03 agosto 2018

Porque BdC não foi expulso de sócio; Benedito fala em passivo de 400M€ no Sporting; Alvo do Benfica segue para Itália; Prolongamento na Supertaça dá direito a quarta substituição

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quinta-feira, a permissão para uma quarta substituição na Supertaça Cândido de Oliveira, caso FC Porto e Desportivo das Aves venham a disputar prolongamento.
O organismo esclarece ainda que a mesma regra se aplica em toda a época 2018/19 para a Taça de Portugal, dando assim cumprimento às atuais Leis do Jogo aprovadas pelo International Football Association Board (IFAB), bem como de acordo com todas as normas emanadas pela FIFA.

A imprensa italiana dá conta de uma negociação entre o Milan e Bernard. De acordo com o canal Premium Sport, o jogador brasileiro já fez saber que aceita a proposta dos rossoneri e aguarda apenas a confirmação de Leonardo, diretor desportivo dos italianos, para viajar para Milão.
O extremo de 25 anos está sem clube desde junho, altura em que terminou o vínculo com o Shakhtar Donetsk. Desde então regressou ao Brasil e encontra-se a treinar com o Atlético Mineiro, clube onde despontou para o futebol profissional.
O Benfica esteve em negociações avançadas com o jogador, mas acabou por negar o interesse mais tarde...

João Benedito traçou uma análise resumida às finanças do Sporting, salientando o passivo elevado e apontando o dedo aos que diz terem sido "os grandes magos da gestão". "O clube e SAD têm um passivo de cerca de 400 milhões que está plenamente identificado. Temos de preocupar-nos com o passado, com os grandes magos da gestão que não conseguiram ter a visão desportiva. Se são tão bons na sua área, por que não temos aqui um sucesso desportivo? O passado, a gestão, os cabelos brancos, como dizem, são 400 milhões de euros. É muito. As VMOCs 130, os financiamentos cerca de 120, e fornecedores e outras dívidas, 170. Nas VMOCs houve uma aproximação à banca para recuperar este valor por 30 por cento: excelente. As garantias eram dadas por receitas de Champions e vendas de jogadores. O que é que o clima de instabilidade ditou? O afastamento da Champions e este problema com os ativos. Mas estou convicto de que vamos conseguir retomar este dossiê", frisou à Sport TV.
"Nos financiamentos temos uma dívida bancária que ronda os 55 milhões, com descoberto bancário. Aos que se juntam 30 milhões do empréstimo que passou para novembro. Depois 170 milhões que são dívidas a fornecedores, dívidas ao Estado, que com um plano de credibilidade, ninguém nos vai negar uma restruturação", concluiu o candidato à presidência dos leões.

A Comissão de Fiscalização (CF) do Sporting justificou, esta quinta-feira, os motivos que a levaram a suspender Bruno de Carvalho por um período de um ano e Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Luís Gestas e Alexandre Godinho - também membros do Conselho Diretivo destituído - por 10 meses. Em comunicado, a CF refere que o antigo presidente foi "inegavelmente o principal artífice e responsável da situação grave e antiestatutária criada", o que levou à pena aplicada. Em causa a "oposição continuada e acirrada à realização da Assembleia Geral de dia 23 de junho", assim como a criação de "órgãos não estatutários com os quais tentaram iludir os sócios".
De resto, a CF sublinha que tendo "legitimidade" para expulsar de sócio Bruno de Carvalho, "e havendo matéria suficiente para o fazer, não quis deixar de considerar atenuantes e de respeitar o passado do clube".
Relativamente a Luís Roque, membro da antiga direção que teve apenas uma "repreensão registada", a CF explica a decisão com o facto de este ter "conseguido provar a sua ausência das reuniões onde estes atos mais graves foram decididos, embora não provasse a sua oposição ativa aos mesmos."
Os ex-dirigentes punidos poderão agora apresentar recurso para a Assembleia Geral.
Aquele órgão adiantou ainda que "estão eem curso estão mais processos nesta CF, nomeadamente contra elementos que aceitaram pertencer a órgãos não estatutários, bem como outros requerimentos de sócios que visam o comportamento dos mesmos visados e, nomeadamente do ex-presidente Bruno de Carvalho, durante e nos dias posteriores à Assembleia Geral."

