19 setembro 2018

“Comprar ’hacker’ não é ato criminoso”; Toupeira do Benfica fica com pulseira electrónica

O juiz do processo e-Toupeira decidiu alterar a medida de coação imposta a José Augusto Silva, um dos arguidos, que deverá deixar a cadeia onde se encontrava em prisão preventiva ainda esta quarta-feira, passando a utilizar pulseira eletrónica, avança o JN.
O tribunal terá tomado a decisão depois de o Ministério Público ter dado como encerrada a investigação, proferindo a acusação no início deste mês.
No âmbito do mesmo processo, Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica, a SAD do clube da Luz e outro funcionário judicial, Júlio Loureiro, estão acusados dos crimes de corrupção, crimes informáticos e peculato.

O alegado autor do roubou de correspondência privada do Benfica ainda não foi detido pelas autoridades e está longe de ser pacífico o entendimento jurídico em relação ao tipo de crime que está em causa, uma vez que isso irá determinar depois se quem pagou pelos conteúdos será punido ou não.
A recente lei da cibercriminalidade faz uma distinção clara sobre acesso ilegítimo e burla informática e tudo vai depender do crime que for imputado ao pirata informático, uma vez que se for apenas acusado de acesso ilegítimo, quem pagou pelos e-mails não será punido.
"O crime de recetação, que teria sido cometido por quem acedeu a algo roubado, exige que o crime que lhe esteja na origem seja contra o património. Mas não é o caso e assim sendo não há qualquer crime de recetação. Comprar a hacker não é crime", afirmou o penalista Rui Pereira ao Correio da Manhã, garantindo que uma diferente interpretação "violaria o princípio da legalidade penal".
Já a moldura penal nos dois crimes também é diferente. Se o responsável pelo roubo de correspondência do Benfica for apenas indiciado por acesso ilegítimo a pena máxima é de cinco anos, enquanto que a moldura penal para o caso de burla informática é de oito anos desde que o Ministério Público entenda que o prejuízo, para o Benfica, foi "manifestadamente elevado".
Outro aspecto que irá diferenciar o acesso ilegítimo e a burla informática vai para a aplicação de prisão preventiva do suspeito em caso de burla informática.

12 comentários:

  1. Ladrão é quem rouba e quem fica à porta

    ResponderEliminar
  2. Comprar e guardar em casa não é crime. Não é preciso ser advogado para perceber isso.
    Crime é divulgar informação sigilosa ou segredos industriais de rivais. Há países em que esse tipo de crime leva à insolvência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Portugal ficaria muito melhor com a insolvência de Porto e Spitting.

      Eliminar
    2. Não te cuspas todo toupeirinha...
      Ainda escorregas, cais e dizes que foi alguém que te cuspiu...
      Tic-tac, Tic-tac, Tic-tac...

      Eliminar
  3. Ladrão que rouba ladrão, cem anos de perdão!

    ResponderEliminar
  4. Então quer dizer um hacker penetra num sistema de um clube, rouba toda a informação, publica parte (inclusive dados clínicos dos atletas, que são património do clube), venda informações a terceiros que por acaso são adversários e já confessaram terem muitos dados, publicam ou ajudam a publicar informação como contratos publicitários (Emirates por exemplo) e o palerma do rui pereira acha que é apenas "acesso ilegítimo"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exacto...tal como a corrupcao que se encontra nos emails, ha que penalizar.

      Eliminar
  5. Penálti fantasma do FC Porto em destaque na imprensa internacional (vídeo)
    Liga dos Campeões 18-09-2018 23:12
    Por
    Redação

    O jornal AS analisou a exibição de Gil Manzano no Schalke-FC Porto e considera que o árbitro espanhol assinalou um «penálti fantasma» a favor dos dragões, que permitiu à equipa portuguesa sair da Alemanha com o empate (1-1).



    «Gil Manzano fez esta quarta-feira um favor aos que defendem a implementação ao vídeo-árbitro na Liga dos Campeões. No jogo entre Schalke e FC Porto, o árbitro espanhol assinalou um penálti inexistente contra os alemães ao minuto 73, quando os portugueses perdiam por 0-1», lê-se na edição digital daquele jornal madrileno.

    ResponderEliminar
  6. Mais vale estar calado e passar por estúpido, do que abrir a boca e tirar as dúvidas.
    Estes comentadeiros, sabichões, que sabem tudo sem estarem em posse de bases algumas...podiam pensar neste ditado antes de abrir a bocarra.
    Ha gente que a troco de umas palmadas nas costas (ou no rabo, sabe-se lá. Os Sodomizados Dragays tb pegam de empurrão, segundo se escreve) dizem todo o genero de parvoíce encomendada.
    Valha-nos Deus. Fdx. Que gente.

    ResponderEliminar
  7. O implacável Meirim e o penalti fantasma!

