não vinha com o rótulo de titular, mas quando o Bas Dost não estava disponível dei sempre o meu máximo para ajudar a equipa. Depois, com a lesão que sofri na Liga Europa, a história mudou um pouco e não tive a oportunidade de jogar muito com o novo treinador", referiu, dizendo ainda que o Vancouver Whitecaps lhe proporcionou uma grande oportunidade numa altura em que o seu futuro estava em equação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...