Comunicado da Comissão de Fiscalização do Sporting Clube de Portugal

"A Comissão de Fiscalização do Sporting Clube de Portugal encerrou esta madrugada o primeiro processo que lhe foi legalmente remetido por sócios do SCP contra os membros do Conselho Diretivo que se encontravam em funções - Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Luís Roque, Luís Gestas e Alexandre Godinho.

A suspensão preventiva e interdição de entrada nas instalações, decretada a 8 de junho, tinha em conta a gravidade dos factos apontados. Recorde-se que, entre estes, se destacava a oposição continuada e acirrada à realização da Assembleia Geral de dia 23 de Junho passado, legalmente convocada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e que tinha entre os pontos da Ordem de Trabalhos a possibilidade de destituição do mesmo Conselho Diretivo. Esta AG apenas se realizou depois de intervenção judicial e dela resultou o afastamento, por 71% dos votos a favor, deste Conselho Diretivo.

Estatutariamente foram convocadas eleições para dia 8 de setembro, com o prazo de entrega de listas até 8 de agosto. A mera descrição cronológica faz, pois, cair por terra as insinuações de que a suspensão visava apenas impedir alguns candidatos de apresentarem as suas listas. Quando foram suspensos não havia no horizonte qualquer eleição e esta Comissão estava impedida de entrar nas instalações do Sporting Clube de Portugal. Ao contrário, os ora visados não se coibiram de desrespeitar a interdição de o fazerem e de anunciarem que jamais teria lugar a AG de 23. Acresce que criaram – e este é outro dos pontos graves da acusação – órgãos não estatutários com os quais tentaram iludir os sócios. Convocaram ilegalmente duas Assembleias Gerais e desrespeitaram não só órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, como diversos sócios sobre os quais não pouparam insultos.

Todos estes factos são firmemente condenados pelos Estatutos e pelo Regulamento Disciplinar, que entrou em vigor a 17 de fevereiro passado.

A sanção mais grave prevista no Sporting Clube de Portugal é a expulsão de sócio. Tendo legitimidade para tomar essa medida, e havendo matéria suficiente para o fazer, não quis esta CF deixar de considerar atenuantes e de respeitar o passado do clube.

A segunda sanção mais grave, à data em que correram os factos (anteriores à AG de 23 de junho) era, pelos estatutos então em vigor, um ano de suspensão.

Por ter sido, inegavelmente o principal artífice e responsável da situação grave e antiestatutária criada, foi esta a pena que o CF aplicou ao ex-presidente Bruno de Carvalho.

A todos os restantes elementos, à exceção de Luís Roque, foi aplicada a pena de 10 meses de suspensão.

Por último, a Luís Roque, que conseguiu provar a sua ausência das reuniões onde estes atos mais graves foram decididos, embora não provasse a sua oposição ativa aos mesmos, aplicou-se a pena de repreensão registada.

Todos os visados poderão apresentar recurso para a Assembleia Geral, nos termos dos Estatutos.

A presente decisão, unanimemente tomada pelos cinco elementos do CF, decorre de inúmeros dias de trabalho voluntário, ouvindo testemunhas, respondendo a requerimentos e esclarecimentos e coligindo um processo que contém mais de 500 páginas de documentos.

Em curso estão mais processos nesta CF, nomeadamente contra elementos que aceitaram pertencer a órgãos não estatutários, bem como outros requerimentos de sócios que visam o comportamento dos mesmos visados e, nomeadamente do ex-presidente Bruno de Carvalho, durante e nos dias posteriores à Assembleia Geral."

13 comentários:

  1. Não foi expulso de sócio mas devia ter sido. O que é verdadeiramente importante é o presente e o futuro do nosso querido clube.

    Hoje acabou o pesadelo. Para grandes males, grandes remédios, diz o povo na sua infinita sabedoria. E esta época de grandes males deve exigir de nós todos, sportinguistas, uma atitude que erradique definitivamente este período das nossas memórias.