    Nem um ''filho da puta lampião'' ou sequer um "vai roubar o caralho ó toupeira". Nada.
    «Só houve 15 minutos de tempo útil de jogo, que é isto puto? Estás a brincar com o nosso trabalho? Expulsa-me, expulsa-me, expulsa-me se quiseres». Segundo o justiceiro Meirim foi assim, desta forma abichanada, que o treinador do foculporto se dirigiu ao árbitro do foulporto-Chaves, depois de sair furibundo para o túnel - antes da primeira parte acabar - para se colocar de atalaia à espera do árbitro! Eu confesso; quando soube que a besta saíra antes do apito do árbitro lembrei-me logo do brunalgas quando se foi emboscar para escarrar na cara do presidente do Arouca o fumo electrónico que lhe atazanava a faringe. Ainda mais, depois do que vi na época passada, quando o boneco Conceição despejou as entranhas em cima do treinador do Paços de Ferreira! Ontem como hoje e sempre pelos mesmos motivos; por se recusar a abrir as pernas ao clube da fruta e pelo atrevimento de discutir o resultado. Bem andou o CD da liga e o terrível Meirim. 765 euros de multa parecem-me mais do que suficientes para limpar uma inocente mariquice e como o boneco mantém esse currículo de imaculado Conceição...

    Mesmo assim abre-se aqui um precedente perigoso que é demasiado injusto para o bom comprovado bom comportamento do Sérgio. Se o implacável Meirim insistir nessa bizantinice de obrigar Conceição a pagar essa pesada multa de 765 euros por cada jogo que o treinador do foculporto venha a apertar um árbitro no túnel, vai acabar por obrigar o boneco a fazer uns biscates no Calor da Noite, aproveitando o bom feitio e as asas de anjo, ou acabará obrigado a despir-se na CMTV a fazer o papel da exterminadora Joana e da Tânia do arranjo.

    Penalti fantasma! Foi assim que a imprensa internacional viu o mergulho do desajeitado Marega. Quando eu me lembro do ladrão Mallenco, no estádio da Luz na época passada, frente ao CSKA e olho para a actuação deste Manzano em Gelsenkirchen apetece-me fazer um rui santos só de pensar em Mateu Lahoz para o Benfica-Bayern de amanhã! A qualidade da fruta vê-se em todos os pormenores à volta do foculporto. Há anos que os seus sorteios na UEFA são uma fotocópia dos sorteios da liga do rolha. Em Portugal só se dá importância à coisa quando as meninas de enganam e trocam o V pelo B que é como quem diz, o 6 pelo 9, que mesmo repetindo o baralhar das bolinhas - quentes é que elas são boas - acaba sempre com um 69 (penalti) a favor do foculporto.

    Na UEFA já é um dado adquirido que, na fase de grupos, o foculporto calha sempre na liga dos mancos. Ora, dos sorteios quentinhos aos árbitros escolhidos a dedo, vai a mesma distância de um maduro dióspiro a um e-mail corrompido. E o vento sopra sempre a favor do velho carcomido. Bem avisado andava o corrupto quando confessou aos pés-de-microfone só preocupar se para a Veltins-Arena fosse nomeado o árbitro do Chaves! Estava eu nestes considerandos quando fui forçado a ajudar uma velhinha que tinha tropeçado na bengala. Em Gelsenkirchen o Manzano assinalou o terceiro penalti para o foculporto. Mas que grande aborto!

    ResponderEliminar
  8. Tão ladrão é o que rouba como aquele que fica à porta para receber o produto roubado. Aliás, aqui o que rouba, o que fica à porta e o que devassa a correspondência, têm sempre o mesmo distintivo: funcionários e adeptos do clube das putas. Um clube que se tem destacado nas últimas décadas pela marginalidade, pela corrupção e pelo conluio com o crime organizado.

    ResponderEliminar
  9. copiado da net

    "" A bichana da Tâninha é uma toupeira


    Os meandros subterrâneos não impediram o intrépido fotógrafo de serviço do Correio da merda, de se lançar ao caminho e conseguir pela primeira vez mostrar a toupeira da Tâninha. Depois de muita ginástica e contorcionismo, com a câmara a ser habilmente manuseada, este expedito profissional de imagem, com uma larga experiência em fauna e flora deste jaez, lá conseguiu uma dúzia de fotos da bichana em planos arrojados. A foto da capa é um grande plano da dita cuja, muito apelativa, deixando no ar toda a vantagem de ter uma coisa como esta perto de si. Digo-vos, pelo que vejo e leio, que em certas circunstâncias uma toupeira deste calibre dá cá um jeitão dos diabos!
    Até o conceituado naturalista britânico, David Attenborough, já se pronunciou sobre este fenómeno da natureza. Diz ele, do alto da sua cátedra que “bichanas como esta há poucas no mundo e são um mimo, um regalo!”.

    E o mais desconcertante neste admirável mundo animal é esta coabitação entre uma simples toupeira escarafunchosa e felpuda e uma pequena víbora esverdeada, perigosa e altamente venenosa que todos os dias e de todas as formas tenta fincar sem quaisquer tipos de escrúpulos os seus dentes letais no Glorioso.

    Mas um dia a bichana acaba e depois haverá que provar do próprio veneno. Atrás de tempos, tempos vêm, e os Benfiquistas nunca esquecerão os caminhos tortuosos e sujos que esta fauna tem trilhado …tudo em nome do pior jornalismo?!? antibenfiquista que até hoje de fez em Portugal.""




    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...