    A direção eleita em setembro próximo deve de imediato procurar um entendimento com o Belenenses para a utilização do seu estádio nos nossos jogos em casa. Deve procurar um entendimento que nos permita comprar metade do Estádio do Restelo, que assim passaríamos a utilizar "a meias" com o Belenenses clube (vai disputar os distritais).

    O Estádio Alvalade XXI será então demolido. Os terrenos dar-nos-ão capacidade financeira para recuperar das asneiras que foram acumulando défice e dívidas que nunca poderemos pagar. Tantos são os clubes por esse mundo fora que dividem o mesmo estádio e todos conhecem o exemplo de Milão com o Inter e o AC Milan. Inclusivé até ^cada um deles tem um nome para o mesmo estádio.

    Quanto ao pavilhão, parte-me o coração pelo nome que ostenta, mas também não deve ficar de pé. E um facto que mesmo nos anos que tivemos que jogar em Odivelas ou em Alverca isso nunca nos impediu de ganhar nas modalidades.

    Quanto à academia, deve ser estudada e ponderada a possibilidade de passarmos a utilizar as infraestruturas de Rio Maior, embora aqui reconheça que oexistem acordos com entidades que possívelmente impossibilitam que a deixemos de utilizar.

    A Juve Leo deve terminar de vez.

    Estas ideias têm que estar em cima da mesa. Pelo nosso querido Sporting Clube de Portugal.

    L. - Sócio desde 1961

    ResponderEliminar
  2. O passivo dos sapos era superior aos 600M há 3 anos. Mas isso foi sempre negado pelo Linhas. Por fim, alguém diz a verdade. 400M mais os VMOCS de 130M, mais uns pozinhos e chegamos lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é o passivo das toupeiras?

      Quanto é que ficou a dever ao BES?

      Quanto é que deve aos fornecedores?

      Quanto é que tem de reembolsar dos chamados empréstimos obrigacionistas?


      Soma isso tudo e verás que a soma total é superior aos 600M€


      Não tem sido por acaso que o teu querido orelhas tem andado a viajar para vender todos os jogadores com mercado, mesmo os juniores.

      Eliminar
  3. sapo é a puta da tua mãe

    ResponderEliminar
  4. As seis questões que o Benfica lançou à Liga e à FPF
    Águias fazem apelo a uma semana do arranque da Liga em "defesa da transparência"
    A uma semana do arranque do campeonato nacional, o Benfica deixou seis questões à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e à Liga Portugal "em defesa da transparência". João Varandas Fernandes, vice-presidente das águias lembrou que na temporada passada "se viveu um ambiente asfixiante, de guerrilha permanente com o propósito de condicionar agentes desportivos, em particular a arbitragem", e que "esse estado de coisas tem de acabar".
    Nesse sentido, o dirigente encarnado exigiu resposta a seis perguntas (que pode ler em baixo) por parte destas entidades que gerem o futebol em Portugal. Isto numa conferência em que lançou ainda um apelo a estes órgãos e ao TAD.
    Benfica apela a Liga, FPF e TAD para que revelem preferência clubística dos seus membros

    1) "Qual o ponto da situação em relação à invasão ao centro de treinos de árbitros na Maia? Já passou tempo de mais sem esclarecimentos. O caso parece esquecido sob um manto de silêncio e de opacidade. Mas nós não esquecemos..."

    2) "Qual o ponto da situação sobre as queixas apresentadas por vários árbitros relativamente às ameaças que sofreram eles e suas famílias?"

    3) "Qual a explicação da Liga Portugal para que em 2017/18 não se tenham cumprido os regulamentos na realizado da 2.ª parte do Estoril-FC Porto? Para quem se esqueceu, o jogo foi retomado 37 dias depois e nunca se percebeu esta decisão. A Liga deve dar explicações."

    4) "Como se explica que o relatório de perícia feito pela FPF sobre a divulgação pública de contratos de jogadores do Benfica tenha sido publicado num blogue? O documento nunca foi recebido aqui e por isso é evidente que a fuga não teve origem no Benfica."
    5) "Reconhecendo e assumindo a FPF e a Liga a falta de segurança no sistema de troca de correspondência sobre contratos que circulam entre os seus serviços, por que será que só há fuga de contratos do Benfica? E sempre em blogues associados a outros clubes? No mínimo, é coincidência a mais..."

    6) Como se justifica o silêncio da Liga e FPF diante do crime de acesso indevido a correspondência privada por parte de um clube a outro que é concorrente direto? Já existem decisões de um tribunal do Porto e da ERC sobre a matéria. Este silêncio não se compreende, ainda mais porque há quem queira seguir com estas práticas.."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica apela a Liga, FPF e TAD para que revelem preferência clubística dos seus membros
      'Vice' Varandas Fernandes fala num "contributo para acabar com a falsa propaganda de que o clube controla as instâncias"
      O Benfica lançou um apelo à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Liga Portugal e também Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para que publiquem no seus sites o trajeto profissional dos seus quadros, nomeadamente os clubes por onde passaram e as suas preferências clubísticas, "caso as mesmas existam".
      "Nos últimos anos, como manobra de diversão para disfarçar erros, foram alguns tecendo o mito de que o Benfica dominaria as principais estruturas do futebol português. Convidamos a Liga e a FPF, assim como o TAD, a publicar nas suas páginas todo o percurso profissional dos seus quadros e dirigentes, identificando os clubes onde trabalharam e exerceram funções e assumindo a sua preferência clubística, caso ela exista. Queremos transparência total para escrutínio total. Será um contributo decisivo para acabar com a falsa propaganda de que o Benfica controla as principais instâncias", afirmou o vice-presidente Varandas Fernandes numa conferência de imprensa.

      "Não é por serem órgãos que superintendem o futebol nacional que estarão a cima de qualquer suspeita, bem pelo contrário. Devem ser os primeiros a dar o exemplo", reforçou.

      FICAMOS À ESPERA

      Eliminar
    2. Benfica apela a Liga, FPF e TAD para que revelem preferência clubística dos seus membros
      'Vice' Varandas Fernandes fala num "contributo para acabar com a falsa propaganda de que o clube controla as instâncias"
      O Benfica lançou um apelo à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Liga Portugal e também Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) para que publiquem no seus sites o trajeto profissional dos seus quadros, nomeadamente os clubes por onde passaram e as suas preferências clubísticas, "caso as mesmas existam".
      "Nos últimos anos, como manobra de diversão para disfarçar erros, foram alguns tecendo o mito de que o Benfica dominaria as principais estruturas do futebol português. Convidamos a Liga e a FPF, assim como o TAD, a publicar nas suas páginas todo o percurso profissional dos seus quadros e dirigentes, identificando os clubes onde trabalharam e exerceram funções e assumindo a sua preferência clubística, caso ela exista. Queremos transparência total para escrutínio total. Será um contributo decisivo para acabar com a falsa propaganda de que o Benfica controla as principais instâncias", afirmou o vice-presidente Varandas Fernandes numa conferência de imprensa.

      "Não é por serem órgãos que superintendem o futebol nacional que estarão a cima de qualquer suspeita, bem pelo contrário. Devem ser os primeiros a dar o exemplo", reforçou.

      Eliminar
    3. Às vezes, é necessário olhar um bocadinho mais para o sentir dos adeptos...
      Benfica 2-3 Lyon. Li por aí muita baboseira e escutei demasiada piolheira. Nenhuma competição de pré-temporada me merece analises profundas. Por desconhecimento do metiê, obviamente, por ignorar os objectivos pontuais de quem tem a responsabilidade de programar a época atempadamente, por não fazer puto de ideia do momento físico e da necessidade de utilização de cada jogador, as cargas a que estão ou não sujeitos e/ou que precisam fazer...se há contratos a discutir...e mais um sem numero de acontecimentos que me levam a ter um certo pudor e a não me querer armar ao pingarelho. Outra coisa são as questões que se podem levantar perante factos consumados...

      Eu penso que há jogos e ''jogos''. E nos jogos da pré-época há alguns - como este disputado no Algarve, onde me parece que havia muita responsabilidade acrescida e onde a prioridade - mais do que dar quinze ou trinta minutos a jogadores que previsivelmente pouco ou nada vão calçar durante a época - seria, a meu ver, salvaguardar outras situações. E, às vezes, é necessário olhar um bocadinho mais para o sentir dos adeptos...Que venha de lá esse Fenerbahçe que o que a minha gente quer mesmo é passar à fase de grupos da Champions.

      «Braga despede-se da pré-época goleando (4-0) o Newcastle»...
      Percebem agora porque é que a goleada (0-0) do foculporto aos ingleses do Rafa Benitez não foi nada de tão especial?

      «Quando um gajo está teso até os cães lhe mijam nas pernas» - velho ditado popular!
      Cristina Ferreira questiona Bruno sobre "descontrolo psicológico". A histérica e destrambelhada moçoila não teve quaisquer problemas nas perguntas mais ''desconcertantes'' que fez ao ex-presidente dos sapos..."já procurou um psicólogo?"; "Se os jogadores são família, porque não estava com eles no momento da queixa [após os ataque de Alcochete]"; "Porque disse que ia deixar de ser sócio e adepto do Sporting"; "Sofreu algum tipo de descontrolo emocional?"...

      O nível desta gente continua abaixo de zero. José Maria Ricciardi é ainda mais sapo do que eu julgava possível. As discussões e o bate boca que mantém no Twitter com um outro batráquio (João Quadros) de sabor intragável, desceu ao nível de um qualquer debate da CMTV! Se julgam que o brunalgas era uma poia imaginem-no vestido de queqe e a cheirar a croquete!!! Ao Frederico das Varandas, que já afirmou querer conquistar os quatro campeonatos do Peyroteo, também já o vimos, sem mascaras, no banco de suplentes - engalfinhado com os árbitros - quando ainda não sonhava com a cadeira de sonho. Com o tio Ricciardi (e o "litratícias" zeduardo rapa-tachos) passa por ser o maior candidato a ganhar as eleições. Vamos ter circo garantidamente.

      "Jamais pediria apertões fosse a quem fosse", afirma ex-líder dos sapos ao rascord.
      Cá está uma frase que a Cristina Ferreira jamais lhe conseguirá perdoar...

      À SIC, o brunalgas garante que o «CASHBALL É ALGO QUE DESAPARECEU» e garante que reintegrará André Geraldes no seu protejo futuro; "Estava a fazer um trabalho muito bom, de aprendizagem e crescimento". Duas meias verdades e uma incógnita. Que o Cashball desapareceu da cena mediática é algo que nem a liga do rasteiro rui santos consegue desmentir. Que tenha desaparecido do MP, só o procurador Otávio Ribeiro, do canalhadas da manhã, é que o pode afirmar. Que o bom do André estava a aprender muito, ninguém o pode negar, bastando relembrar o saco (azul) que o moço tinha na SAD dos sapos, carregado até cima com material escolar. Se o projecto dos dois passa pelo Linhó ou pela Carregueira é algo que - lá voltamos ao procurador Otávio do CM - só as autoridades o podem confirmar.

      Eliminar

    4. Hóquei em Patins - Hugo Santos assina pelo clube das putas depois de rescindir o contrato que o ligava ao Benfica. Não sei porquê, quiçá por causa das rodas, ao olhar para a etapa de hoje da volta a Portugal em bicicleta, lembrei-me do W52 Qintanilha, do contrato que já tinha assinado com os sapos...e a forma como lhe meteu os patins, acabando enrolado na cama do velho corrupto! A cruzada de peido da costa pela ética desportiva açambarca todas as modalidades!

      Eliminar
  5. Perguntas incómodas.
    Finalmente!
    Finalmente a direcção do Sport Lisboa e Benfica decidiu falar sobre o nojo em que este futebolzinho tuga está transformado.
    Nem vou discutir se já vem tarde. Mais vale tarde do que nunca.
    Nem vou discutir se deveria ter sido o presidente a falar. Foi o vice que vem logo a seguir na hierarquia.
    Nem vou discutir se deveria ter sido em horário nobre em vez do meio da tarde. Conhecendo esta comunicação social, isso das horas é indiferente. Eles se querem esconder ou manipular fazem-no a qualquer hora.

    O porta-voz desta conferência de imprensa foi o vice presidenet Varandas Fernandes, que depois de uma introdução onde falou sobre a formação, sobre as modalidades (brevemente), etc (podem ver aqui o que foi dito), falou então do imundo futebolzinho em Portugal. E fê-lo deixando uma série de questões altamente pertinentes, que deverão ser incómodas para quem tem a obrigação de responder. A menos que sejam tratadas como perguntas de retórica. Tudo é possível com esta gente!

    "QUESTÕES
    1.ª Qual o ponto de situação das investigações à invasão ao centro de treinos dos árbitros na Maia? Já passou tempo de mais sem os necessários esclarecimentos. Prevalecem as dúvidas e o caso parece esquecido, sob um manto de silêncio e opacidade. Nós não esquecemos.
    2.ª Qual o ponto de situação sobre as queixas apresentadas por vários árbitros em relação às ameaças que sofreram e que também visaram as suas famílias e os seus bens? Também aqui um manto de silêncio cobre o caso.
    3.ª Qual a explicação da Liga Portugal para que na época 2017/2018 não se tenham cumprido os regulamentos na realização da segunda parte do jogo Estoril-Futebol Clube do Porto? Para quem já se esqueceu – porque há quem queira fazer esquecer estas coisas –, o jogo foi retomado 37 dias depois. Nunca se percebeu esta decisão e, para que coisas como esta não se repitam, a Liga deve dar explicações.
    4.ª Como se explica que o relatório de perícia feito pela Federação Portuguesa de Futebol, sobre a recente divulgação pública de contratos de jogadores do Sport Lisboa e Benfica, tenha sido publicado num blogue? O documento nunca foi recebido aqui no clube, pelo que é evidente que não foi no Benfica que a fuga teve origem.
    5.ª Reconhecendo e assumindo a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol a existência de fragilidades e falta de segurança no sistema de troca de

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correspondência sobre contratos que circulam entre os seus serviços, uma pergunta se impõe: porque será que só há fugas para a praça pública de contratos do Benfica, e sempre em blogues reconhecidamente associados a outros clubes? No mínimo, é coincidência a mais...
      6.ª Como se justificam o silêncio e a total inação da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol diante do crime de acesso indevido e divulgação de correspondência privada por parte de um clube em relação a outro, seu concorrente direto nas competições que a Liga e a Federação gerem e regulamentam? Já existem decisões do Tribunal Administrativo do Porto e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre esta matéria. Este silêncio não se compreende e é insustentável, ainda mais quando se percebe que há quem queira prosseguir neste tipo de práticas."

      E agora? Como fingirem que não foram feitas estas perguntas? Já falaram com os amigos jornaleiors para não fazer capas, nem fazerem perguntas sobre estas perguntas? Para tratar com total indiferença? Estou mesmo para ver...

      Agora só espero que isto seja apenas o princípio por parte do SLB na defesa intransigente que se exige. Espero que isto mostre que atitudes patéticas como a do "deixá-los falar", da postura de não responder, do lirismo,etc, tenham definitivamente sido erradicadas do Clube. Espero sinceramente que isto signifique que finalmente todos já perceberam que infelizmente este futebolzinho está transformado numa guerra onde o BENFICA é o alvo a abater.

      Agora que os próximos sejam os jornalistas deste país! Que sejam colocados no seu devido lugar. Que sejam responsabilizados pelo que dizem e fazem. Que não sejam perdoados aqueles que partilham crimes, como os que publicam roubos de correspondência electrónica.

      E que logo a seguir (e por isto é que lá em cima disse que o Varandas Fernandes falou muito brevemente sobre as modalidades) sejam feitas as perguntas devidas sobre o Cashball. Ou é para ficar assim e continuar como se nada se tivesse passado?!?

      A partir deste momento não pode haver volta atrás!
      E o Glorioso SLB sabe que tem as maiores "costas quentes" deste país com a força dos seus verdadeiros adeptos.

      Eliminar
  6. Ainda sou estúpido o suficiente para me perguntar se vocês são ou não facciosos... Alvo do Benfica?!! Já se esqueceram do comunicado oficial?! É só para ser esperto?
    Tiago Lopes

    ResponderEliminar
  7. Muito tempo livre , é o problema do senhor que escreve em cima.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...